Benefícios dos pequenos insetos para o jardim
Escrito e verificado por o biotecnólogo Alejandro Rodríguez
Ao fazer a manutenção e cuidar do nosso jardim ou horta, às vezes não levamos em consideração uma série de fatores que podem jogar a nosso favor. Entre eles, estão os pequenos insetos que podem ser muito benéficos, seja por causa do seu papel polinizador ou como protetores contra pragas. Se você quiser saber quais são os tipos de inseto que são seus aliados, não deixe de ler este artigo.
Qual é o papel dos pequenos insetos benéficos?
Primeiramente, como você já deve ter imaginado, é preciso dizer que nem todos os insetos são prejudiciais. Afinal, na natureza, todos os pequenos insetos desempenham um papel biológico. Por isso, é importante identificar quais espécies de insetos são benéficas para o desenvolvimento da nossa área verde particular.
Entre suas funções mais importantes, os pequenos insetos ajudam a polinizar e agem como uma barreira contra predadores ou pragas. Caso o nosso jardim inclua árvores frutíferas ou plantas comestíveis, eles podem até mesmo promover o crescimento e a produção, de certa forma.
Portanto, é importante conhecer o papel benéfico desses pequenos insetos e incentivar, tanto quanto possível, que eles habitem o nosso jardim. Um truque é dispor plantas aromáticas e flores vistosas que chamem a atenção desses insetos, convidando-os a se aproximar.
Se você quiser conhecer os aliados que o seu jardim possui, a seguir, vamos dar alguns detalhes sobre os mais conhecidos.
As abelhas: pequenos insetos muito benéficos
Estamos, quase com toda a certeza, diante dos insetos polinizadores mais importantes do nosso planeta. Infelizmente, as abelhas estão desaparecendo em um ritmo preocupante. Sem dúvida, esse inseto é o principal aliado que devemos ter no nosso jardim.
Uma boa maneira de atrair esses pequenos insetos é ter flores vistosas, tais como azáleas, dedaleiras ou até mesmo lavanda no nosso jardim.
Borboletas
Além de sua beleza, as borboletas também são excelentes insetos polinizadores. Possuindo flores como jasmim e calêndula – entre outras – no nosso jardim, seremos capazes de atrair esses pequenos insetos.
Algumas espécies de borboleta podem até mesmo usar as plantas do seu jardim para botar ovos. As larvas de borboleta são uma boa fonte de alimento para outros insetos benéficos que podem estar no seu jardim.
Joaninhas
Esses insetos simpáticos são um dos mais reconhecíveis. Pertencem à ordem dos Coleoptera, assim como os besouros. Seu corpo é arredondado e apresenta um padrão de cores vivas – vermelho, laranja, amarelo – com manchas pretas sempre aparentes.
Quase não têm predadores e desempenham um dos papéis mais importantes no controle de várias pragas. Grande parte desse mérito se deve ao seu grande apetite, já que elas são capazes de devorar até centenas de exemplares de:
- Ácaros.
- Pulgões.
- Cochonilhas.
- Moscas brancas.
Ao longo da história, as joaninhas foram usadas como o principal método de controle de pragas. Portanto, contar com elas no nosso jardim, sem dúvida, é muito recomendável.
Vespas
À primeira vista, elas certamente não parecem ser convidadas muito agradáveis. Mas, embora sua picada seja desagradável e às vezes perigosa, elas podem ser muito úteis para o nosso jardim. Algumas espécies de vespas podem desempenhar um papel fundamental no controle de pragas, pois se alimentam das larvas de alguns insetos, tais como lagartas e pulgões.
Crisopas
Os crisopídeos pertencem à ordem Neuroptera e geralmente habitam áreas agrícolas ou de abundante vegetação. Sua aparência chama atenção: elas têm o corpo verde, com asas transparentes e olhos dourados ou amarelos.
Embora talvez não pareçam familiares, na verdade, são altamente eficazes contra a temida mosca branca, principalmente a Chrysoperla carnea, conhecida popularmente como crisopa. Além disso, também são capazes de combater lagartas, cochonilhas e outros insetos nocivos.
Além desses exemplos apresentados, existem inúmeros pequenos insetos que podem ser muito úteis. Por isso, se você quiser que o seu jardim fique cheio de vida, é importante conhecer e aprender sobre esses tipos de inseto.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hung, K. L. J., Kingston, J. M., Albrecht, M., Holway, D. A., & Kohn, J. R. (2018). The worldwide importance of honey bees as pollinators in natural habitats. Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, 285(1870), 20172140.
- Barrios, B., Pena, S. R., Salas, A., & Koptur, S. (2016). Butterflies visit more frequently, but bees are better pollinators: the importance of mouthpart dimensions in effective pollen removal and deposition. AoB Plants, 8.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.