Curiosidades sobre o urso panda
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
São muitas as curiosidades sobre o urso panda, pois esse famoso animal asiático não é apenas um símbolo da conservação da fauna em todo o planeta. Ele também é um dos animais mais especiais do reino animal, de modo que pelo menos uma das muitas curiosidades que vamos apresentar a seguir certamente vai impressionar muitas pessoas.
Um animal perigoso?
Provavelmente, um dos fatos mais surpreendentes é o fato de que esses animais possuem uma das mordidas mais perigosas. Embora a dieta do urso panda seja vegetal, ele é um carnívoro em termos taxonômicos, por isso sua poderosa mandíbula não é nenhuma surpresa.
A questão é que, apesar de sua dieta ter como base uma imensa quantidade de bambu, ele pode consumir pequenos vertebrados.
Entre as curiosidades sobre o urso panda está o fato de que eles não são animais particularmente amigáveis e que podem chegar a causar acidentes. Já houve casos de vários ataques, principalmente em cativeiro, que causaram enormes lacerações naqueles que cruzaram seu caminho.
Mas essa não é a única das curiosidades sobre o urso panda em nível taxonômico: esses animais não eram considerados ursos como tais, e sim procionídeos. Eles estavam incluídos entre os parentes diretos de guaxinins e dos quatis, mas atualmente são considerados ursídeos, já que seu parente mais próximo é o urso-de-óculos.
Curiosamente, apesar de associarmos esse animal ao Extremo Oriente, na verdade, suas raízes podem ser encontradas na Península Ibérica, já que foi lá que viveu um de seus ancestrais, conhecido como Agriarctos beatrix. Estamos falando de um pequeno urso que vivia nas florestas de Zaragoza e que teria uma dieta vegetariana, embora não tão especializada quanto a do urso panda.
O segredo por trás de sua condição ameaçada
Outra curiosidade sobre o urso panda é a sua difícil reprodução em cativeiro: as fêmeas de urso panda ficam férteis apenas durante dois dias ao ano. De fato, para incentivar a reprodução, já chegaram até mesmo a exibir a eles vídeos de ursos se reproduzindo.
O fato é que a reprodução do urso panda em cativeiro é preocupante, e muito. Embora já esteja mais longe da extinção, os programas de criação em cativeiro são pouco eficazes e, por essa razão, já faz décadas que a China destina muito dinheiro à sua criação. Ele também é criado em alguns jardins zoológicos europeus, o que faz o programa progredir.
Sabe-se que os ursos panda têm uma modificação no osso sesamoide no pulso, que faz com que eles tenham uma espécie de polegar muito útil para lidar com os enormes galhos de bambu.
Como se sabe, o urso panda é um símbolo não apenas da conservação das espécies ameaçadas, mas de toda a China. De fato, a legislação desse país blindou totalmente esse animal, e os caçadores que ousaram caçar um urso panda foram condenados a prisão perpétua, embora atualmente a pena seja de aproximadamente 20 anos.
Restam apenas 2.000 pandas gigantes na natureza e, embora ele tenha passado recentemente para a categoria de espécie ameaçada, ainda precisa de muita proteção. De fato, a China anunciou recentemente a criação de uma enorme reserva que vai abrigar grande parte das populações de panda gigante.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.