5 diferenças entre patos e gansos

À primeira vista, patos e gansos parecem pertencer aos mesmos táxons. No entanto, existem várias características curiosas que permitem diferenciar entre uns e outros.
5 diferenças entre patos e gansos

Última atualização: 28 Maio, 2021

Historicamente, patos e gansos têm sido usados pelo ser humano para a caça. Embora ambos sejam aves que à primeira vista parecem muito semelhantes, a verdade é que existem diferenças entre patos e gansos, as quais variam desde os longos pescoços dos gansos ao comportamento característico dos patos.

Ambos os táxons habitam todos os continentes – exceto a Antártica – e suas patas são bem espaçadas, então eles caminham de maneira desajeitada, mas nadam com agilidade. Sua plumagem é impermeável, graças a um óleo gerado por uma glândula, que o lhes permite boiar. Apesar dessas semelhanças, existem muitas diferenças entre patos e gansos.

1. Nomenclatura

Embora patos e gansos pertençam à família Anatidae, ambos os grupos pertencem a diferentes subfamílias. Os patos fazem parte da subfamília Anatinae, enquanto os gansos pertencem à subfamília Anserinae.

2. Mudanças de plumagem

Outra diferença entre patos e gansos é o número de vezes que eles mudam a plumagem. Enquanto os patos fazem duas mudas por ano no inverno e na primavera, os gansos perdem as penas apenas uma vez por ano. Por outro lado, os patos apresentam um dimorfismo sexual na pele, uma característica que falta aos gansos.

Um pato colorido.

3. Comportamento e reprodução

Os patos são aves muito sociais, passando grande parte do dia em busca de comida e se deslocando muito bem na água. Como nadam tão bem, os patos apresentam alguns problemas em terra, pois têm um andar muito lento. Eles vivem em grupos e dormem à noite, na companhia de outros indivíduos. Por outro lado, estabelecem pares anuais ou temporários todos os anos.

Diferentemente, os gansos têm a vantagem de poderem mergulhar. Habitam lagos, rios e represas, embora às vezes possam ser encontrados em pântanos e praias arenosas. Eles têm um voo muito enérgico e poderoso e diferem dos patos por estabelecerem vínculos com seus parceiros para a vida toda.

4. O cuidado dos filhotes

Além da área reprodutiva, outra diferença entre patos e gansos é que os gansos cuidam e incubam os filhotes igualmente. Fêmea e macho se revezam para garantir o bem-estar dos filhotes, enquanto no caso dos patos, a fêmea é responsável por cuidar e incubar a prole, já que o pai se ausenta após o acasalamento.

Além disso, essas espécies diferem em cortejo e maturação sexual. Os patos atingem a maturidade sexual ao completar 1 ano de idade e o cortejo é mais elaborado, enquanto os gansos atingem a maturidade sexual aos 2 ou 3 anos e o cortejo é mais simples. Os patos também botam entre 7 e 12 ovos, enquanto os gansos botam de 5 a 8.

5. Patos e gansos domésticos

É importante notar que também existem patos domésticos com características diferentes se comparados aos patos selvagens. O pato doméstico é dócil, pequeno e de pescoço curto, com uma plumagem branca ou amarela. Em contraste, o pato selvagem macho tem plumagem cinza ou marrom e penas verdes brilhantes no pescoço, enquanto a fêmea é branca, marrom e preta.

Os gansos também podem ser selvagens ou domésticos, sendo estes últimos provenientes da Ásia e da Europa Ocidental, que se espalharam por fazendas e lares em todo o mundo. Os gansos selvagens vivem em bandos, em florestas abertas perto de lamaçais – ou em áreas ricas em alimentos.

Outras diferenças entre patos e gansos

Além de tudo o que apresentamos, é importante notar que existem mais diferenças entre patos e gansos. Vamos contar os aspectos mais importantes:

  • Gansos podem fazer ninhos em buracos de árvores.
  • Patos fazem ninhos na grama alta.
  • Gansos têm patas maiores e palmadas.
  • Patos são menores que os gansos.
  • Patos vivem em água doce ou salgada, e consomem pequenos peixes, plantas e insetos.
  • Gansos comem mais plantas do que patos e só consomem insetos ou peixes em casos específicos.
Um grupo de gansos, da subfamília Anserinae.

Como você percebeu, patos e gansos diferem de muitas maneiras que você talvez não soubesse. Não é apenas a composição física e genética que configuram como um fator diferencial, pois o comportamento de ambos os grupos é marcadamente diferente.

Pode interessar a você...
Diferenças entre o avestruz, a ema e a rhea
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Diferenças entre o avestruz, a ema e a rhea

É possível que você já tenha visto o que achava ser um avestruz, mas logo alguém lhe corrigiu dizendo que era outra ave. Confira as diferenças entr...