As 5 aves que voam mais rápido

· junho 3, 2019
São espécies grandes e cujas batidas de asas lhes permitem alcançar velocidades próprias de carros, até mesmo alto desempenho. Com esta velocidade, caçam suas presas com a máxima eficácia.

Elas alcançam grandes velocidades e têm uma envergadura impressionante; atraem a atenção por sua beleza, cruzando o céu e quebrando vários recordes. Você gostaria de conhecer as 5 aves que voam mais rápido? Então continue lendo este artigo.

Quais são as aves que voam mais rápido?

Elas podem atravessar as nuvens em uma velocidade incrível e algumas mergulham no ar para caçar suas presas.

Outras tiram proveito das correntes de ar para evitar mover muito suas asas oupara planar de um lugar para outro. As aves que voam mais rápido são:

  1. Falcão peregrino

Começamos a lista com essa ave, que não é apenas a mais rápida do mundo na sua classe, mas também no mundo animal: pode chegar a 300 km/h quando mergulha no ar.

falcão peregrino (imagem que abre este artigo) vive em quase todo o mundo e tem quase 20 subespécies.

As fêmeas são maiores que os machos, como acontece com a maioria das aves de rapina Essa é a única diferença visível entre os sexos, já que plumagem é igual em ambos.

Possuem asas pretas-azuladas com cinza, pescoço branco e bico e pernas amarelas. Prefere viver nas montanhas e no litoral, e pode voar longas distâncias durante as migrações de inverno.

  1. Águia real

Também conhecida como águia-real ou caudal, é uma das aves de rapina presente no hemisfério norte e a mais rápida do mundo.

Pode atingir 280 km/h enquanto caça suas presas: ratos, lebres, coelhos, cobras, marmotas e até raposas.

águia real pode ter mais de dois metros de envergadura e pesar cerca de quatro quilos.

Além disso, sua plumagem é castanha escura com uma cabeça dourada, e os ombros e a cauda são brancos. As pernas são cobertas de penas, ao contrário de outras águias.

  1. Andorinhão

O terceiro lugar na lista das aves mais rápidas é compartilhada por uma família inteira: a Apuscujo bater de asas lhes permite viajar entre 170 e 200 km/h. 

Além disso, passam a maior parte de suas vidas no ar, porque se alimentam capturando insetos com seus bicos.

Andorinhão

De todo esse grande grupo, podemos destacar dois membros: o Andorinhão-real e o Andorinhão-mongol.

Ambos são pequenos (medem cerca de 45 centímetros com asas esticadas) e têm pernas curtas, que dificilmente usam, exceto por breves pausas em terra ou em rochas íngremes.

  1. Ógea

É pequena (não mede mais que 35 centímetros) e seu corpo é delgado, já que suas asas terminam em ponta.

Tem plumagem branca com marrom no peito, cinza escuro nas asas e branco e cinza na face. As pernas amarelas, assim como o pequeno bico, chamam muita atenção.

Ógea

A Ógea vive em bosques, florestas, savanas ou taigas e usa ninhos já feitos por outras aves para botar entre dois e quatro ovos por estação.

Tem uma grande capacidade de caçar no ar, quase sempre ao pôr do sol, e de comer em pleno voo. É por isso que atinge velocidades de até 200 km/h.

  1. Merganso-de-poupa

É o único da lista de aves que voam mais rápido que não pertence ao grupo de aves de rapina, uma vez que está incluído em espécies aquáticas, assim como os patos e os gansos.

O Merganso-de-poupa mede cerca de 60 centímetros de comprimento e, embora passe muito tempo na água, quando decola, pode chegar a 130 km/h.

Merganso-de-poupa

Neste caso, existem diferenças entre os sexos em termos de plumagem: os machos têm uma cabeça preta e um corpo cinza com branco; as fêmeas são mais avermelhadas. Porém, em ambos o bico é laranja e as penas secundárias são brancas.