5 dicas para evitar que os cachorros danifiquem o jardim

janeiro 8, 2020
Há vários truques para que os cães não mordam as plantas ou cavem buracos. Descubra nesse artigo como evitar que os cachorros danifiquem o jardim.

Um dos hábitos mais chatos, ou que menos gostamos nos nossos animais de estimação, é o de cavar buracos. Hoje, vamos apresentar alguns truques eficazes para evitar que os cachorros danifiquem o jardim.

Por que os cachorros cavam no jardim?

As razões pelas quais um cachorro cava no jardim podem ser muito variadas:

  • Ele está tentando fugir de algo. Pode ser de algum ruído que está incomodando, de outros cachorros ou então de pessoas que estão tentando incomodá-lo.
  • Ansiedade. Se o seu cachorro tem problemas de ansiedade, ou algum outro problema que gere ansiedade, como o tédio, cavar no jardim será uma maneira de aliviá-la.
  • Falta de exercício. Os cachorros, por menores que sejam, precisam de um mínimo de exercício. Se eles não tiverem esse exercício, vão chamar a sua atenção com atitudes, como quando cavam no jardim. Eles também fazem isso para canalizar a sua energia.
  • Eles estão procurando algo. O ouvido dos cachorros é muito aguçado. Assim, eles poderiam estar escutando pequenos roedores ou qualquer outro som debaixo da terra, e vão tentar averiguar o que é. Isso será um problema ainda maior, pois é muito provável que eles cavem vários buracos.
  • Calor. Se o animal estiver com calor, um buraco na terra será o lugar mais fresco que ele vai encontrar para se refugiar.
  • Guardar algo. Se ele está com um osso ou um objeto precioso, ele vai cavar um buraco na terra para escondê-lo e garantir que ninguém o roube.
  • Cio. Se a sua cadela é uma fêmea, cavar buracos faz parte do seu comportamento natural na fase do cio.
Cachorro cavando buraco em jardim

Como evitar que os cachorros danifiquem o jardim

Além dos buracos, é provável que o seu cachorro danifique o jardim de outras maneiras, como, por exemplo, mordendo as plantas ou urinando em cada canto.

Há vários truques que ajudam a evitar todos esses comportamentos. Esses são os definitivos para evitar que os cachorros danifiquem o jardim:

Ensine onde ele pode ir

Não vai adiantar nada gritar com o seu cachorro quando ele fizer algo no jardim. Isso pode ser evitado se, desde o princípio, você o instruir sobre o jardim e indicar com paciência e carinho quais áreas ele não pode tocar.

Você poderia começar passeando com ele na coleira e fazendo um reconhecimento juntos. Logo depois, vocês podem sentar em algum canto de maneira tranquila, para que ele se dê conta de que esse é um lugar para relaxar.

Faça um caminho

Uma boa ideia poderia ser construir um caminho por onde você ensine o seu cachorro a passar. É provável que ele procure um lugar para andar no qual não haja plantas nem nada “desconhecido” para ele ou que desperte temores.

Brinque com ele

Uma das causas pelas quais os cachorros podem causar danos ao jardim é a ansiedade, que, na maior parte das vezes, é gerada pelo tédio.

Se você dedicar tempo para brincar com o seu animal de estimação todo dia, é provável que ele não fique entediado e não sinta a necessidade de extravasar a sua energia fazendo outras coisas.

Menina brincando com cachorro

Use produtos para que ele não urine

Há muitos recursos naturais para evitar que o seu cachorro urine por todos os lados, como o limão, a laranja ou o vinagre. Você já sabe que a urina em excesso pode danificar as plantas.

O exercício é muito importante

Da mesma forma que o exercício é muito benéfico para nós, o mesmo vale para os nossos animais de estimação. Garanta que ele tenha duas doses diárias de atividade física, pois isso irá ajudá-lo a ficar relaxado, espantando a ansiedade e o tédio.

Como você pode ver, há recursos para evitar que os cachorros danifiquem o jardim: coloque-os em prática e você vai ver como eles funcionam.

Leve em consideração que ter um animal de estimação é uma responsabilidade que vai além de dar comida e ele. Assim, há muitas outras necessidades que você tem que atender. Se você as suprir, seu animal provavelmente não vai apresentar comportamentos estranhos.