Escolher o primeiro réptil para adotar

dezembro 23, 2018

O cuidado desses espécimes é mais específico do que o dos animais de estimação mais comuns. No entanto, há espécies cuja manutenção é mais simples que a de outras. Como escolher o primeiro réptil para adotar?

Como escolher o primeiro réptil para adotar?

Apesar do que muitas pessoas podem pensar, a maioria dos répteis são criaturas aptas a se tornarem animais de estimação.

No entanto, não são animais tão comuns como cães ou gatos. Mesmo assim, há várias pessoas que optam por tê-los em casa.

Tenha em mente que todos os répteis, de lagartos a cobras, exigem certos cuidados especiais. Portanto, é importante conhecer algumas de suas características.

Além disso, não esqueça de levar em consideração certos elementos antes de escolher o primeiro réptil para adotar.

O que você precisa saber antes de levar um réptil para casa

Todos os répteis precisam de cuidados básicos e atenção para mantê-los em casa adequadamente. Cuidar de um réptil pode ser mais difícil do que cuidar de mamíferos.

Isso se dá pois, de certa forma, animais mamíferos têm costumes mais similares aos nossos.

Há algumas espécies de répteis que são mais fáceis de cuidar do que outras. Isto deve ser levado em consideração ao escolher o primeiro réptil. Alguns são de simples manutenção e coexistência, ideais para iniciantes.

Entretanto, há outros que exigem mais experiência e conhecimento avançado por parte de seus cuidadores.

Outro fator importante a considerar são os elementos físicos que serão necessários para manter o réptil escolhido em cativeiro.

Dependendo da espécie, o investimento para moradia e sobrevivência pode ser mais ou menos caro.

Espaço, comida e mais fatores

Além de ter os elementos básicos e espaço suficiente para manter um réptil saudável e feliz, vários elementos adicionais são frequentemente necessários.

Não é suficiente apenas comprar uma caixa de plástico ou um terrário. Além disso, sistemas de iluminação ou aquecimento podem ser necessários.

A comida também pode representar uma despesa significativa. Não é a mesma coisa ter como animal de estimação um réptil que consome folhas ou plantas e um que se alimenta de animais vivos.

Se há crianças em casa, também devemos considerar que o réptil que têm por perto atrairá muita atenção, então elas vão querer tocá-lo e abraçá-lo.

Em qualquer caso, ao escolher o primeiro réptil para adotar, é altamente recomendável ir a uma loja especializada.

Além disso, é importante que o vendedor realmente entenda do assunto e dedique tempo ao comprador para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Como vimos, a escolha dependerá de muitos fatores, como a idade do cuidador, o espaço disponível, o orçamento e o tempo que deseja dedicar.

Quais são as espécies mais recomendadas para iniciantes?

As lagartixas

As espécies mais recomendadas para iniciantes no campo dos répteis são as lagartixas. São pequenos lagartos, muito dóceis e fáceis de cuidar. Há tamanhos diferentes, mas a maioria mede apenas alguns centímetros.

escolher o primeiro réptil para adotar

A lagartixa não precisa de muito espaço, já que se alimenta de insetos e não requer muito cuidado. Dessa forma, um simples terrário e um pouco de água serão suficientes.

A iguana

Um dos répteis favoritos e mais vendido nas lojas é a iguana verde. Embora possam ser muito atraentes, é necessário saber que essas iguanas são animais jovens que aumentarão de tamanho.

Apesar de no momento da compra elas medirem entre 20 e 50 centímetros, com o tempo podem chegar a cerca de dois metros.

Para ter uma iguana em casa, é necessário adaptar um terrário que tenha altura suficiente para colocar um tronco que o réptil possa subir. Além disso, a temperatura e a umidade devem ser controladas.

primeiro réptil para adotar

Iguanas comem insetos, frutas, legumes e folhas. Quando são jovens, comem mais do que quando são adultas, e é necessário alimentá-las três vezes por semana.

Se a iguana experimenta uma mudança de cor ou sua pele perde o brilho, pode ser um sinal de um problema de saúde. Nesse caso, será necessário ir a um veterinário.

Camaleões e tartarugas

O camaleão é também um dos favoritos como o primeiro réptil para adotar, e seu cuidado é semelhante ao da iguana. No entanto, eles são animais que ficam muito estressados.

Se você quer ter um réptil para poder tocar muito ou ter em seus braços, o camaleão definitivamente não é o mais adequado.

escolher seu primeiro réptil para adotar

Se o que você está procurando é uma tartaruga, você tem que saber que existem diferentes tipos, cada um com diferentes necessidades em termos de cuidados. As tartarugas da Flórida são as mais econômicas e fáceis de cuidar.