Características do cão lobo checoslovaco

· abril 19, 2019
O cão lobo checoslovaco é fruto do cruzamento entre pastores alemães e lobos selvagens, por isso sua personalidade é algo que deve ser muito bem considerado se você pretende adotar um cão desta raça.

É uma raça relativamente nova de cães, uma vez que os primeiros exemplares nasceram em meados dos anos 50. Neste artigo, vamos compartilhar as principais características do cão lobo checoslovaco, uma raça que descende do pastor alemão.

Cão lobo checoslovaco: origens

Não é necessário voltar muitos séculos atrás para falar sobre a história do cão lobo checoslovaco. A linhagem original remonta a 1955 na antiga Checoslováquia, quando exemplares de pastor alemão foram cruzados com lobos europeus.

Uma teoria afirma que a ideia de desenvolver a raça veio dos militares checos, que queriam defender suas fronteiras a todo custo durante a Guerra Fria. Essa obsessão ou ‘paranoia’ da época teria sido o pontapé inicial para que fizessem o cruzamento entre um cachorro e um lobo.

O objetivo era criar um híbrido que combinasse, por um lado, as características dos cães pastores (treinamento, mentalidade e temperamento) e, por outro lado, os melhores aspectos dos lobos (resistência, constituição física e força).

O resultado dessa combinação foi um cão cuja aparência é semelhante à do lobo dos Cárpatos. Os experimentos foram mantidos por 10 anos e, em 1965, a nova raça se tornou conhecida. O cão lobo checoslovaco foi oficialmente reconhecido em 1999 pela Federação Cinológica Internacional, embora antes já tivesse sido nomeado cão nacional do seu país de origem.

Cão lobo checoslovaco: origens

Características

Com uma aparência muito semelhante à do lobo, este cão tem um corpo alto e forte, quase ‘quadrado’ na aparência e com pernas alongadas.

As patas traseiras são mais robustas do que as dianteiras. Os machos adultos podem pesar cerca de 25 kg e medir cerca de 65 centímetros na altura da cernelha. As fêmeas são um pouco menores (20 quilos e 60 centímetros).

A cabeça do cão lobo checoslovaco tem uma cunha truncada, como a de todos os cães lupóides, o que lhe confere uma aparência muito lupina. Os olhos são pequenos, assim como o nariz e as orelhas são triangulares, curtos e eretos. O rabo é de alta inserção e, quando corre, ele o curva em forma de foice.

Outra característica deste cão que nos lembra seus ancestrais selvagens é a pelagem, que muda de acordo com a época do ano.

No inverno, ele tem um pelo muito denso de duas camadas que o cobre completamente, incluindo os genitais. No verão, depois da muda correspondente, ele fica com o pelo mais fino. Nos meses frios a cor é mais clara, e nos meses mais quentes, mais acinzentada.

Comportamento

Embora tenha sido pensado para conviver com as pessoas, devemos ter em mente que o cão lobo checoslovaco não é semelhante às outras raças domésticas. Por exemplo, ele não é compatível com a vida urbana e às vezes não se dá bem com outros cães.

Comportamento do cão lobo checoslovaco

Vale a pena notar que a socialização – com animais ou pessoas – do cão lobo checoslovaco é um pouco complicada devido à sua natureza impulsiva e intensa. Para que se alcance os efeitos desejados, ele deve ser apresentado a outros cães desde muito filhote.

O cão lobo checoslovaco precisa de espaço ao ar livre para correr, por isso é recomendado para aqueles que vivem no campo, em uma fazenda ou nas montanhas. Além disso, não é um cão para iniciantes; preferencialmente, deve ser adotado por pessoas muito bem informadas sobre a educação canina.

O lado selvagem ou primitivo dos lobos não é visto apenas na aparência do cão, mas também no seu temperamento e comportamento. Podemos perceber essa diferença até mesmo em sua biologia, já que as fêmeas só têm um cio por ano (as outras raças costumam ter dois).

O cão lobo checoslovaco é muito ativo, extremamente curioso e corajoso, mas ao mesmo tempo é um pouco desconfiado com quem não está acostumado, e não irá hesitar nem um segundo antes de atacar se for necessário.

Uma vez que ele chega em uma família, será completamente leal a ela. Para isso, ele deve se sentir parte da matilha e ter um líder dominante, como acontece com seus parentes, os lobos.

Se você quiser ter um cão lobo checoslovaco, recomendamos que você primeiro aprenda bem sobre suas características e então se informe sobre como cuidar dele e treiná-lo. Além disso, você deve ter espaço suficiente para que ele possa andar à vontade.

Morell, V. (2015). Del lobo al perro. Investigación y Ciencia.