Animais que vivem na Índia: conheça 5 espécies

· dezembro 2, 2018

Os animais que vivem na Índia habitam entre as montanhas, rios e desertos do país. Além disso, alguns são considerados símbolos nacionais.

O sétimo maior país do mundo é caracterizado pela sua grande biodiversidade e e por ser densamente habitado.

Neste artigo, vamos nos concentrar em quais animais vivem na Índia, uma nação verdadeiramente fascinante em todos os sentidos.

Quais animais vivem na Índia?

A geografia deste país asiático é composta de montanhas (como o Himalaia), rios (incluindo o famoso Ganges) e até mesmo desertos (o mais importante é o de Thar). 

A Índia é o lar de mais de 7% dos mamíferos de todo o mundo e 12% das aves e peixes. Quais animais vivem lá? Estes são apenas alguns deles:

1. Macaco cauda de leão

O chamado “macaco barbudo” (imagem que abre este artigo) é um primata endêmico do sudoeste da Índia que passa a maior parte do tempo em árvores.

Sua principal característica é uma espécie de “juba” ao redor a cabeça. O resto do corpo é preto e ele tem olhos avermelhados.

O macaco cauda de leão pode medir cerca de 60 centímetros e pesar 10 quilos. Ele se alimenta de frutas, flores e sementes.

Além disso, organiza-se em grupos de até 20 indivíduos com uma estrutura hierárquica rígida, na qual as fêmeas excedem o número de machos.

2. Tigre de Bengala

Essa subespécie de tigre vive em terras indígenas, mas também no Nepal, Tibete, Birmânia, Butão e Bangladesh.

Ele está em perigo de extinção devido à caça e à destruição de seu habitat natural: savanas e florestas tropicais.

animais da Índia: o tigre de Bengala

tigre de Bengala tem uma pele laranja com linhas pretas muito características. Os machos podem medir mais de três metros (com um metro de cauda) e as fêmeas são um pouco menores. No entanto, ambos os sexos têm as mesmas cores.

3. Lobo indiano

Essa subespécie de canino é outro animal que vive na Índia e também pode ser encontrado em áreas áridas do Paquistão, Turquia, Irã, Israel e Arábia Saudita.

É de tamanho médio (um metro de altura e 30 quilos de peso), e seu pelo é curto e denso. Além disso, pode ser encontrado nas cores avermelhadas ou bege.

animais da Índia: lobo indiano

O lobo indiano –  famoso por aparecer em O livro da selva de Rudyard Kipling – não costuma uivar e é caçado por camponeses por se alimentar de gado. Por isso, encontra-se em perigo de extinção.

4. Pavão

Se você pensar sobre os animais vivem na Índia, o pavão é um daqueles que mais vai se destacar.

É a ave nacional e, além disso, uma das mais belas que existem por conta das penas longas e multicoloridas, presentes apenas nos machos.

animais que vivem na Índia: pavão

Quanto às diferenças entre os sexos, os machos são maiores e as penas do corpo podem ser de cores diferentes (azul, verde), enquanto que as fêmeas geralmente são marrons ou pardas, como a prole.

O pavão habita áreas secas, florestas e áreas próximas a lavouras. Além disso, é admirado desde a antiguidade: em torno dele há muitas lendas, mitos e simbolismos.

Alimenta-se de sementes, insetos, plantas, bagas e pequenos répteis.

5. Naja

O último da lista de animais que vivem na Índia é, por sua vez, o réptil nacional. É uma cobra venenosa que tem uma cabeça mais larga que o resto do corpo. 

Pode ultrapassar dois metros de comprimento e sua cor varia de acordo com o local onde vive. Ela prefere as planícies, as selvas e as regiões densamente povoadas.

animais na Índia: Naja

A naja se alimenta de roedores, pequenos pássaros e cobras. Além disso, seu veneno atua paralisando os músculos e, em alguns casos, causa parada cardiorrespiratória.

Na religião hindu, essa espécie é muito respeitada, temida e considerada uma divindade poderosa.