Curiosidades sobre as aranhas

Embora geralmente se pense o contrário, as aranhas não são consideradas insetos como tais, mas apenas aracnídeos. No entanto, há muitas coisas desconhecidas sobre essa espécie em particular.
Curiosidades sobre as aranhas

Última atualização: 08 Agosto, 2020

Nos últimos anos, aumentou o número de pessoas que optam por ter uma aranha como animal de estimação. O gosto por esses animais é alimentado por sua complexidade e outras excentricidades. De fato, existem muitas curiosidades sobre as aranhas que poucos conhecem.

As aranhas ouvem muito bem… através das patas

Até 2016, pensava-se que as aranhas não podiam captar sons. Atualmente, no entanto, sabe-se que elas não apenas escutam, como também podem ouvir com incrível habilidade. De fato, elas podem captar ondas sonoras emitidas a uma distância de até três metros.

Certamente, elas não têm ouvidos com tímpanos como tal. Ou seja, seu sistema auditivo não é como o dos mamíferos, por exemplo. Aparentemente, elas captam os sons graças aos pelos em suas patas. Acredita-se que elas sejam capazes de ouvir a voz humana através de uma parede.

Curiosidades sobre as aranhas: aracnídeos espaciais

As aranhas, ou pelo menos algumas espécies delas, conseguiram sobreviver no espaçoA primeira viagem desses animais para fora da Terra ocorreu em 1973. Na ocasião, foram enviados dois aracnídeos europeus de jardim: Arabella e Anita.

A partir desse momento, verificou-se a capacidade desses animais para se adaptar à falta de gravidade, já que estavam em uma estação espacial e teceram teias de aranha. Seu tempo de duração no espaço é de um a três meses, aproximadamente.

As aranhas voam sem precisar de asas

Esses aracnídeos teriam alguns truques para poder se deslocar pelo ar. A princípio, sabe-se que as aranhas usam a seda como paraquedas para se deslocar no ar. Isso seria feito para se protegerem dos inimigos.

Atualmente, sabe-se que esses animais também podem usar a eletricidade atmosférica para subir. A eletricidade é detectada graças aos pelos das patas no momento em que elevam o abdômen. Essa habilidade é conhecida como ‘ballooning’.

As aranhas têm uma visão peculiar

Quase todos os tipos de aranha têm um cérebro muito pequeno para desenvolver uma visão realmente nítida. No entanto, isso é compensado com o número de olhos e retinas que possuem. Pelo menos dois de seus oito olhos servem para enxergar com bastante nitidez.

Curiosidades sobre as aranhas

Ao contrário de muitos animais, as aranhas têm pelo menos quatro camadas sensíveis à luz, o que pode fazer com que uma imagem fique muito mais desfocada.

Muitos cientistas acreditam que a comparação entre as imagens desfocadas de alguns olhos e as imagens nítidas de outros permite medir a profundidade. Estima-se também que elas tenham a capacidade de captar os raios UV.

As aranhas têm sangue azul

Embora isso não dê a elas nenhum título, as aranhas têm sangue azul. Claro que isso também acontece com outros aracnídeos e insetos, algo muito comum no mundo naturalEssa característica ocorre por causa da presença de hemocianina à base de cobre.

Nos mamíferos, a coloração vermelha tem origem nas altas concentrações de ferro no sangue. No caso do sangue azul, a hemocianina permite o transporte eficiente do oxigênio em climas frios. Essa é uma das curiosidades difíceis de explicar sobre as aranhas.

Você só pode romper um fio da teia de aranha

A resistência das teias de aranha é algo que supera a arquitetura humana. Essas redes suportam impactos e até mesmo ventos fortes. Isso acontece, em parte, por causa da seda, mas também por causa da estrutura de tais construções.

Curiosidades sobre as aranhas

Aparentemente, as aranhas tecem as teias de tal forma que, diante de cada impacto, apenas um fio vai se romper. Portanto, toda a estrutura é projetada para que cada fio possa ser sacrificado pelo restante da teia. A capacidade da seda de se esticar fornece adaptabilidade.

Curiosidades sobre as aranhas: melhor não matá-las se estiverem em casa 

Esses pequenos animais fazem parte do nosso ambiente natural e, na maioria das vezes, geralmente têm um comportamento cauteloso. A maioria das aranhas que encontramos em casa costuma ser inofensiva, a menos que você more em áreas rurais. Exceto pelas espécies que podem ser venenosas, podemos deixá-las em casa.

De fato, as aranhas são capazes de reduzir as pragas que entram na nossa casa. Por exemplo, elas ajudam a manter espaços fechados livres de mosquitos e outros insetos pequenos. Elas se alimentam de quase todos os tipos de insetos, incluindo outras aranhas.

Pode interessar a você...
Aranhas-pirata: sobreviver caçando outras aranhas
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Aranhas-pirata: sobreviver caçando outras aranhas

O comportamento predatório da sua própria espécie é o que faz das aranhas-pirata animais fascinantes. Saiba mais sobre elas aqui.