Como cortar as unhas de um canário?

É fundamental ter muito cuidado ao cortar as unhas dos canários, pois se o tutor for longe demais pode causar um sangramento letal. Tenha em mente que as aves são menos resistentes a esses problemas do que outros vertebrados.
Como cortar as unhas de um canário?

Última atualização: 12 abril, 2022

Os canários são um dos pássaros pequenos mais conhecidos e amados pelas pessoas, pois possuem um canto bonito e harmonioso. Graças a essas características, eles são muito populares como animais de estimação. Além disso, exigem poucos cuidados para serem mantidos em cativeiro, por isso é fácil ter vários deles em casa.

Embora na maioria das vezes você só precise prestar atenção à aparência física, às vezes é necessário notar certas características menos óbvias. Um dos problemas que o canário em cativeiro pode desenvolver é o crescimento excessivo de suas unhas, que precisam ser cortadas para evitar problemas. Continue lendo aqui e descubra como realizar esse procedimento.

É necessário cortar as unhas do canário?

As unhas dos canários costumam se desgastar na natureza graças ao fato de pousarem em locais irregulares. O atrito entre as patas e a madeira impede o crescimento excessivo, para que não precisem se preocupar em cortá-las. O problema surge quando os poleiros da gaiola são muito planos. Consequentemente, tais estruturas não passam por esse processo de “desgaste” e tendem a crescer demais.

Isso se torna um problema sério para as aves, pois o comprimento de suas unhas impede que elas se movam adequadamente. Além disso, permite com que “fiquem presas” nas bordas da gaiola e, consequentemente, possam sofrer um acidente grave. Nesse momento, os tutores devem intervir e cortar o excesso nas unhas.

Um canário em sua gaiola.

Posso cortar as unhas do meu canário em casa?

Embora nem sempre seja recomendado, os tutores podem cortar as unhas do seu canário em casa. Claro, você deve seguir as instruções de um profissional e fazer isso com muito cuidado. É importante observar que qualquer erro durante esse procedimento pode causar sérios danos ao animal, além de uma experiência ruim e muito estresse.

Do que eu preciso?

Antes de começar a cortar as unhas do seu animal de estimação, você deve reunir todos os materiais e ajuda de que vai precisar. Em primeiro lugar, é melhor que outra pessoa segure o pássaro enquanto você faz os cortes. Observe que você precisará dos seguintes itens:

  1. Cortador de unhas: existem alguns especiais para animais de pequeno porte com luz integrada, embora você possa até utilizar os usados por pessoas (embora não seja altamente recomendado).
  2. Toalha: vai ajudar você a acalmar a ave e lidar melhor com ela. O estresse desse evento tem fortes repercussões na sua saúde, por isso você deve tentar reduzi-lo ao máximo.
  3. Desinfetante e gazes: pode ser um desinfetante comercial especial para aves, soro fisiológico ou peróxido de hidrogênio diluído a 50%. Será usado caso ocorra um acidente e a unha seja cortada demais, o que causará um sangramento que deve ser interrompido o mais rápido possível.

Procedimento para cortar as unhas ao canário

Tenha em mente que o processo de cortar as unhas é muito estressante para os canários, então você precisará fazer isso com rapidez e cuidado. Depois de ter tudo pronto, você deve pegar o pássaro com as mãos e segurá-lo sem apertar muito. Tente falar com ele com carinho para que ele se acalme. Leve em consideração os seguintes passos:

  • Comece cobrindo-o com a toalha. Comece cobrindo parte do seu corpo e progressivamente cubra-o completamente. Deixe apenas as patas expostas e lembre-se de segurar com firmeza para que a ave não escape. Isso reduzirá o movimento do animal, mas você ainda precisa fazer isso rapidamente porque não é uma experiência agradável.
  • Estique cuidadosamente cada dedo e comece a cortar a unha. Pegue cada dedo com cuidado e posicione o cortador de unhas. Lembre-se de que você não deve cortar os vasos sanguíneos que podem ser vistos na unha (cor rosa), pois isso causará uma lesão que precisará ser controlada imediatamente. Os cortadores de unhas para animais de estimação geralmente têm uma luz embutida para detectar melhor as veias e, assim, evitá-las.
  • Em caso de sangramento, limpe a ferida com desinfetante e gaze. Se você acidentalmente tiver causado um sangramento cortando parte dos vasos sanguíneos, deverá agir rapidamente e limpar a ferida com muito cuidado. O ideal é que você suspenda o procedimento e procure imediatamente um veterinário. A lesão pode não ser grave, mas o profissional poderá terminar de cortar as unhas da ave com segurança.
  • Devolva o espécime ao seu habitat e observe seu comportamento. Caso tudo tenha corrido bem, basta devolver o espécime à sua gaiola e observá-lo por alguns instantes. Se você detectar algum comportamento incomum ou sangue em suas extremidades, procure um profissional de saúde animal.

O que é melhor? Cortar as unhas do meu canário em casa ou levá-lo ao veterinário

A melhor opção sempre será levar o canário para cortar as unhas com o veterinário. Não apenas pela experiência que os profissionais possuem, mas porque eles podem agir imediatamente caso seja necessária assistência médica. É importante notar que o estresse desse processo pode causar sérios problemas cardíacos para a sua ave, por isso é bom contar com atenção profissional quase imediata.

Por que as penas do meu canário estão caindo?

Posso impedir que as unhas cresçam sem cortá-las?

Como mencionado no início, os canários naturalmente desgastam suas unhas devido ao atrito. Com isso em mente, eles podem contar com locais como rochas ou paus de madeira em seu habitat, a fim de eliminar os excessos por conta própria e evitar o crescimento excessivo.

Existem também algumas capas para poleiros que funcionam como “desgastadores”, através das quais se reduz o diâmetro das unhas e se evitam cortes desnecessários. Lembre-se de que esse procedimento traz um risco para a vida do seu animal, por isso é sempre melhor se prevenir e deixar que um profissional o faça.

Pode interessar a você...
A importância do banho para os canários
Meus Animais
Leia em Meus Animais
A importância do banho para os canários

Os canários precisam tomar banho regularmente, de duas a quatro vezes por semana. Isso evita o aparecimento de ácaros. Veja sua importância!