O escaravelho da batata é uma praga super difícil de controlar

A resistência aos pesticidas dos escaravelhos da batata se deve a um gene chamado "kdr". Graças a ele, os besouros foram considerados uma super praga perigosa para a agricultura.
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Revisado e aprovado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 04 novembro, 2022

O escaravelho da batata (Leptinotarsa decemlineata) é um besouro invasor que tem distribuição mundial. Por se alimentar das folhas das plantas de batata, tem sido considerada uma espécie de praga perigosa para as plantações. Embora existam muitos inseticidas para erradicá-lo, atualmente, o escaravelho da batata desenvolveu grande resistência e se tornou uma super praga.

Esta espécie pertence à família Chrysomelidae, um grupo de besouros herbívoros que atacam as folhas, caules e raízes de várias espécies vegetais. Apesar de medirem apenas um centímetro, tornaram-se um organismo perigoso de grande importância econômica. Continue a leitura e descubra mais sobre o escaravelho da batata e o poder que ele tem como super praga.

Quem é o escaravelho da batata?

Como mencionado acima, o escaravelho da batata, ou também conhecido como besouro da batata, é um besouro crisomelídeo colorido e bastante conspícuo. Embora seja verdade que considera-se que ele é capaz de viver em qualquer parte do mundo, só habita áreas que apresentam algumas das espécies vegetais que consome.

O tamanho desse inseto atinge no máximo 1,2 centímetros de comprimento, mas sua aparência se destaca por ser um pouco mais oval que outros besouros. Além disso, possui uma coloração amarela com várias listras pretas ao longo de seu corpo, o que faz com que se destaque demais na vegetação.

Besouro de batata: descrição

Por que são considerados pragas?

Este lindo besouro tem um ciclo de vida complexo que precisa ocorrer em plantas. Por um lado, os adultos obtêm seus nutrientes consumindo folhas de tomate, berinjela, batata e várias outras espécies do gênero Solanum. Da mesma forma, quando atinge a época reprodutiva, ele usa a parte inferior das folhas para esconder e proteger seus ovos (cerca de 500 por fêmea).

Dessa forma, além de a planta fornecer um local seguro para os ovos, quando eclodirem, as larvas terão uma folha inteira à sua disposição para se alimentar. Graças a isso, os filhotes têm sua sobrevivência assegurada e o sucesso reprodutivo da espécie está quase garantido.

O maior problema que os produtores de batata enfrentam é que esses insetos são muito vorazes. Isso, aliado à sua grande fertilidade, permite que eles matem todas as folhas de uma planta em pouco tempo. Consequentemente, as culturas correm o risco de desaparecer se a praga não for erradicada em breve.

Ovos de percevejos de batata

Os perigos de ser uma espécie invasora

Como se isso não bastasse, o escaravelho da batata é uma espécie invasora na maior parte do mundo, por isso em muitos lugares não possui predadores naturais que controlam sua população. De fato, vários especialistas consideram que teve sua origem tanto no Colorado quanto no México, mas sua linhagem ainda não está totalmente clara.

A espécie não costumava afetar as culturas de batata

Embora pareça estranho, o escaravelho da batata nem sempre afetou a planta da batata. Além disso, originalmente, acredita-se que se alimentasse de outras espécies selvagens do gênero Solanum. No entanto, quando invadiu outras áreas e teve contato com a batata, preferiu esta espécie vegetal por seu grande aporte de nutrientes e sua grande abundância nas lavouras.

Os problemas para erradicar o escaravelho da batata

É normal pensar que a infestação de escaravelhos  da batata pode ser resolvida apenas com o uso de pesticidas. No entanto, esse inseto peculiar mostrou capacidade de se adaptar e gerar resistência a diferentes tipos de inseticidas. Devido a isso, com o passar do tempo, as opções no mercado foram reduzidas e atualmente existem poucas alternativas para erradicá-lo.

Neste ponto, a maioria dos inseticidas contendo piretróides são considerados inúteis contra esse besouro. O grande problema é que esse tipo de agrotóxico é o mais utilizado no mundo. Por isso, o escaravelho da batata é considerado uma super praga, que pode causar sérias repercussões econômicas se não for controlado logo.

Felizmente, vários cientistas estão desenvolvendo outras alternativas para controlar esse inseto. Graças a isso, diferentes inseticidas sintéticos específicos já estão em fase de testes para erradicar esse besouro e que também apresentam diferentes benefícios ambientais. Embora seja verdade que ainda falte algum tempo para concluir sua produção, esse problema poderá ser resolvido em breve.

Como você pode ver, a presença de espécies invasoras, como o escaravelho da batata, causa muitos danos aos seres humanos e ao meio ambiente. Esta é uma das razões pelas quais a introdução de animais exóticos em novos lugares deve ser evitada a todo custo. Embora possa não parecer, os humanos também se beneficiam do equilíbrio do ecossistema, por isso é fundamental tentar protegê-lo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Göldel, B., Lemic, D., & Bažok, R. (2020). Alternatives to synthetic insecticides in the control of the colorado potato beetle (Leptinotarsa decemlineata Say) and their environmental benefits. Agriculture, 10(12), 611.
  • Mota‐Sanchez, D., Hollingworth, R. M., Grafius, E. J., & Moyer, D. D. (2006). Resistance and cross‐resistance to neonicotinoid insecticides and spinosad in the Colorado potato beetle, Leptinotarsa decemlineata (Say)(Coleoptera: Chrysomelidae). Pest Management Science: formerly Pesticide Science, 62(1), 30-37.
  • Rinkevich, F. D., Su, C., Lazo, T. A., Hawthorne, D. J., Tingey, W. M., Naimov, S., & Scott, J. G. (2012). Multiple evolutionary origins of knockdown resistance (kdr) in pyrethroid-resistant Colorado potato beetle, Leptinotarsa decemlineata. Pesticide Biochemistry and Physiology, 104(3), 192-200.
  • Izzo, V., Chen, Y. H., Schoville, S. D., Wang, C., & Hawthorne, D. J. (2017). Origin of pest lineages of the Colorado potato beetle, Leptinotarsa decemlineata. bioRxiv, 156612.
  • Bolter, C. J., & Jongsma, M. A. (1995). Colorado potato beetles (Leptinotarsa decemlineata) adapt to proteinase inhibitors induced in potato leaves by methyl jasmonate. Journal of Insect Physiology, 41(12), 1071-1078.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.