Aprenda a identificar o canto das aves em casa
Escrito e verificado por o biólogo Samuel Sanchez
O canto das aves urbanas sempre fez parte das nossas vidas. No entanto, entre o trânsito e a pressa que temos no dia a dia, muitas vezes ele passa despercebido.
Agora que estamos isolados, olhamos pela janela e, em vez de percebermos apenas o silêncio, descobrimos que as aves continuam nos presenteando com cantos e sons, mesmo que não possamos vê-las.
Atualmente, os sons das aves se tornaram um verdadeiro presente para a nossa mente, pois confirmam que a vida continua. Embora estejamos em um inevitável parêntese nas nossas vidas, a natureza segue o seu curso, e os seres vivos continuam a nos lembrar da nossa sorte de permanecer nesse planeta.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o fascinante mundo do canto das aves. Além disso, vamos dar algumas dicas para que você possa aprender a identificá-las em casa!
A voz dos pássaros
No mundo das aves, o termo “vocalização” se refere a qualquer som emitido por meio do seu órgão especial: a siringe, localizada na traqueia.
O aparelho fonador de alguns pássaros é tão sofisticado que a direção do ar na traqueia pode ser distribuída de forma independente nas duas metades. Por isso, eles conseguem produzir duas notas musicais ao mesmo tempo.
A diferença entre “canto” e “chamado” é arbitrária. No entanto, em termos gerais, entende-se que o canto das aves geralmente é mais longo e mais complexo, enquanto os chamados tendem a ser o oposto, pois têm a função de alertar ou de se comunicar com outros pássaros, de maneira curta e concisa.
O canto das aves geralmente é mais musical e sofisticado em pássaros da ordem dos Passeriformes, tais como o pardal, o pintassilgo e, é claro, o canário.
Esses sons são emitidos principalmente pelos machos e, geralmente, têm a função de chamado sexual. Existem várias hipóteses sobre a origem do canto:
- A principal hipótese é a de que o canto surgiu em resposta à força da seleção sexual. Muitos estudos mostraram que o tipo de canto pode ser correlacionado com a força daquele que o emite. Fatores como duração, tom, notas complexas e ritmo informam as fêmeas sobre a qualidade do macho, mesmo sem vê-lo.
- Outras hipóteses sugerem que o canto pode ser um sinal do estado de saúde do animal.
- Um pássaro doente ou infestado por parasitas gasta grande parte da sua energia combatendo a doença e, portanto, o seu canto será de qualidade inferior e menos dominante.
- Assim, as fêmeas aprendem a evitar esses pretendentes e, portanto, o risco de infecção por contato.
Dicas para identificar o canto das aves
- O primeiro passo é encontrar um local calmo e tranquilo em casa. Se você tiver um jardim interno ou vive em um condomínio, o ideal sempre é concentrar a atenção nas áreas mais afastadas das ruas e das construções humanas.
- Em segundo lugar, você precisa aprender quais são as espécies comuns de acordo com a sua localização e a época do ano. Dependendo da região em que você estiver, incluindo o tipo de região, as aves que nos alegram com o seu canto podem ser diferentes.
- Por fim, mas não menos importante: tenha em mãos uma fonte de armazenamento do canto das espécies para se familiarizar com elas.
- Uma vez que você tenha conseguido associar mentalmente um canto a uma espécie específica, estará pronto para identificá-la de ouvido! Se você tiver a sorte de contar com um binóculos, poderá até mesmo encontrar o rosto do simpático concertista.
A música das aves: uma terapia na janela de casa
Uma das dicas mais recorrentes atualmente é “exercite qualidades que você possa colocar em prática quando o confinamento terminar”. Quando a quarentena chegar ao fim, qualquer passeio no campo, em um parque ou pelas ruas do seu bairro poderá se tornar um fantástico divertimento se você tentar identificar as aves ao seu redor.
Além disso, ficar na janela em momentos de tranquilidade e focar sua atenção nos sons da natureza será um bálsamo relaxante diante de tantas informações e ruídos midiáticos.
Precisamos ter em mente o seguinte: estamos paralisados, mas a natureza continua. Os pássaros cantam e aproveitam as ruas e, antes mesmo que possamos perceber, estaremos novamente junto com eles.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.