Gato Somali: personalidade e cuidados
O gato somali é um dos felinos mais bonitos que existem. Além disso, é uma dessas raças que, apesar de existirem tantas, é fácil de diferenciar. Você quer conhecê-lo um pouco mais? Hoje vamos lhe contar tudo o que você precisa saber sobre ele. Assim, você saberá se ele seria seu animal de estimação ideal.
Tudo sobre o gato somali
Origem
Ao escutar seu nome, é impossível não pensar na Somália. No entanto, curiosamente, seu nome não tem nada a ver com esse país.
Sua origem está nos Estados Unidos e no Canadá e, ainda que em alguns lugares desses países seja chamado de abissínio, na verdade estamos falando de raças distintas, com diferenças marcantes.
Por exemplo, o pelo do gato somali é mais comprido e duro. Ainda que provenham dos abissínios, no início foram considerados não puros, e não podiam pertencer à raça.
Eles foram se separando até que alguém percebeu o quão bonitos eram, e que com eles seria possível “criar” uma nova raça.
Sua característica mais chamativa é sem dúvidas seu pelo, que pode ser resultado da mistura de abissínios com persas.
Esse, no entanto, é um dado não confirmado. O somali foi reconhecido como raça em 1978 pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Outras associações reconheceram o somali até quatro anos depois.
Características do gato somali
O gato somali tem comprimento médio, mas é muito flexível e musculoso. Pode pesar entre quatro e cinco quilos, e suas costas têm formato arqueado.
Sua cabeça tem forma de cunha, com olhos redondos, focinho chato e orelhas pontiagudas. Elas são largas na base e vão se estreitando para cima.
Seus olhos normalmente apresentam cores intensas e uniformes, que podem ir desde o âmbar até o verde. Eles sempre terão uma mancha mais escura do que o resto dos pelos abaixo dos olhos.
Suas patas são compridas, com pés estreitos e ovalados. No entanto, são firmes, e permitem que eles possam realizar movimentos com sua flexibilidade incrível. Seu rabo é peludo, comprido e com uma base larga que vai se estreitando na ponta.
Sobre seu pelo, um dos aspectos mais chamativos e atraentes deste gato, tem comprimento médio e muito fino, mas brilhante e sedoso.
É impossível não querer se aproximar para acariciá-lo. Essa pelagem tão especial está em todo seu corpo. Muitas pessoas comparam seu rabo com o das raposas.
As cores aceitas são o chocolate, o cinza azulado, canela, prata escuro ou prata chocolate. Não têm listras, mas podem apresentar manchas no pelo em várias áreas do corpo, especialmente no peito e na parte interior das pernas.
Caráter e personalidade
O gato somali é muito brincalhão e sociável, além de ativo e atlético. Isso faz com que seja necessário que ele pratique exercícios continuamente. Eles devem ser parte de sua vida, e se você não tiver um espaço para isso, será preciso sair com ele.
Por este fator, o tipo de casa tem papel muito importante, já que o gato somali não é um felino para ficar em apartamentos pequenos, com espaço reduzido.
Ele precisa de um lugar em que possa se mover amplamente. É dócil, paciente e nada possessivo, qualidades ideais para estar com crianças e com outros pets.
Cuidados
O que mais demanda cuidados neste gato com certeza são os pelos. Será preciso escová-lo toda semana e fazer isso diariamente na época da muda.
Além disso, não há nada especial, que outras raças também não necessitem, como a limpeza dos olhos e orelhas, os banhos e as visitas ao veterinário para estar em dia com as vacinas e as desparasitações.
Você acha que o gato somali é o animal de estimação ideal para você?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.