Logo image
Logo image

As joaninhas e o controle de pragas

4 minutos
As joaninhas são insetos que devemos atrair para nossas plantas para controle de pragas. Aqui vamos descobrir o porquê.
As joaninhas e o controle de pragas
Miguel Mata Gallego

Escrito e verificado por o biólogo Miguel Mata Gallego

Última atualização: 16 fevereiro, 2023

As joaninhas são um grupo de insetos que chamam a atenção devido ao seu formato colorido e curioso. Além disso, podem ser excelentes aliadas no controle de certas pragas no jardim.

Por mais estranho que pareça, a presença de um inseto pode, por sua vez, anular a ação deletéria de outras espécies que prejudicam a indústria agroeconômica. Se você quiser saber mais, continue a leitura deste artigo.

Uma grande família de insetos

As joaninhas são espécies comuns em campos, pomares e jardins. Este inseto de hábitos diurnos pode ser encontrado em todos os continentes e latitudes, exceto no Ártico, onde as temperaturas gélidas impedem seu desenvolvimento (como ocorre com a maioria dos insetos).

Embora todas as joaninhas possam parecer muito semelhantes entre si, não devemos nos confundir: estima-se que existam cerca de 5 mil espécies de joaninhas dentro da família Coccinellidae.

Esta família está dentro da ordem Coleoptera, o grupo de animais com as espécies mais conhecidas, que inclui besouros e escaravelhos.

A joaninha, desde a antiguidade, é um inseto muito apreciado pelos agricultores. Mas por que elas são tão importantes para o controle de pragas? A chave parece estar em seu ciclo de vida. Na próxima seção, explicamos para você.

Some figure

O ciclo de vida da joaninha

Como a maioria dos insetos, as joaninhas sofrem metamorfose durante seu ciclo de vida. Na primavera, as fêmeas põem ovos na parte inferior das folhas das plantas.

Esses ovos são alongados e de cor amarela característica. Logo após, as larvas eclodem, alongadas e escuras. Pouco a pouco, essas larvas aumentam de tamanho e mudam de forma para se tornarem pupas.

Todo este ciclo, como sempre, é influenciado pelas estações do ano: a eclosão dos ovos ocorre na primavera e a transição para a idade adulta no início do verão. No inverno, as joaninhas procuram abrigo sob folhas caídas ou cascas de árvores.

Por fim, tornam-se adultos com sua característica cor vermelha com manchas, fechando assim o ciclo. Essa cor serve como defesa contra pássaros e outros predadores, dando-lhes uma aparência venenosa, apesar de serem inofensivas.

Este não é o único caso em que um animal inofensivo imita outro mais perigoso que ele, porque no mundo natural as adaptações para maximizar a sobrevivência se revelam de inúmeras formas.

A alimentação das larvas

É nas larvas que encontramos essa grande capacidade de controle de pragas. Os adultos geralmente colocam seus ovos perto dos ninhos de pulgões, cochonilhas e outros insetos que são prejudiciais ao jardim ou pomar.

As larvas das joaninhas são devoradoras vorazes desses insetos, podendo comer 150 pulgões por dia.

Assim, esses pequenos exemplares de joaninhas jovens podem nos ajudar a evitar a proliferação de pulgões, um inseto muito prejudicial às plantas, pois se alimenta de suas folhas e caules. Desde os tempos antigos, os agricultores consideravam benéfica a presença de joaninhas em suas plantações.

O uso de controladores biológicos de pragas, como joaninhas, está em ascensão. Ao contrário dos inseticidas, eles não têm efeitos nocivos ao meio ambiente e são um método simples e eficaz para garantir o bom crescimento de plantas de jardim ou pomar.

Além disso, ao usar esses animais em vez de inseticidas, ajudamos a proteger a biodiversidade de insetos, pois não haveria produtos químicos atacando outras espécies inofensivas.

Como podemos atrair joaninhas para nosso jardim ou pomar?

Para tornar o controle de pragas mais eficaz, podemos seguir uma série de dicas para atrair joaninhas para a área de interesse. Algumas delas são as seguintes:

  1. Comprar joaninhas. Algumas lojas especializadas vendem esses insetos para deixá-los crescer no jardim. Em particular, a joaninha-dos-7-pontos (Coccinella septempunctata) é muito eficaz como comedora de pulgões.
  2. Se introduzirmos este tipo de insetos, é melhor evitar o uso de pesticidas. Esses produtos químicos comumente usados podem ser prejudiciais para a população de joaninhas. Além disso, é melhor esperar um pouco desde a última vez que os produtos químicos foram aplicados para introduzir esses insetos.
  3. Claro, você tem que aprender a reconhecer as larvas de joaninha, que são de cor escura e alongadas, e não eliminá-las.

Embora as joaninhas também sejam boas para proteger as plantas de interior, é improvável que estabeleçam colônias tão bem quanto ao ar livre.

Some figure

Em suma, as joaninhas são um inseto que devemos tentar atrair para nossas plantas. Como controlam pragas de insetos prejudiciais, elas evitam o uso de pesticidas que poluem o meio ambiente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • https://www.agronewscastillayleon.com/mariquitas-un-insecticida-natural-contra-los-pulgones
  • https://www.bbc.com/mundo/noticias/2014/04/140408_curiosidades_mariquitas_internet_en
  • http://bioaccio.com/es/servicios/control-plagas-enfermedades-plantas/
  • Carballo, M., & Guharay, F. (2004). Control biológico de plagas agrícolas. España: Edit. Managua.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.