Codorniz: raças e características

O codorniz é uma ave pequena e muito ágil que viaja longas rotas migratórias todos os anos.
Codorniz: raças e características

Última atualização: 26 agosto, 2020

O codorniz é um pássaro galiforme. Ou seja, tem a forma de um galo e pertence à família dos faisões. Há um grande número de variedades de codornizes em diferentes partes do mundo, e elas estão distribuídas por toda a Europa, Ásia e África.

Características do codorniz

O codorniz, ao contrário dos suas colegas galinhas, podem voar longas distâncias. De fato, migram todos os anos, percorrendo longas rotas migratórias.

São pássaros pequenos, com cerca de 32 a 35 centímetros de altura, cuja aparência é gordinha e semelhante aos filhotes de perdiz. Suas penas são cor de terra, com um padrão semelhante ao habitat em que vivem, o que faz com que eles se camuflem perfeitamente com o ambiente.

É muito característica a linha branca ou “sobrancelha” que cruza a cabeça, acima dos olhos. A garganta também é de cor pálida e é o ponto-chave para diferenciar as fêmeas dos machos. Estes últimos possuem uma linha preta nessa área, embora isso possa variar de acordo com a idade e a época do ano.

Apesar de conseguirem voar, geralmente são pássaros muito terrestres e voam baixo. Seu canto é muito característico e eles têm um amplo repertório de sons durante o cortejo.

Raças

Há um grande número de raças de codorniz: selvagens, nativas da Ásia, africanas e europeias, híbridas e linhagens muito puras criadas por seleção artificial.

Codorniz-comuns (Coturnix coturnix)

O codorniz-comum é o codorniz selvagem da Ásia e da Europaé a raça mais utilizada na produção de carne, devido ao seu grande peso corporal, de 90 a 100 gramas. Também é um alvo comum dos caçadores e até mesmo é usado como um pássaro de treinamento para cães de caça.

Características do codorniz

No inverno, migra para as terras africanas mais quentes.

Na criação em cativeiro, geralmente têm pouca postura de ovos, mas na natureza geralmente põem entre 12 e 16 ovos de cada vez durante a primavera e o verão, à medida que as horas de luz aumentam.

Coturnix japonica 

Essa codorna nidifica na ilha de Sakhaline e no arquipélago do Japão e migra para o Sião, Indochina e Taiwan. É a variedade mais utilizada para a produção de ovos, devido ao grande número que produz por postura.

Coturnix japonica 

No século XIX, foram exportadas para os Estados Unidos e, desde então, cruzaram-se repetidamente com outras linhagens, o que deu origem a variedades muito diferentes da raça original, como: codornizes-japonesas de cor ancestral, Isabelle, etc.

Codorniz-da-virgínia (Colinus virginianus)

Codorniz-da-virgínia (Colinus virginianus)

É uma linha de codorniz usada principalmente para carne e caça. Os recém-nascidos são brancos com preto e possuem uma máscara branca na cabeça. Depois de quatro semanas, a máscara fica branca e preta nos machos e creme e preta nas fêmeas. Dessa maneira, é fácil distinguir entre os sexos.

Codorniz-de-gambel (Callipepla gambelii)

Conhecido como codorniz-de-gambel, é um pássaro muito impressionante, com uma crista de penas negras na cabeça. Habita as áreas desérticas com arbustos do sul dos Estados Unidos e do norte do México. O perdiz-da-califórnia tem uma aparência muito semelhante.

Trata-se de um pássaro corredor, uma característica essencial contra predadores devido à área em que vive.

Perdiz-das-montanhas (Oreortyx pictus)

O perdiz-das-montanhas ou codorniz, conhecido por seu tamanho, vive em áreas altas e de difícil acesso. É um pássaro muito ágil que geralmente escala árvores e usa suas patas para cavar e extrair os bulbos das plantas com as quais se alimenta.

Perdiz-das-montanhas (Oreortyx pictus)

Também é típico dos Estados Unidos, mais especificamente da costa oeste da Califórnia. Como o codorniz anterior, essa espécie geralmente nidifica no chão, protegida de arbustos, buracos de árvores ou mato.

O perdiz-das-montanhas é difícil de encontrar. Diante da presença humana, ele geralmente se esconde e permanece imóvel sob a densa cobertura vegetal. Na primavera, torna-se mais visível com o canto dos machos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Seo BirdLife
  • Audubon. Guía de aves

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.