Como os coelhos nascem?

A reprodução dos coelhos segue uma série de diretrizes específicas que fazem parte do setor econômico através da cunicultura.
Como os coelhos nascem?

Última atualização: 17 Novembro, 2021

Os coelhos são animais adoráveis que gozam de excelente reputação na sociedade em geral. No entanto, nem todos conhecem dados relevantes sobre sua reprodução. Aqui nós contamos como os coelhos nascem.

A criação de coelhos é um importante suporte na economia pecuária de diversos países. É preciso saber como esses lagomorfos se reproduzem e nascem para maximizar sua produção, mas também para mantê-los adequadamente em cativeiro. Continue lendo se quiser saber mais sobre o assunto.

Com que idade os coelhos se reproduzem?

Estima-se que um animal atinge a idade adulta no momento em que se torna sexualmente maduro. A maturidade aciona o sinal biológico dos coelhos, de forma que eles sejam capazes de se reproduzir e ter filhotes a partir de certa idade. A reprodução dos coelhos sempre começa antes do primeiro ano de vida, mas o intervalo de tempo varia em cada raça. Isso depende muito do tamanho:

  1. Raça pequena: o espécime atingirá a maturidade reprodutiva aos 4-5 meses de idade.
  2. Média: 6-7 meses de idade.
  3. Grande: de 9 a 12 meses de idade.
Uma fazenda de criação de coelhos.

Fecundidade de coelhos

Quando uma coelha amadurece sexualmente, fatores como o ciclo estral devem ser levados em consideração antes de sua reprodução. Esse conceito se refere ao processo fisiológico que a fêmea vivencia e que controla os tempos de fertilidade e infertilidade.

O ciclo estral é um regulador biológico que permite inferir o momento em que a fêmea estará mais receptiva e fértil. Esse processo subdivide-se em duas etapas: o anestro e o estro.

A principal diferença entre os dois é que o anestro é o período não adequado para a fecundação. Ocorre durante os primeiros 2 e últimos dias do ciclo estral. Por outro lado, estro significa o contrário: é o período fértil em que a fêmea está receptiva.

Não é importante apenas conhecer as fases do ciclo estral das coelhas, mas também uma série de detalhes da criação. Por exemplo, as fêmeas podem atacar os machos quando eles tentam fecundá-las. Observou-se que esse fato não ocorre se for a fêmea quem é deslocada para a gaiola do macho (e não vice-versa).

O ato sexual dura apenas alguns segundos, e a fecundação é interna.

O parto de um coelha

Após a cópula e a fecundação, ocorre o período de gestação, durante o qual a prole se desenvolve dentro do útero da mãe. A gravidez dura entre 28 e 32 dias até o momento do parto. Durante esse breve estágio, as fêmeas ficam mais dóceis e se cansam mais rápido quando realizam atividades fisicamente exigentes.

Quanto tempo dura o parto de uma coelha?

O parto é um evento que geralmente ocorre à noite, e as fêmeas não precisam de ajuda para realizá-lo (como pode acontecer com as vacas). Em relação ao tempo, estima-se que possa durar entre 15 a 30 minutos dependendo do tamanho da ninhada. Os coelhos nascem sem muita dificuldade em grupos de 4 a 12 filhotes.

Quando os filhotes devem ser separados?

O desmame é o processo que separa os filhotes da mãe após algumas semanas de vida, e assim a fase de amamentação é concluída. A partir desse momento, estima-se que os filhotes consigam comer alimentos sólidos. Esse evento é relevante, pois influenciará no desenvolvimento das crias e nas suas chances de sobrevivência.

Quanto à idade em que ocorre o desmame, geralmente depende do ritmo reprodutivo estabelecido para a fêmea. Atualmente, são conhecidos 3 métodos diferentes que permitem decidir se a amamentação deve ou não continuar. Confira quais são na lista a seguir:

  1. Tradicional: o desmame ocorre após 1 mês e 5 dias. É considerado tardio.
  2. Semi-precoce: os filhotes devem ter completado 28 dias de idade sem ultrapassar 35 dias de vida. É o parâmetro mais utilizado na indústria.
  3. Precoce: é estabelecido um período de tempo de 21 a 28 dias de idade, sendo o mais rápido de todos. Nesses casos, as fêmeas estão expostas a ritmos reprodutivos intensos.

Se o desmame for precoce, é aconselhável administrar antibióticos com a ração, pois os filhotes estão propensos a desenvolver infecções secundárias devido a possíveis imunossupressões. Além disso, recomenda-se que seu peso seja superior a 350 gramas para isso (a fim de minimizar fatalidades).

Cuidados pós-parto para coelhos

Assim que nascem, os coelhos requerem uma série de cuidados específicos por parte da mãe e do tutor. Em casa recomenda-se que eles recebam leite materno até o 18º dia de vida, mas a partir do 19º dia pode-se começar a oferecer feno e ração especial para espécimes recém-nascidos. O desmame ocorre cerca de 5 semanas após o parto.

Os filhotes devem ser mantidos em local aquecido e protegido, pois isso é fundamental para evitar o estresse. Se a gaiola tiver uma temperatura de 20° C ou mais, pode ser mantida sem perturbações, mas em caso de frio excessivo, uma manta de aquecimento deve ser colocada fora da instalação. Lembre-se de que esses pequenos animais estão sujeitos à hipotermia.

Curiosidades sobre o nascimento dos coelhos

Não apenas o estágio de reprodução é interessante, pois os coelhos recém-nascidos apresentam características curiosas. Estas estão relacionadas com o número de filhotes e com o comportamento da fêmea. Vamos contar alguns dos mais relevantes:

  1. Os filhotes ingerem leite materno apenas a cada 24 horas.
  2. Os primeiros 10 dias são cruciais para a sobrevivência dos filhotes.
  3. Os filhotes nascem com os olhos fechados e quase sem pelo. Eles devem ficar perto da mãe e todos juntos para que se mantenham aquecidos.
  4. Se uma fêmea tiver uma ninhada com mais de 9 filhotes, alguns deles são alimentados por outras fêmeas com ninhadas menores.
Alguns coelhos recém-nascidos no ninho.

Pode-se concluir que a cunicultura é um processo que se inicia com a reprodução dos coelhos e inclui também a criação e a engorda. Atualmente, existem protocolos de ação que controlam todos os detalhes, uma vez que é necessário garantir o bem-estar tanto dos filhotes quanto da mãe durante todo o processo.

Pode interessar a você...
Os coelhos bebem água?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os coelhos bebem água?

Claro que os coelhos bebem água! No entanto, existem fatores que os impedem de ingerir esse fluido vital, um fator que leva a doenças.