Borrelho-de-coleira-interrompida: a ave do ano de 2019
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
Como todos os anos, na Espanha, a ave do ano é escolhida a fim de relembrar a importância desses animais para a vida dos seres humanos. E, em 2019, foi a vez do borrelho-de-coleira-interrompida, escolhido como a Ave do Ano pela sociedade ornitológica espanhola.
Características do borrelho-de-coleira-interrompida
Essa ave aquática pertencente aos Charadriiformes é um animal bastante peculiar. Com apenas 15 centímetros de comprimento, esses espécimes têm uma plumagem bastante específica. As penas da asa são marrom-acinzentado, assim como no topo da cabeça. No entanto, grande parte de sua barriga e cabeça são brancas, com várias faixas negras características.
Esses animais têm um bico preto bastante longo em comparação com aves granívoras ou insetívoras, como os pisco-de-peito-vermelho. Isso ocorre porque, com esse bico, o borrelho-de-coleira-interrompida pode consumir vermes, moluscos, insetos e até pequenos peixes.
A caminhada rápida é característica dessa ave. Tipicamente, ela vai ao mar em busca de pulgas-do-mar que aparecem após o retorno das ondas na praia.
Algo importante no ciclo de vida dessa ave é que ela faz o ninho na areia, entre abril e agosto. Normalmente, o ninho é revestido por conchas e fica longe da área invadida pela maré alta.
Habitat
O turismo de massa é uma das principais ameaças a essa espécie, pois coincide muitas vezes com a época de reprodução das aves. É uma ave que vive ao longo da costa mediterrânea e portuguesa, de modo que a especulação imobiliária nas praias causou estragos em suas populações.
A verdade é que, quando falamos sobre o borrelho-de-coleira-interrompida, estamos nos referindo a uma espécie cosmopolita, que vive do norte da África até a Ásia Central. Algumas de suas populações são compostas por aves migratórias, enquanto outras não, especialmente aquelas que vivem em ilhas.
Ameaças ao borrelho-de-coleira-interrompida
A limpeza mecânica das praias é outro problema para o borrelho-de-coleira-interrompida, pois remove as algas em decomposição, proporcionando um local perfeito para as presas do borrelho-de-coleira-interrompida.
Além disso, esse processo destrói a flora natural e os ninhos dessa ave. Obviamente, suas populações também estão em declínio devido às mudanças climáticas e aos plásticos.
Até os gatos domésticos são uma ameaça para essa espécie, estimada em cerca de 6.000 pares na Espanha e de 25.000 a 40.000 na Europa. O borrelho-de-coleira-interrompida também vive nas áreas do interior da Andaluzia e Castilla La Mancha, onde é ameaçado pelo declínio das zonas úmidas.
Embora não seja considerada uma espécie ameaçada, é vulnerável na Espanha e está em situação de claro perigo na Galícia.
É por isso que a Sociedade Ornitológica Espanhola decidiu dar esse reconhecimento ao borrelho-de-coleira-interrompida, após a votação de seus membros. Reconhecer o valor e a importância dessa ave nos lembra como é importante proteger nossas belas praias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Lessells, C. M. (1984). The mating system of Kentish plovers Charadrius alexandrinus. Ibis, 126(4), 474-483.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.