Você conhece o borrelho-de-coleira-interrompida?

janeiro 22, 2020
O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave aquática que vive na lama de regiões costeiras ou ribeirinhas.

O borrelho-de-coleira-interrompida é uma espécie de ave típica dos ecossistemas marinhos, amplamente difundida ao longo da costa espanhola. Recentemente, ganhou uma enorme visibilidade depois de ser escolhido como o Pássaro do Ano de 2019 em uma votação realizada pelo SEO Birdlife.

A seguir, convidamos você a aprender mais sobre este belo pássaro, sua anatomia, comportamento, alimentação e habitat.

Características físicas do borrelho-de-coleira-interrompida

O borrelho-de-coleira-interrompida é uma espécie de ave pertencente à família dos caradriformes (Charadriiformes). É um pássaro pequeno, que geralmente atinge até 15 centímetros de comprimento na fase adulta, com envergadura de 42 a 45 centímetros.

Uma das características marcantes deste pássaro é que sua cor costuma variar ligeiramente durante o ano. Com a chegada da temporada de reprodução, as suas penas ficam de cor marrom acinzentada, muito mais claras na região dorsal e brancas na parte interna.

Os machos, durante o período de acasalamento, também tendem a apresentar desenhos na cabeça, que destacam a testa e as sobrancelhas brancas. Essa coloração contrasta com o padrão acinzentado do corpo e com as penas pretas da orelha, o que ajuda a chamar a atenção das fêmeas.

Dimorfismo sexual

As fêmeas são bastante semelhantes aos machos, tanto na aparência quanto no tamanho. De fato, machos jovens e não reprodutores são praticamente idênticos às fêmeas, uma vez que o dimorfismo aparece apenas com a maturação sexual.

No entanto, os machos apresentam penas avermelhadas na região do pescoço, ausentes nas fêmeas. Outra diferença importante é que a plumagem do “colar” das fêmeas é marrom escuro, e não preta como nos machos.

Características físicas do borrelho-de-coleira-interrompida

Habitat do borrelho-de-coleira-interrompida

O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave limícolaIsso significa que é uma das aves aquáticas que vive na lama das regiões costeiras ou fluviais. Embora possa se adaptar a diferentes bioclimas, ela se desenvolve de maneira ideal em áreas úmidas.

Particularmente, esta espécie prefere áreas costeiras e praias arenosas, embora também habite salinas, lagoas e pântanos. Durante o período de nidificação, constrói seus ninhos principalmente no cordão das dunas das praias e costas arenosas.

A distribuição da sua população é praticamente cosmopolita: América do Norte e do Sul, Ásia, Europa e África. No continente europeu, concentra-se nas regiões costeiras do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Distribuição do borrelho-de-coleira-interrompida na Espanha

Na Península Ibérica, o borrelho-de-coleira-interrompida habita principalmente a costa do Mediterrâneo e a costa atlântica da Andaluzia. Também podemos encontrar esta espécie em algumas partes da costa galega, La Mancha, Balares e Canarias, e até no interior da Andaluzia.

Hábitos migratórios

O borrelho-de-coleira-interrompida é uma espécie de ave parcialmente migratória. Enquanto parte da sua população permanece nas áreas de nidificação, outra parte faz viagens migratórias não muito longas.

Na Espanha, por exemplo, você pode ver a presença desse pássaro proveniente da Europa Central e Ocidental durante o inverno. Também é possível ver as aves que vivem permanentemente na costa ibérica, sem adotar hábitos nômades.

Hábitos migratórios do borrelho-de-coleira-interrompida

Alimentação

É uma ave de alimentação principalmente carnívora, cuja dieta varia de acordo com o habitat e a disponibilidade de alimentos em cada época do ano. Os borrelhos-de-coleira-interrompida que vivem nas praias e nas áreas de água salgada consomem crustáceos, insetos marinhos, moluscos, vermes e alguns invertebrados.

As espécies que habitam o interior se alimentam principalmente de insetos e larvas. Para caçar, os borrelhos-de-coleira-interrompida usam principalmente a sua velocidade e visão nítida para capturar facilmente as suas presas.

Por que o borrelho-de-coleira-interrompida foi escolhido como a Ave do Ano de 2019?

Não há dúvida de que o borrelho-de-coleira-interrompida é um pássaro emblemático das regiões costeiras de quase todos os continentes. Mas há outra razão crucial pela qual ele ganhou tantos votos para o prêmio de o Ave do Ano de 2019.

Apesar da amplitude da sua distribuição global, a espécie está no Livro Vermelho de Aves da Espanha. Ele aparece na classificação de ‘status de vulnerabilidade’.

A votação realizada anualmente pela SEO Birdlife tenta aumentar a conscientização sobre as aves em extinção. Por esse motivo, parece lógico destacar a diminuição radical do borrelho-de-coleira-interrompida na Península Ibérica.  

Atualmente, estima-se que a sua população tenha caído 70% apenas na última década. Dessa maneira, mais de 35% dos votos recebidos para o borrelho-de-coleira-interrompida seriam uma maneira de torná-lo mais visível e pressionar politicamente a adoção de medidas efetivas.

O objetivo é a conservação do seu habitat e natureza como um todo.