Características do veado vermelho

junho 2, 2019
Conheça todas as características desta espécie de veado. Um espécime magnífico que vive principalmente na Europa.

Os veados não são animais com os quais estamos muito familiarizados, mas há muitas espécies diferentes que vale a pena conhecer. Uma delas é o veado vermelho, um animal majestoso e único, com características surpreendentes. Hoje, contaremos tudo sobre ele.

O veado vermelho

Seu nome mais comum é veado europeu, porque tem uma grande parte do seu habitat neste continente, embora tenha muitas subespécies espalhadas por todo o mundo. Seu nome vem da cor avermelhada de sua pelagem quando a temporada de verão se inicia.

Características do veado vermelho

O veado vermelho apresenta dimorfismo sexual, já que os machos são maiores do que as fêmeas e podem pesar o dobro delas. Enquanto um macho pode atingir dois metros e meio de comprimento e pesar até 240 quilos, as fêmeas raramente chegam a dois metros e 170 quilos.

Veados vermelhos na floresta

Sua altura vai de 95 centímetros a 130. Sua maior força, sem dúvida, está nos músculos das patas traseiras, que lhes permitem ficar de pé apoiando-se nelas. Este é um gesto dominante que intimida outros veados a fim de fazê-los ver que estão em seu território, ou pode ser um gesto inocente para procurar comida.

Que outro aspecto podemos destacar do veado vermelho? Seus chifres, que são proeminentes e podem atingir até 1,15 metros de altura e pesar até cinco quilos. Quanto maiores forem, maior a idade do veado.

Há também uma diferença marcante entre as dimensões dos chifres dos machos e das fêmeas. Uma curiosidade desta parte do corpo do veado vermelho é que eles crescem rapidamente, tanto que, em um dia, podem aumentar 2,5 centímetros.

Acredita-se que este seja um mecanismo de defesa contra o calor, ou que talvez seja apenas causado pelo efeito do sol sobre eles. Existem áreas nas quais isso varia, como a parte interna das extremidades, a virilha, o rosto e o pescoço, onde é possível ver branco e cinza.

Habitat

Como dissemos antes, embora a maior concentração seja encontrada na Europa, porque é o lugar onde se originou, existem várias subespécies que se estendem por todo o planeta, em lugares como a Ásia Central ou o Norte da África.

Alguns espécimes também são vistos nas Ilhas Britânicas, na Sardenha e na América, como no oeste dos Estados Unidos e no sul do Canadá.

Do outro lado do planeta são vistos na China, Bulgária, Turquia, Alemanha, Áustria, Noruega, Ucrânia, Paquistão e Polônia. Acredita-se que tenha vivido também no México, no Líbano e na Albânia, mas já está extinto nessas localidades.

Veado europeu

Houve também uma introdução desta espécie na Argentina, Portugal, Austrália e Nova Zelândia, onde hoje ainda podemos ver alguns exemplares.

No que diz respeito às paisagens em que vivem, há prados, florestas, pastagens e áreas montanhosas. Demonstra uma grande capacidade de adaptação a terrenos elevados até 2500 metros.

Neles eles podem encontrar o que precisam para viver, pois trata-se de um animal herbívoro ruminanteErvas, juncos e alguns tipos de vegetação lenhosa fazem parte de sua dieta.

Comportamento do veado vermelho

É uma espécie sociável e, embora não vivam em rebanhos, eles se relacionam uns com os outros diariamente. Às vezes eles fazem grupos de mais de 400, o que cria uma defesa impenetrável para seus predadores.

Embora possa haver grupos mistos, às vezes pode haver várias fêmeas com apenas um macho, formando uma espécie de harém.

Ele não é agressivo, mas gentil e calmo e se relaciona pacificamente com outros animais, embora seja territorial e ataque se achar necessário.

É considerado o veado mais barulhento do mundo, emitindo todo tipo de grunhidos e rugidos. O que você achou de saber mais sobre o veado vermelho?

  1. Skog A, Zachos FE, Rueness EK, Feulner PGD, Mysterud A, Langvatn R, et al. Phylogeography of red deer (Cervus elaphus) in Europe. J Biogeogr. 2009;
  2. Li C, Suttie JM, Clark DE. Morphological observation of antler regeneration in red deer (Cervus elaphus). J Morphol. 2004;