Conselhos para criar canários em casa

· setembro 13, 2018

Existem vários fatores para criar canários de forma adequada. Entre elas, oferecer uma gaiola específica para o casal escolhido. No princípio, a gaiola deve ter separação. Por isso, os apetrechos precisam ser duplicados (comedouro e bebedouro), assim como o material para a construção do ninho.

O canário sempre foi um pássaro que fez parte de nossas vidas. Durante anos, esse animal cantor se tornou cada vez mais popular nas casas como animal de estimação. Hoje, há muitas pessoas que mantêm esse hábito e até se dedicam à criação de canários, seja por motivo pessoal ou profissionalmente.

Criar canários em casa: como fazer

Para começar a criar canários em casa, você tem que seguir alguns passos simples. Veja-os, agora:

A gaiola

Mesmo se você já tiver um pássaroa gaiola em que você o mantém não será apropriada para criar canários. Por isso, há algumas gaiolas específicas para essa atividade. 

Elas são caracterizadas por compartimentos que criam uma barreira entre os dois animais que formam um casal. Sendo assim, ela permitirá que ambas as aves não se vejam, mas possam se ouvir.

A gaiola certa para criar canários

Essa separação consiste em duas partes: uma opaca e uma grade. Ambas desempenham um papel importante na reprodução e na atividade de criar canários. Daqui a pouco, vamos te falar tudo sobre elas.

Veja também: Acasalamento dos canários

Escolha os animais

Depois de ter o compartimento apropriado, você deve escolher quais canários deseja criar. Para isso, leve em consideração que as características físicas irão influenciar na aparência dos filhotes. Portanto, dependendo da cor que você quer que eles tenham, elegância ou forma, você deve escolher um tipo de canário ou outro.

Antes de tudo, você precisa saber que dentro da família dos canários existem diferentes espécimes, com diferentes formas e cores. Por isso, tenha clareza sobre o que você está procurando para os filhotes. Sejam eles para você, para presentes ou para venda.

Casal de canários

Tenha tudo que você precisa em mãos

Não espere até juntar os canários para ter tudo o que precisa para fazer o ninhoAlém disso, lembre-se de que agora você deve ter dois bebedores, dois alimentadores e qualquer outro objeto básico de que cada ave precise.

Não se esqueça de oferecer cálcio para a fêmea, para ajudar na qualidade dos ovos. Além disso, armazene comida para os filhotes. Se você for cauteloso e fizer tudo isso antes mesmo de colocá-los juntos, estará preparando uma criação de canários com sucesso.

Ajudá-los a entrar no cio

A primeira coisa que você deve fazer é colocar um canário em cada lado da gaiola com os dois separadores, a grade e o separador opaco. Se preferir, use apenas o opaco. Você deve deixá-los assim por cerca de 10 ou 15 dias. Dessa forma, eles podem se ouvir, mas não podem se ver. Então, isso despertará neles o desejo de estar juntos.

Após esse estágio, é hora de remover o separador opaco e deixar apenas a grade. Agora, eles podem se ver, mas não podem se tocar. Portanto, mantenha a situação assim por  mais 10 ou 15 dias. Nesse momento, é aconselhável dar à mãe a ração própria para reprodução para que ela se acostume a comê-la.

Você sabia? Saiba mais sobre a incubação dos canários

Chegou o momento

Uma vez que o mês tenha passado, é hora de remover o separador e deixar os canários se juntarem. Eles terão alimentado o desejo por bastante tempo, por isso não demorarão muito para acasalar. Esse período, que vai do acasalamento à postura dos ovos, dura cerca de duas semanas.

Certifique-se de que eles tenham os materiais necessários para que, durante esse tempo, possam fazer o ninho. Lá, a mãe colocará os ovos. É simples assim. Como você pode ver, não é complicado criar canários em casa. Sendo assim, seguindo alguns passos simples, você terá pequenos canários em casa mais cedo do que imagina.