É seguro dormir com um animal de estimação?

novembro 2, 2019
A higiene do animal é fundamental para evitar possíveis doenças, especialmente se você costuma dormir com o seu animal de estimação.

Algumas pessoas estão acostumadas a dormir com um animal de estimação ao lado, seja por amor, segurança ou por um mero acidente que se tornou rotina. No entanto, esse hábito pode não ser recomendado para todos os casos e afeta a qualidade do sono dos donos.

Os gatos e os cães são os animais com maior tendência a deitar na cama de seus donos, seja pelo costume dos primeiros de passear por todos os cantos da casa ou por questão de companhia.

Em geral, são as pessoas que moram sozinhas ou as crianças que costumam dormir com os animais de estimação ao lado, ou simplesmente no mesmo ambiente.

Embora existam diferentes opiniões, muitos especialistas em saúde animal e humana não veem nenhum problema nessa prática, desde que os seguintes aspectos sejam atendidos:

  • Tanto o dono quanto seu animal de estimação devem estar completamente saudáveis.
  • O descanso de ambos deve ser garantido, especialmente o do dono, que geralmente é o que tem mais dificuldade para dormir.
  • Tem que ser um comportamento desejado ou aceito por ambos, e não o resultado de um mau aprendizado.

Benefícios e inconvenientes de dormir com um animal de estimação

Quando a decisão de dormir com o animal de estimação é arbitrária, apenas para ceder à insistência do animal, os seguintes aspectos sempre podem ser pesados:

Por um lado, estar perto de um animal pode contribuir para o bem-estar psicológico. Esse fato, diretamente relacionado à saúde emocional do dono, deve-se à companhia, ao carinho e relaxamento transmitidos.

Inúmeras terapias médicas atribuem diversos benefícios à presença do animal quanto à estabilidade mental. Portanto, eles podem ajudar pessoas mais dependentes socialmente. O relacionamento de alguns donos, incluindo as crianças, pode ser ainda maior quando combinado com o fator de segurança.

Menina dormindo com cachoro

Outro aspecto que também pode ser benéfico está relacionado ao despertar, principalmente no caso dos cães. Em geral, serão estes últimos que tenderão a acordar seus donos de forma mais ativa com o nascer do sol para passear.

Esse comportamento, detestado por alguns, pode ser uma grande vantagem para começar o dia sem preguiça.

Por outro lado, mesmo que um animal esteja completamente saudável, pode ser mais propenso a roncar ou produzir ruídos que perturbam o sono. Alguns dos mais sonoros são os bulldogs, os cães obesos ou os mais velhos.

Além desse inconveniente, devemos adicionar o fator de movimento, tanto do dono quanto do animal, além do calor gerado.

Recomendações básicas

Uma vez verificada a boa saúde do animal através de revisões pertinentes no veterinário, uma série de aspectos fundamentais devem ser considerados.

Gato dormindo

  • Higiene. Este fator é mais importante no caso dos cães devido à sua maior exposição à contaminação. Embora esses animais não tomem banho com tanta frequência, os donos que desejam dormir com seu animal de estimação devem remover um pouco da sujeira diária. O excesso de poeira, a presença de lama ou umidade pode ser um foco de ácaros e outros insetos.
  • Horários estáveis. Seja com ou sem um animal de estimação, o tempo de sono deve tentar ser o mais estável possível. No caso de você dormir com um animal, essa rotina deve ser ainda mais rigorosa para não afetar o seu descanso.
  • Prevenção. No caso de suspeitar de alguma anomalia respiratória, presença de pulgas ou atraso na hora de conciliar o sono, é aconselhável reeducar o animal para dormir em outro cômodo. Garantir uma recuperação diária adequada é a chave para a saúde física e psíquica de ambos.
  • Breus, M. (2018). Sleepdoctor. Does Sleeping With My Dog Or Other Pets Help Or Hurt My Sleep? Recuperado de https://thesleepdoctor.com/2018/10/20/does-sleeping-with-my-dog-or-other-pets-help-or-hurt-my-sleep/
  • Dunham, N. (S.f). Petmd. Is It Safe to Sleep with Your Pet? Recuperado de https://www.petmd.com/dog/care/is-it-safe-to-sleep-with-pets