Araras: características, alimentação e habitat

· abril 9, 2019
Estas aves de cores diferentes e marcantes são tão inteligentes que foi demonstrado que elas podem memorizar cerca de 30 palavras.

Embora pertençam à família dos papagaios, as araras são animais com características próprias. Convidamos você a conhecer tudo sobre esses pássaros, que também podem ser ótimos animais de estimação.

Características das araras

As araras diferem fisicamente de outros papagaios pois são maiores, com uma cauda excepcionalmente longa. No entanto, é claro que os tamanhos dependem de cada espécie. Ou seja, os menores têm entre 40 e 60 centímetros de comprimento, enquanto os maiores podem chegar até 90 ou 95 centímetros.

Por causa disso, o peso também é muito variado entre as espécies. Em outras palavras, enquanto as espécies maiores pesam mais de um quilo e meio, os espécimes menores geralmente pesam apenas 300 gramas.

A plumagem desses animais mostra um colorido intenso e variado. Apesar disso, as penas do rosto são menos impressionantes. Em geral, as araras têm manchas brancas em volta dos olhos, mas a cor brilhante das suas penas é a característica mais proeminente dessas espécies. As penas costumam ver verdes, vermelhas, amarelas e azuis.

A alimentação das araras

É difícil haver qualquer dimorfismo sexual. Quer dizer, tanto as fêmeas quanto os machos têm plumagens muito semelhantes. Além disso, não é possível caracterizar um sexo por ser maior do que o outro. Entretanto, espécimes mais jovens podem ter penas menores e de cor mais suave. Por sua vez, os adultos alcançam um tamanho e uma plumagem muito semelhantes entre os sexos.

Alimentando as araras

As araras são animais onívoros, que precisam consumir todos os grupos alimentares para terem uma dieta adequada. No entanto, a base da dieta deve ser de frutas e sementes, embora também possam caçar insetos ou vermes.

Em liberdade, as araras procuram as melhores sementes, que partem com a ajuda de seus bicos fortes. Elas também podem caçar e ter um comportamento social que lhes permita compartilhar alimentos. Isso ocorre, especialmente, quando um membro do bando – como as fêmeas que estão incubando ovos – não consegue obter comida sozinho.

No entanto, em cativeiro ou como animais de estimação, as araras não podem se alimentar sozinhas. Portanto, é necessário oferecer um alimento de qualidade adequado às suas espécies. Só assim esses animais terão todos os nutrientes de que necessitam. Além disso, podemos oferecer pedaços de frutas frescas ou vegetais para complementar a alimentação.

Habitat das araras

Frutas secas ou sementes, como girassol e sementes de abóbora, são um grande entretenimento para esses animais inteligentes. Além disso, podemos construir brinquedos premiados para estimular sua inteligência.

Habitat das araras

O habitat natural das araras é o continente americano, especialmente a América do Sul. Além disso, algumas espécies são encontradas na América Central, podendo se estender até o México.

O lugar onde a maioria das araras está concentrada coincide com a bacia amazônica. Ou seja, a fronteira entre a Colômbia e o Panamá e vários territórios do Brasil. Elas também aparecem no Peru, Bolívia e até no Equador.

No entanto, a espécie mais conhecida, a arara-vermelha, se estende da América Central até a Amazônia. Um caso especial é o da arara-verde, pois tem uma distribuição muito irregular. Ela é encontrada no México, em partes da Venezuela e na Argentina. Isso se deve ao fato de que as atividades humanas fragmentaram e isolaram as populações.

Arara como animal de estimação

Como animais de estimação, as araras são aves muito sociáveis ​​e inteligentes. Elas aprendem palavras e são capazes de repeti-las. Podem ter um vocabulário de cerca de 30 palavras, das quais elas sabem o significado e podem usá-las quando precisam.

Aves como animais de estimação

Elas são animais de vida longa; alguns espécimes chegam a viver mais de 50 anos. Por serem animais sociais, costumam viver melhor em duplas, embora tenham uma personalidade forte. Portanto, é preciso sempre ter atenção para evitar brigas. Apesar disso, com carinho e cuidado, ela poderá viver sozinha junto com seus humanos.

Essas aves são animais muito limpos que cuidam de sua própria higiene. Só precisamos disponibilizar uma panela de água morna para que possam tomar banho e se arrumarem quando julgarem necessário. Nunca devemos esfregar ou limpar um pássaro desse tipo, pois podemos danificar suas penas.

As araras estão entre as mais belas aves que existem graças às cores vibrantes de sua plumagem. Elas são animais muito inteligentes e, embora possam viver em liberdade, também se tornam grandes animais de estimação.