Cinco razões para escolher um gato vira-lata

· maio 18, 2018
Além de serem originais ou de desfrutarem de boa saúde, adotar um felino sem pedigree (muitas vezes, abandonado) é uma boa ação que ajuda a desencorajar a ação de criadores ilegais que abusam e falsificam as raças.

Sejam comuns ou de raça, os bichanos tendem a se destacar pela graça, curiosidade, inteligência, agilidade, higiene e, com certeza, por seu ar enigmático. Porém, nós do blog Meus animais queremos destacar as razões para escolher um gato vira-lata. Trata-se do tipo de gato que não atende aos padrões estabelecidos pelos criadores e que não conseguem demonstrar seu pedigree.

Faz parte dos seus planos incorporar um animal de estimação que mia em sua vida? Com certeza, contudo, é importante se lembrar que você deve se tornar totalmente responsável pelo animal e proporcionar-lhe todos os cuidados e tratamento que são merecidos. Nós queremos propor a você que leve em consideração escolher um gato vira-lata.

Existem muitas raças de felinos domésticos, isso é de conhecimento geral. E o homem insiste em criar cada vez mais e mais. Esses felinos são particularmente bonitos ou chamam a atenção por causa de determinadas características (falta de pelo, cauda ou pernas curtas, pelagem encaracolada, etc.).

No entanto, considerando o fato de haver tantos gatos desabrigados, não é melhor optar por um gatinho vira-lata bonito e original? Há muitos desses animais esperando por uma oportunidade em abrigos ou sociedades protetoras dos animais, ou vivendo nas ruas. Nós contamos para você, então, as razões para você dar preferência a eles. Nós garantimos que você não vai se arrepender.

Existem muitas razões para escolher um gato vira-lata. Nós contamos para você os nossos motivos com a esperança de que decida adotar um desses gatinhos originais, amorosos e inteligentes.

gato preto

-Únicos e originais

Embora seja conhecida a complexidade do gato, os espécimes de uma mesma raça são semelhantes entre si, tanto em aspecto físico quanto em comportamento. Além disso, os gatos vira-latas costumam não se parecer entre si ou apresentam determinadas características que os tornam únicos.

Se você observar bem, vai ver que embora à olho nu sejam parecidos, têm detalhes que os tornam originais. Pode ser uma mancha ou desenho particular na pelagem, a forma de caminhar, o miado, etc. Preste atenção e você vai descobrir maravilhas.

-Saudáveis e longevos

Por serem animais que não foram criados de maneira seletiva, costumam não sofrer de doenças de origem genética, como as que apresentam algumas raças. Por essa mesma razão, seu sistema imunológico é mais forte.

Os múltiplos cruzamentos naturais tornam os felinos resistentes e fazem com que desfrutem de bom estado de saúde. E se tiverem uma boa qualidade de vida, podem ser animais longevos, e alguns espécimes chegam a ultrapassar duas décadas de vida.

-Carinhosos e gratos

Se você decidir oferecer um teto carinho e cuidado a um gato vira-lata, você vai ver o quanto ele agradece enormemente. Com um pouco de paciência, o felino vai de adaptar facilmente ao seu novo lar.  E logo vai se tornar o membro mais mimado da família.

mulher com gato

Além disso, os felinos domésticos comuns costumam também ser mais calmos e têm uma grande inteligência. Além disso, em geral, eles são muito apegados aos seus donos e lhes dão permanentes demonstrações de afeto.

– É melhor adotar do que comprar

Nós, do Meus Animais, sempre gostamos de recomendar a adoção de animais de estimação. É mais do que bom se você quer gastar um bom dinheiro comprando um espécime de uma determinada raça de gato, que é improvável que seja encontrada em um abrigo.

No entanto, é bom estar claro para você que os animais não são troféus ou objetos de exibição. E muito menos um objeto que está na moda que possa ser rejeitado na estação seguinte. O amor que pode proporcionar um bicho de estimação, com certeza não se mede por seu pedigree.

– Desestimule a criação ilegal

Ao escolher um gato vira-lata, além de proporcionar uma nova oportunidade para um animal abandonado, você está ajudando a desencorajar a reprodução em criadouros ilegais. Sabe-se bem que o negócio dos bichos de estimação dá lugar a todo tipo de trapaças. Se de qualquer forma você escolher adquirir um gatinho da raça, escolha criadouros de confiança e reconhecidos.

E lembre-se que, adotando ou comprando, você está tornando-se responsável pelo animal. Isso significa, oferecer além do bom tratamento, uma boa alimentação, atenção veterinária, um espaço confortável e limpo, e todos os cuidados que contribuam para que o felino tenha una vida feliz e saudável.