Habitat do albatroz-de-laysan
Hoje vamos falar de uma família especial entre os albatrozes: o albatroz-de-laysan. Considerada uma das espécies mais representativas do arquipélago havaiano, atualmente a sobrevivência dessas aves está ameaçada.
Características do albatroz-de-laysan
Descrito pela primeira vez em 1893, o albatroz-de-laysan (Phoebastria immutabilis) é uma espécie de tamanho médio, com aproximadamente 80 centímetros. São aves que poderiam muito bem ser confundidas com gaivotas, mas que, quando observadas em maior detalhe, apresentam características distintas.
A parte posterior do seu corpo varia do cinza ao preto. No entanto, esses tons mudam para um branco brilhante na cabeça, barriga e partes inferiores do corpo. Cabe destacar a presença de uma cor acinzentada ao redor dos dois olhos, o que lhes dá uma aparência realmente curiosa.
Também é surpreendente a envergadura de suas asas quando elas estão abertas, podendo atingir até dois metros de comprimento.
Habitat e distribuição
Estamos diante de um pássaro que nidifica em mais de 16 locais diferentes. Sua distribuição majoritária, como já mencionamos, está localizada nas ilhas do noroeste do Havaí. Além disso, espécimes desses albatrozes já foram observados em outras ilhas menores dos Estados Unidos, e há até mesmo pequenas populações em regiões do Japão e do México.
No entanto, é na ilha de Laysan que podemos encontrar a colônia mais abundante, razão pela qual ele recebe esse nome. A segunda maior população dessas aves está localizada no Atol Midway, no Pacífico Norte.
Atualmente, existem cerca de 590.000 casais reprodutores. Apesar de ser um número relativamente alto, sua densidade populacional não se aproxima da observada no início do século XX.
O albatroz-de-laysan geralmente prefere a vida em mar aberto, e é lá que eles procuram alimento. São aves de hábitos noturnos e, durante a noite, elas se dedicam à pesca de cefalópodes, o principal componente da sua dieta. O restante da sua alimentação se baseia em peixes pequenos, invertebrados e crustáceos.
O albatroz-de-laysan está em perigo?
Conforme mencionamos anteriormente, a população atual dessa espécie está abaixo da sua máxima já registrada. A coleta de penas e ovos no início do século XX reduziu o seu número drasticamente.
Técnicas de pesca agressivas, tais como redes de arrasto e pesca com palangre, também contribuíram para essa redução.
Acredita-se também que a poluição humana dos mares e o aumento do nível do mar estejam contribuindo para o desaparecimento do albatroz-de-laysan.
Portanto, apesar do número de espécimes ter aumentado nas últimas décadas, essa espécie é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como ‘quase ameaçada’.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gray, H., Lattin, G. L., & Moore, C. J. (2012). Incidence, mass and variety of plastics ingested by Laysan (Phoebastria immutabilis) and Black-footed Albatrosses (P. nigripes) recovered as by-catch in the North Pacific Ocean. Marine pollution bulletin, 64(10), 2190-2192.
- Pitman, R. L., Walker, W. A., Everett, W. T., & Gallo-Reynoso, J. P. (2004). Population status, foods and foraging of Laysan albatrosses Phoebastria immutabilis nesting on Guadalupe Island, Mexico. Marine Ornithology, 32(2).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.