Curiosidades sobre os wombats

Os wombats são animais nativos da Austrália. Conheça algumas de suas características mais curiosas, incluindo a razão por trás de suas fezes em cubos.
Curiosidades sobre os wombats

Última atualização: 12 julho, 2020

Os wombats são animais muito interessantes e fofinhos. À primeira vista, eles parecem uma combinação de porco, urso e roedor.

Na verdade, os wombats são marsupiais, assim como os coalas e wallabies. Na Austrália, existem mais de 200 espécies classificadas como marsupiais.

Os marsupiais são animais mamíferos que se caracterizam por seu comportamento reprodutivo. Uma peculiaridade é o fato de que os filhotes não nascem totalmente desenvolvidos.

Assim, após um período de gestação extremamente curto, eles terminam de crescer dentro da bolsa no ventre da mãe. Essa bolsa é chamada de marsúpio, onde estão localizadas as glândulas mamárias.

Para o maior conforto da mãe, a bolsa é sustentada por ossos marsupiais. Isso diferencia morfologicamente os animais marsupiais de qualquer outro mamífero placentário.

Os wombats são marsupiais pequenos, do tamanho de um cachorro de porte médio. Assim, um wombat tem aproximadamente 70 centímetros de comprimento. Na idade adulta, eles pesam entre 25 e 40 kg, embora os wombats de nariz peludo possam pesar menos.

São animais ‘projetados’ para cavar, com uma aparência compacta, patas curtas e fortes e garras poderosas.

Curiosidades sobre os wombats

1. Wombats: sociais e eremitas

Alguns wombats são bastante sociáveis e gostam de passar o tempo em comunidade. No entanto, existem outros animais que preferem passar o tempo sozinhos.

Os wombats comuns são solitários, mas o de nariz peludo prefere viver em comunidades com até 12 outros wombats. Em geral, o wombat tem hábitos noturnos. É durante a noite que ele prefere sair à procura de comida e para cavar seus túneis.

No entanto, durante os dias mais frios, o wombat provavelmente vai preferir sair da sua toca para tomar sol e se aquecer um pouco. Embora não escalem árvores, eles podem nadar e correr com uma velocidade média.

2. Não precisam beber água durante vários anos

Os wombats são herbívoros, portanto, eles se alimentam apenas de vegetação, com uma dieta baseada em raízes, grama e cascas. Ao contrário de outros animais, os wombats podem obter quase toda a água de que precisam através dos alimentos que ingerem. Dessa forma, um wombat pode viver durante vários anos sem beber água diretamente e ainda assim permanecer adequadamente hidratado.

De acordo com alguns estudos, o wombat leva cerca de duas semanas para digerir a comida. Isso ocorre porque as enzimas do seu estômago trabalham muito lentamente.

3. Cavam redes de túneis incríveis

Todas as espécies de wombats vivem na Austrália, mais especificamente nas montanhas da Tasmânia. Esse animal habita tocas cavadas por ele mesmo.

As tocas dos wombats são compostas por uma série de túneis que conectam cavernas. Algumas tocas se tornam tão amplas que chegam aos 200 metros de comprimento.

4. As fezes em cubos dos wombats

Embora possa parecer incrível, isso é verdade: as fezes do wombat são em forma de cubo. Os wombats são os únicos animais no mundo capazes de produzir fezes dessa forma.

Curiosidades sobre os wombats

Ao longo dos anos, muitos zoólogos e pesquisadores sugeriram que essa seria uma maneira de marcar território. Se as fezes não podem rolar, permanecem exatamente onde estão. No entanto, outras teorias surgiram recentemente.

De acordo com Patricia Yang, pesquisadora do Instituto de Tecnologia da Geórgia, o formato das fezes tem a ver com a elasticidade do intestinoO intestino do wombat precisa extrair o máximo de água possível dos alimentos e, por isso, aperta as fezes até formar essas pequenas estruturas cúbicas.

5. O marsúpio invertido dos wombats

Geralmente, os wombats se acasalam nos momentos em que há abundância de comida. Se a comida não for abundante durante um determinado ano, o wombat não vai se acasalar. 

O período de gestação do wombat é de 20 a 30 dias, dando à luz a um único filhote que, ao nascer, pesa apenas dois gramas. Ele termina de se desenvolver na bolsa da mãe.

Ao contrário dos outros marsupiais, o marsúpio do wombat está ao contrárioIsso significa que ele tem uma abertura na parte inferior, ao contrário do que acontece com os cangurus. Essa mudança na abertura é um resultado evolutivo. Dessa forma, evita-se que detritos e terra entrem na bolsa enquanto a mãe escava.

Agora você já conhece algumas das características mais comuns dos wombats. No entanto, ainda há muitas outras para serem descobertas!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Yang, P., Chan, M., Carver, S., & Hu, D. (2018). How do wombats make cubed poo?. Bulletin of the American Physical Society.
  • Barboza, P. S. (1993). Digestive strategies of the wombats: feed intake, fiber digestion, and digesta passage in two grazing marsupials with hindgut fermentation. Physiological Zoology, 66(6), 983-999.
  • Banks, S. C., Skerratt, L. F., & Taylor, A. C. (2002). Female dispersal and relatedness structure in common wombats (Vombatus ursinus). Journal of Zoology, 256(3), 389-399.
  • Barboza, P. S. (1993). Effects of restricted water-intake on digestion, urea recycling and renal-function in wombats (Marsupialia, Vombatidae) from contrasting habitats. Australian Journal of Zoology, 41(6), 527-536.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.