São Bernardo: cuidados e características do gigante mais amado

maio 4, 2019
Nós o conhecemos através de filmes como “Beethoven” e pela sua história como cão de resgate. Hoje, mergulharemos um pouco mais na vida e nas características do cão São Bernardo, uma verdadeira joia no mundo dos animais de estimação.

Nós o conhecemos através de filmes como “Beethoven” e pela sua história como cão de resgate por excelência. Hoje nós mergulharemos um pouco mais na vida e nas características do cão São Bernardo, uma verdadeira joia no mundo dos animais de estimação.

A fascinante história do cão São Bernardo

O São Bernardo, também chamado St. Bernhardshund ou Bernhardiner em alemão, é um cão tropeiro originários dos Alpes suíços, especificamente da passagem da montanha do Grande Monte St. Bernhard, a 2.469 metros acima do nível do mar.

Fala-se sobre esta espécie desde 1695. Seu principal papel ao longo da história tem sido o de ser tanto cão de escolta quanto cão de salvamento para os viajantes perdidos nos cantos mais inóspitos das montanhas.

Os soldados de Napoleão Bonaparte ganharam sua fama de cão de resgate por volta do ano 1800, e sua popularidade não parou de crescer depois disso. Em 1867, Heinrich Schumacher de Holligen começou a documentar a trajetória genealógica dessa espécie e, em 1884, o Livro de Registros Genealógicos Caninos foi aberto.

O clube suíço do cão São Bernardo foi fundado em 1884 em Basileia. A raça foi oficialmente reconhecida como suíça em 1887 e, a partir desse momento, tornou-se o cão nacional suíço.

A fascinante história do cachorro São Bernardo

Características e morfologia

A Federação Cinológica Internacional classifica esta raça no grupo 2 (cães do tipo Pinscher e Schnauzer, Molossians e cães da montanha e cães de boiada suíços). Existem duas variedades de cachorro São Bernardo:

  • Variedade de pelo curto
  • Variedade de pelo longo

Ambos mantêm o grande tamanho característico desta raça. Sua aparência imponente e musculosa contrasta com sua personalidade afável. Como animal de estimação, ele será calmo e alegre, embora também fique vigilante para proteger seus entes queridos. Não costuma latir muito, mas tende a babar.

Quanto às proporções, a altura medida a partir da cernelha é de no mínimo 70 centímetros nos machos e 65 centímetros nas fêmeas. O máximo em machos é 90 centímetros e em fêmeas 80 centímetros. Já o peso varia entre 55 e 90 quilos.

A cor base é branca com manchas vermelhas claras ou escuras. Um sombreamento preto também pode ser encontrado no corpo. As manchas que são consideradas obrigatórias de acordo com o padrão da raça são as brancas no peito, nos pés, na ponta do rabo, ​​na faixa no focinho, na estrela e no pescoço.

Características e morfologia do são bernardo

Exercícios e cuidados com o cão São Bernardo

Essa raça de grande porte deve começar a treinar cuidadosamente desde a mais tenra idade. Nos filhotes, deve-se tomar cuidado para não forçar seu esqueleto: seus ossos devem estar completamente formados antes de submetê-los a exercícios intensos.

Uma vez que eles são adultos, esta raça requer uma grande quantidade de exercício diário para se manter em forma. Dada a sua grande inteligência, juntamente com o seu grande tamanho, é importante que sejam adestrados desde pequenos para que aprendam a obedecer o seu dono.

Com seu tamanho grande, no entanto, vêm os problemas ligados a este tipo de raça: o São Bernardo está propenso a sofrer de: