As florestas mais bonitas do mundo

maio 1, 2019
Nestes ecossistemas existe uma grande biodiversidade, embora seja verdade que parte de suas espécies estejam em perigo de extinção.

As florestas estão distribuídas ao redor do mundo. Muitos anos atrás, esses lugares se tornaram atrações turísticas importantes devido a sua beleza natural e sua impressionante biodiversidade. A seguir, analisaremos as florestas mais bonitas do mundo, que recebem milhares de visitantes por ano.

Quais são as florestas mais bonitas do nosso planeta?

A floresta amazônica

Sem dúvida, o primeiro lugar das florestas mais bonitas do mundo deve ser concedido à Amazônia. Esta impressionante floresta tropical atravessa mais de 10 países da América do Sul e se estende por mais de 1.500,000 km². No entanto, mais de 60% de suas florestas e biodiversidade são encontradas no território brasileiro.

Além de ser a floresta mais extensa do mundo, a Amazônia também é reconhecida mundialmente por sua biodiversidade. Atualmente, estima-se que a floresta amazônica possua 400 bilhões de árvores, de cerca de 16.000 espécies diferentes.

Quais são as selvas mais atraentes do mundo?

Em relação à sua fauna, especialistas afirmam que uma em cada 10 espécies conhecidas vive na Amazônia, e muitas delas estão em risco de extinção.

Floresta Nacional de Tongass (Alasca-Estados Unidos)

Localizado no sudeste do Alasca, o Tongass tem uma floresta tropical de quase 70.000 km². Por se tratar de uma região remota, sua biodiversidade é conservada e suas florestas servem de abrigo para muitas espécies em risco de extinção.

Ao longo do Tongass encontramos regiões montanhosas nevadas, extensas florestas, pântanos, terrenos rochosos e uma biodiversidade privilegiada. Devido à sua beleza e ótima infraestrutura para o turismo, a floresta recebe quase um milhão de pessoas todos os anos.

Monteverde (Costa Rica)

Na Costa Rica, destacam-se as chamadas “florestas nebulares” de Monteverde, que formam uma extensa floresta tropical. São ecossistemas muito úmidos, concentrados nas áreas montanhosas do país. Ao contrário do que se pode pensar, as temperaturas internas são relativamente baixas.

Na floresta de Monteverde, encontramos uma flora privilegiada, com mais de 500 espécies de orquídeas. Ao mesmo tempo, a fauna inclui mais de 150 espécies de répteis e anfíbios.

Primorsky Krai (Sibéria-Rússia)

A Sibéria é um dos lugares mais incríveis do nosso planeta. Embora muitos imaginem que seja um “segundo Pólo Norte”, a Sibéria compreende diferentes biomas, incluindo a floresta Primorsky Krai.

Localizada no sudeste do território russo, na fronteira com a China, essa paisagem é quase 80% composta de grandes florestas. Nelas vivem os famosos tigres siberianos e os leopardos Amur, ambos ameaçados de extinção.

Ilha de Vancouver (Canadá)

Muitos de nós nunca associariam a imagem de uma floresta a um país com invernos tão rigorosos quanto o Canadá. No entanto, a Ilha de Vancouver nos surpreende com suas florestas de cedro-amarelo, pinheiro-branco, Tsuga heterophylla, bordo, amieiro-vermelho e abeto de Douglas.

Ilha de Vancouver (Canadá)

Essa floresta subtropical também abriga lobos, pumas, marmotas, ursos negros e até o alce Roosevelt. A região sul é bastante povoada: oferece diferentes opções de turismo e lazer, sem contar os rios, lagos e fiordes que compõem sua bela paisagem.

Montanhas Ocidentais (Índia)

As montanhas ocidentais da Índia compreendem quatro zonas tropicais do norte de Ghatsudoeste da Índia. A floresta tem quase 50.000 km² que se estendem até as Cataratas de Joga, uma importante atração turística do país.

No entanto, apenas 5% de suas florestas foram declaradas como áreas protegidas de acordo com o World Wildlife FundMuitas espécies de sobrevivência ameaçada vivem nelas, como elefantes asiáticos, panteras negras e tigres.

Harapan (Indonésia)

A floresta de Harapan, localizada na ilha de Sumatra, na Indonésia, estende-se por 98.000 hectares. Atualmente, estima-se que mais de 300 espécies de aves encontrem seu habitat neste bioma tropical. Nela encontramos alguns mamíferos em perigo de extinção, como os rinocerontes de Sumatra e os tigres.

Infelizmente, a floresta de Harapan sofreu uma devastação considerável desde os anos 70. Atualmente, o projeto de construção de uma rodovia que atravessa a floresta representa um possível risco para sua biodiversidade.

Montes Apalaches (EUA)

O oitavo lugar na lista de florestas mais bonitas é concedido aos incríveis Montes Apalaches, localizados na parte leste dos Estados Unidos. Esta região quente e úmida é considerada tropical e recebe, na maior parte do tempo, cerca de 1.500 mm de precipitação anual e temperaturas médias.

Em sua fauna encantadora, encontramos espécies muito preciosas, como ursos negros, veados de cauda branca e esquilos. Além disso, esta floresta norte-americana é o habitat de mais de 30 espécies de salamandras.