Meu gato balança o rabo: o que isso significa?

Embora pareça que quando um gato balança o rabo está fazendo um movimento aleatório, a verdade é que esse ato tem muitas nuances relacionadas ao estado de espírito do animal. Aprenda aqui como interpretá-los.
Meu gato balança o rabo: o que isso significa?

Última atualização: 13 Dezembro, 2021

Se você mora com um desses animais, saberá que o gato balança o rabo durante a maior parte do tempo. Na verdade, se não fizer isso, é motivo de preocupação. Essa parte do corpo tem uma expressividade que, bem interpretada, dá mais informações do que o resto dos sinais não verbais emitidos por um gato em quase qualquer cenário.

O movimento do rabo (ou sua ausência) permite identificar o momento em que o gato se sente doente. Portanto, e para ajudar você a construir um melhor relacionamento com seu felino, neste artigo vamos apresentar todas as maneiras como um gato balança o rabo e o que significam. Não perca.

Meu gato balança o rabo: movimentos mais comuns

Os movimentos da cauda dos gatos são reflexos inconscientes de seu estado emocional. A tensão, o ângulo ou mesmo pequenos tremores nesse membro são importantes para descobrir o que está se passando pela mente do animal. Embora o resto do corpo geralmente acompanhe esses pequenos gestos, às vezes os outros sinais não são tão fáceis de perceber.

Vamos ver algumas das variantes desse ato.

Um gato balançando o rabo em casa.

Movimentos de chicote

Quando um gato balança o rabo batendo no chão, ou com movimentos semelhantes aos de um chicote, é sinal de que algo o está incomodando ou irritando. Por exemplo, se você estiver acariciando-o e ele começar a chicotear o chão com o rabo, você pode receber um arranhão se não parar, mesmo que não haja nenhum outro aviso.

Movimento no final do rabo

Se o gato estiver balançando apenas a ponta do rabo, provavelmente está focado em alguma coisa. Pode ser uma presa ou um brinquedo se você estiver tentando caçá-lo ou persegui-lo, mas também acontece quando ele começa a ter uma atitude de jogo solitário.

Se ele não estiver brincando ou espreitando, talvez esteja se irritando com algo que está observando no momento.

“Varrer” o chão com a cauda

Esse movimento às vezes é confundido com os chicotes de irritação. Porém, nesse caso, o gato deslizará o rabo pelo chão, sempre tocando a superfície. É uma oscilação que reflete o desejo de brincar ou um intenso interesse por algo. É fácil observá-lo quando o felino está prestes a pular para pegar sua “presa”.

Vibração da cauda

Esse movimento é muito característico, pois é algo como um balançar da cauda que se assemelha a uma vibração. Além disso, o gato a manterá em pé e reta. Todo esse conjunto de sinais indica uma mistura de interesse e emoção positiva do meio social.

Você também verá o mesmo quando o felino marcar uma superfície com urina.

Enrolar com cauda

Os gatos têm uma forma afetuosa de saudar seus entes queridos (humanos ou não) que consiste em enrolar o rabo no outro enquanto esfrega suas costas. Esse comportamento afiliativo é um convite à interação e também uma forma de cumprimentar.

Não balançar o rabo

Quando um gato fica com o rabo totalmente imóvel e flácido e não está dormindo, é um mau sinal. Geralmente indica fraqueza e você verá o aparecimento de outros sinais de letargia ou doença, como posições antálgicas, dormir muito ou um caráter irritável.

Significado das posições do rabo do gato

Quando um gato balança o rabo, não apenas o movimento tem significado, mas a posição do rabo completa a mensagem. Portanto, para interpretar esses comportamentos de forma refinada, você também precisa saber as posições do rabo do gato.

Rabo vertical

Quando o rabo de um gato está ereto, isso indica que ele está com vontade de socializar e que confia nas pessoas ao seu redor. Se o gato se aproximar, será amigável, então é uma boa hora para acariciá-lo e começar um jogo.

Forma de interrogação

É uma variante da cauda vertical que inclui uma curvatura na parte distal, conferindo-lhe uma forma dobrada ou interrogativa. É um convite à convivência, mas à distância, pois o animal costuma esperar que o outro se aproxime.

Rabo franzido

A piloereção no rabo é uma reação instintiva a um estímulo que assusta o gato ou o faz se sentir ameaçado. Você o notará acompanhado de costas arqueadas e também de bufadas e outras vocalizações agressivas.

O objetivo dessa reação é parecer maior e ameaçador para que o perigo se afaste do felino sem ter que recorrer à luta.

Rabo entre as pernas ou perto do chão

O rabo esticado abaixo do nível das costas indica que o gato está com medo ou ansioso. É um medo submisso em que o animal busca se proteger ou passar despercebido em vez de se defender.

Se ele também enfiar o rabo entre as pernas, isso adiciona uma nuance de desconforto ao medo no estado de espírito do animal. Geralmente, essa posição é observada quando o gato está apavorado ou sentindo algum tipo de dor na barriga, nas costas ou na região pélvica.

Enrolar o rabo ao redor do corpo

Um gato sentado ou deitado com o rabo próximo ao corpo está na defensiva, sentindo-se inseguro e protegendo instintivamente o corpo com o rabo. Por ser uma posição de mal-estar geral, é melhor interromper suas interações com o animal até descobrir o que o está incomodando.

Porém, se você observar essa posição por vários dias e o animal apresentar outros sinais estranhos (como se recusar a comer, ficar irritado ou evacuar fora da caixa sanitária), é hora de levá-lo ao veterinário. Os gatos se enrolam em si mesmos e se abraçam com o rabo quando estão doentes e com dor.

Por que meu gato morde o rabo?

Como você pode ver, o rabo é possivelmente a parte mais expressiva do corpo do gato. Se você mora com algum desses animais, interpretar os sinais dessa parte do corpo junto com os outros lhe dará uma ideia global do estado emocional que o felino está naquele momento. Falar sua linguagem corporal é o passo mais básico para garantir seu bem-estar e garantir que você passe momentos inesquecíveis com ele.

Pode interessar a você...
Micralax para gatos: utilizações e contraindicações
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Micralax para gatos: utilizações e contraindicações

O micralax para gatos é um laxante indicado para a prisão de ventre leve e deve ser administrado sob a orientação de um veterinário.