Tipos de dinossauros herbívoros
Quando pensamos nesses animais gigantes que foram extintos milhões de anos atrás, os imaginamos se alimentando de presas vivas. No entanto, muitos deles eram dinossauros herbívoros. Você gostaria de saber mais sobre eles? Continue lendo este artigo!
Havia dinossauros herbívoros?
Esses animais deixaram de existir há muito tempo, mas continuam nos surpreendendo e chamando atenção. Embora possamos pensar que os dinos eram carnívoros e perigosos, a verdade é que muitos deles se alimentavam de plantas e flores.
É isso mesmo, os dinossauros herbívoros eram ainda maiores em tamanho do que aqueles que comiam carne. A maioria deles tinha pescoços longos – como os das girafas – para alcançar os galhos mais altos das árvores e, assim, obter seu alimento.
As folhas e plantas que faziam parte de sua dieta eram difíceis de digerir. Por isso, era comum que eles passassem o dia todo mastigando ou ingerindo comida. Alguns não tinham dentes, mas rasgavam a vegetação com uma espécie de ‘bico’.
Um fato muito curioso é que, na época dos dinossauros, a grama não existia como a conhecemos hoje; todas as plantas e árvores tinham “altura”. As espécies de plantas que eles comiam eram pinheiros, samambaias ou cavalinhas.
Quais tipos de dinossauros herbívoros existiam?
Agora que você sabe que os dinossauros herbívoros existiram em nosso planeta há milhões de anos, é hora de falar sobre os diferentes tipos ou espécies. Entre todas elas, destacamos:
1. Diplodocus
Viveu no final do Período Jurássico – 150 milhões de anos atrás – no que é hoje a América do Norte.
Os primeiros fósseis do Diplodocus – foto que abre este artigo – foram descobertos em 1877 e seu nome deriva do grego ‘diplóos’, que significa ‘dupla’, e ‘dokos’, que significa ‘alavanca’ em referência aos ossos dos parte inferior da cauda.
Esses dinossauros são os herbívoros mais famosos que conhecemos hoje, graças também a filmes e museus: tinha pescoço e cauda compridos, patas robustas e um tamanho enorme. Podia medir mais de 25 metros e, é claro, alcançar as folhas mais altas das árvores.
2. Brachiosaurus
Este é outro dos dinossauros herbívoros de pescoço comprido – aparentemente não muito flexível – que vivia na América do Norte no Jurássico Superior. Sua cabeça era pequena em relação ao seu corpo e as costas eram inclinadas para a frente.
O Brachiosaurus ou braquiossauro era um comedor de folhas que se alimentava da folhagem das copas das árvores de quase 10 metros de altura, principalmente coníferas. Também complementava sua dieta com plantas mais “baixas”, como gingkos e samambaias.
3. Cetiosaurus
O ‘réptil baleia’ é outro dos dinossauros herbívoros jurássicos, mas nesse caso era um residente das atuais África e Europa 180 milhões de anos atrás. Tinha cerca de 18 metros de altura e seu pescoço tinha o mesmo comprimento que o corpo.
A cauda era composta por 40 vértebras e suas pernas mediam 1,5 metro.
4. Brontosaurus
O ‘lagarto-trovão’ viveu na América do Norte há 155 milhões de anos e era dotado de um pescoço comprido – o que lhe permitia se alimentar sem problemas – e um rabo que terminava pontudo, como se fosse um chicote. O maior espécime encontrado até o momento media 22 metros.
5. Stegosaurus
Nem todos os dinossauros herbívoros eram grandes e com pescoços longos, pois também existem outras espécies menores com características especiais. No caso do estegossauro, podemos destacar suas costas e cauda com placas e espinhos, ambos usados como defesa.
Este dinossauro conseguia triturar o material vegetal com seus dentes pequenos, mas fortes. Acredita-se que consumia frutas, pinhas, grilos, musgos, samambaias e cavalinhas.
6. Tricerátops
O último dos dinossauros herbívoros desta lista é um dos mais famosos do mundo devido ao seu rosto com três chifres e uma espécie de ‘concha’ atrás da cabeça.
Semelhante aos rinocerontes atuais, o tricerátops se alimentava de plantas de baixo crescimento. Suas mandíbulas lhe permitiam arrancar os vegetais, que comiam inteiros.
É claro que existem muitos outros dinossauros herbívoros que podemos indicar: Parasaurolophus, Galliminus, Patagotitan e Ankylosaurus, todos com características semelhantes no que diz respeito à fisionomia e à mandíbula.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Taylor, M. P., & Naish, D. (2005). The phylogenetic taxonomy of Diplodocoidea (Dinosauria: Sauropoda). PaleoBios.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.