12 cheiros que os gatos odeiam

Embora não sejam tão famosos quanto os cães por isso, os gatos têm um olfato admirável. Alguns cheiros que para nós são agradáveis supõem motivo de fuga.
12 cheiros que os gatos odeiam

Última atualização: 12 Outubro, 2021

Embora não sejam famosos por isso, os gatos domésticos têm um olfato invejável, que é até 14 vezes mais aguçado que o do ser humano. Eles têm o dobro de células receptoras em seu nariz em comparação conosco, então não é surpreendente que possam perceber aromas que para nós são simplesmente ar. Essa também é uma faca de dois gumes para eles, pois há certos cheiros que os gatos odeiam e que os humanos não percebem.

Os gatos domésticos são seres que gostam da rotina e se estressam facilmente, por isso deve-se ter muito cuidado com os odores aos quis o animal fica exposto a longo prazo. A seguir, mostramos 12 aromas que seu gato certamente não quer ter por perto dele. Confira!

1. Cítricos

O termo “cítrico” refere-se aos frutos produzidos por árvores do gênero Citrus. Dentre todos eles, destacam-se limas, limões, laranjas e tangerinas. Embora sejam um excelente lanche para o ser humano, sabe-se que os gatos detestam o aroma emitido pelos cítricos.

Muito dessa aversão pode ser atribuída ao ácido cítrico, um composto orgânico tricarboxílico com um forte sabor ácido, um dos seus fatores atrativos para os humanos. Conforme indicado por sites profissionais, a rejeição que os gatos sentem por frutas cítricas pode ser aproveitado pelo tutor em alguns cenários.

Colocar cascas de laranja nos lugares em que você não quer que o gato frequente é uma forma muito natural de afastá-los.

Um gato em um limoeiro.

2. Eucalipto

O termo “eucalipto” refere-se a várias árvores e arbustos da família Myrtaceae. Conforme indicado pela Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), esse vegetal não só desagrada os felinos com seu aroma, mas também pode envenená-los se houver ingestão acidental das folhas.

O consumo de folhas de eucalipto causa náuseas, hipersalivação e apatia em gatos.

3. Bananas

As bananas são um excelente suplemento dietético para humanos, mas podem exalar odores que os gatos odeiam. Acredita-se que essa reação se deva aos produtos químicos emitidos pela casca da banana, já que também já foi relatada como tóxica no mundo felino.

4. Mostarda

Seja em forma de molho ou em sementes, a mostarda é um condimento com aroma e sabor muito fortes. Não é de estranhar que os gatos a evitem, pois, como dissemos nas linhas anteriores, eles são capazes de perceber odores de uma forma muito mais sensível do que os seres humanos.

5. Canela

A premissa é a mesma do caso anterior: seja pela acidez ou pela doçura, os gatos costumam rejeitar qualquer tempero com aroma forte. Portanto, é sempre recomendável dar ao animal comida sem nenhum tipo de tempero, caso seja preparada em casa.

6. Mentol

O mentol é um álcool secundário saturado encontrado nos óleos de algumas espécies de hortelã (especialmente Mentha arvensis). Esse é outro cheiro que os gatos odeiam, felizmente para os tutores. Uma vez que associam seu cheiro com produtos químicos domésticos de limpeza, eles provavelmente não se interessarão por purificadores de ar e outros elementos tóxicos com esse componente.

7. Pinho

É preciso ter cuidado com esse cheiro, pois há substratos para a caixa de areia com aroma de pinho. É possível que o seu gato aceite essa areia na hora de se aliviar, mas a rejeição não deve ser descartada devido ao seu cheiro forte. Em geral, os felinos preferem se aliviar em caixas de areia sem cheiro.

8. Caixa de areia suja

Os gatos são animais extremamente limpos e odeiam a sujeira e seus odores. Portanto, não é surpreendente que eles sintam aversão por uma caixa de areia suja e cheia, e que parem de usá-la com o tempo. É obrigação do tutor manter esse espaço higienizado, pois isso evitará comportamentos conflitantes e infecções indesejadas no gato.

9. Produtos de limpeza

Como você deve ter percebido, muitos dos cheiros que os gatos odeiam estão associados à limpeza e ao frescor no mundo humano (frutas cítricas, pinho, eucalipto e menta). Como proporcionam às pessoas uma sensação de frescor e renovação, esses aromas são o padrão na maioria dos produtos de limpeza doméstica.

Essa aversão específica dos gatos é boa e ruim ao mesmo tempo: eles não vão tentar beber o conteúdo de um purificador, mas podem parar de usar um brinquedo ou caixa de areia se tiverem sido limpos com desinfetantes de cheiro forte. Por esse motivo, é sempre recomendado o uso de produtos inodoros na higienização do ambiente do animal.

10. Comida podre

Os gatos são muito mais capazes de detectar comida podre do que os humanos. Além disso, como são animais predadores, rejeitam tudo o que tiver ficado se degradando por algumas horas no meio ambiente. Tenha cuidado e mantenha os sacos de lixo fechados, pois eles podem estressar o seu felino com seu cheiro.

11. Óleos essenciais

Os óleos essenciais são produtos químicos altamente concentrados derivados de plantas, com alto índice aromático. É normal que representem um dos odores que os gatos odeiam, porque para eles o seu poder organoléptico é muito aumentado.

Além de provocar rejeição pelo odor, os óleos essenciais podem causar envenenamento no gato após a ingestão.

12. Outros gatos

O cheiro de gato é outro dos aromas que os gatos domésticos detestam, principalmente se o animal doméstico não tiver sido socializado de forma adequada quando filhote. Não é que o cheiro de outro ser de sua espécie seja desagradável em si mesmo, e sim que o gato pode encará-lo como um “assalto ao seu território” e rejeitar o contato com o novo membro.

Um gato muito zangado fora de uma casa.

Como você deve ter percebido, há muitos cheiros que seu gato odeia. Isso não significa que você deva se livrar de todos os elementos aromáticos da casa para que o animal fique confortável, mas é preciso ter cuidado com os compostos utilizados para limpar os pertences do seu felino.

Pode interessar a você...
Dieta leve para gatos com diarreia
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Dieta leve para gatos com diarreia

Existem várias causas que levam à diarreia de curto prazo em gatos, mas uma dieta adequada é sempre a solução ideal. Saiba mais aqui!