Logo image
Logo image

A conservação da cegonha-preta

3 minutos
A cegonha-preta é um pássaro emblemático e muito menos conhecido do que a cegonha-branca comum. Se você quiser saber mais sobre ela e a sua conservação, não perca este artigo.
A conservação da cegonha-preta
Érica Terrón González

Escrito e verificado por a veterinária Érica Terrón González

Última atualização: 21 dezembro, 2022

A cegonha-branca é, provavelmente, uma das aves mais populares, dadas as crenças e histórias que protagoniza. Pelo contrário, a cegonha-preta, que em outros tempos deve ter sido tão comum quanto a branca, foi desconhecida e ignorada, porque é muito mais esquiva e não se aproxima das populações humanas.

As cegonhas ibéricas são realmente tão diferentes?

As cegonhas pertencem à família Ciconidae, formada por 17 espécies de aves. Entre elas, destaca-se o gênero Ciconia, no qual estão classificadas as cegonhas ibéricas:

  • Ciconia ciconia ou cegonha-branca.
  • Ciconia nigra ou cegonha-preta.

Além do interesse próprio dessas aves que visitam a Península Ibérica para se reproduzir, é muito interessante ver como duas espécies tão geneticamente próximas têm padrões de comportamento tão distintos. Enquanto a cegonha-branca é antrópica, a negra é tímida e sempre procura os lugares com menos seres humanos.

As diferenças também são extraordinárias em termos de números e distribuição. Enquanto a cegonha-branca é muito comum, a preta está tristemente na lista de espécies ameaçadas. Todos esses dados nos levam à criação de estratégias de conservação completamente diferentes.

Quais são as características da cegonha-preta?

A cegonha-preta é caracterizada por:

  • Ter uma envergadura de cerca de 150 centímetros.
  • Pesar cerca de três quilos.
  • Suas pernas não têm penas e são avermelhadas, finas e longas.
  • Seu bico é pontiagudo, de cor avermelhada e flui para um anel orbital vermelho.
  • A plumagem é completamente preta, exceto a barriga, que é branca.
Some figure

População e distribuição na Espanha e na Europa

Na Espanha, ocupa a região sudoeste, com uma população principal ocupando as duas margens do rio Tejo. A estimativa aproximada de casais reprodutores é de 300 a 350. Na Europa, como espécie migratória transaariana, as populações são encontradas principalmente no leste, onde são relativamente comuns.

Habitat da cegonha-preta

A escolha de uma área ou outra depende da disponibilidade de substratos para criar o ninho, da proximidade de massas de água doce e da presença mínima de humanos.

É uma espécie eminentemente florestal. Por esse motivo, escolhe florestas maduras pouco humanizadas nas margens de rios ou lagoas, para instalar seus ninhos em árvores de grande porte.

A cegonha-preta peninsular tem uma particularidade: se forçada, nidifica em áreas rochosas, dada a perda de massa florestal.

Some figure

A conservação da cegonha-preta

Tudo indica que a área de distribuição e o número de casais diminuíram ao longo dos anosAs causas podem ser:

  • Primeiro, a destruição de florestas maduras e o desaparecimento de grandes massas de água.
  • O segundo motivo mais importante é a criação de vias públicas ou prédios próximos ao local de reprodução.
  • Terceiro, a perda de áreas de alimentação, o desconforto dos adultos durante a estação reprodutiva ou o roubo de ovos.
  • Acima de tudo, a eletrocussão, envenenamento e a caça ilegal, como acontece com quase todas as grandes aves selvagens.
Some figure

As medidas destinadas a proteger e aumentar as populações da cegonha-preta na Espanha passam pelo desenvolvimento de um bom plano de recuperação que inclui:

  • Proteção e recuperação do habitat.
  • Redução da mortalidade das aves adultas.
  • Melhoria do sucesso reprodutivo, através de programas de vigilância para eliminar doenças e roubos.
  • Especialização na recuperação de cegonhas em hospitais veterinários.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Las cigüeñas ibéricas: la cigüeña negra y la cigüeña blanca. Colección GREFA-BCH, Nº 9. Pág.:2-8; 16.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.