A lagartixa-leopardo e sua criação em terrários

outubro 7, 2019
A lagartixa-leopardo é um daqueles lagartos reconhecidos por causa do seu padrão peculiar. Cuidar desse animal é muito simples e não requer muito esforço.

A busca por animais de estimação exóticos está mais em alta do que nunca. Por isso, se você é um daqueles que gosta de répteis exóticos, vai querer ter uma lagartixa-leopardo na sua casa.

A lagartixa é um dos répteis mais fáceis de cuidar. Por isso, com algumas dicas, você pode tornar a vida desse animal agradável e descontraída, como a maioria dos lagartos gosta.

Entretanto, lembre-se de que eles são animais noturnos e de que você verá pouca ou nenhuma atividade ao longo do dia.

Por outro lado, se você quiser que a lagartixa-leopardo se reproduza, você deve considerar os seguintes aspectos para que tudo corra bem e para que a reprodução tenha uma chance maior de sucesso.

Reprodução da lagartixa-leopardo

A lagartixa-leopardo é um pequeno lagarto que pode viver até 20 anos. Entretanto, a partir dos seis meses de idade esse animal começa a amadurecer sexualmente.

Para que tudo corra bem, é aconselhável introduzir a fêmea no terrário do macho. Se houver o período de cio de ambos, eles vão acasalar.

Criação da lagartixa-leopardo

Para impressionar a fêmea, o macho da lagartixa sacode vigorosamente o rabo e dá pequenas mordidas para estimulá-la. Quando a fêmea é receptiva, o macho inicia a relação sexual, que costuma ser muito eficaz.

Após 21 dias, a fêmea vai pôr até três ovos por até quatro vezes. É aconselhável adicionar uma superfície úmida no terrário, com material semelhante à fibra de coco. Assim, ela se sentirá mais confortável e tranquila, como na natureza, além dos ovos não serem danificados.

Depois que a fêmea deposita todos os ovos, há duas opções. Em primeiro lugar, é possível controlar a umidade e a temperatura do terrário e manter os ovos lá dentro. Se preferir, é possível retirar os ovos do terrário e colocá-los em uma incubadora.

O mais aconselhável é a segunda opção. Afinal, às vezes os filhotes são comidos pelos pais assim que nascem. Além disso, a lagartixa-leopardo não contribui em nada para o bem-estar dos filhotes.

Formato do terrário

A coisa mais importante para a lagartixa-leopardo viver e se reproduzir normalmente é manter um nível de umidade de pelo menos 70%. Por ter apenas 25 centímetros de comprimento, esses animais não precisam de um terrário muito grande, mas sim com as condições ideais.

O ideal é escolher um terrário de vidro, com pelo menos 50 centímetros de comprimento. Entretanto, o terrário não precisa ser muito alto porque eles passam a maior parte da vida no chão.

Você deve oferecer um esconderijo ou incorporar algum tipo de vegetação sob a qual o animal possa se esconder.

Terrário para lagartixa-leopardo

O substrato ideal é a areia, mas é possível comprar bases muito mais fáceis de limpar em lojas especializadas que cumprem a mesma função. Ter um pouco de vegetação decorativa ajudará o animal a remover os restos da troca de pele e proporcionará abrigo a ele no terrário.

Em relação à iluminação, a lagartixa-leopardo não é um lagarto que precisa de raios ultravioleta. Portanto, não é muito importante haver muita luz durante o dia. Por outro lado, a luz é importante à noite pelo simples fato de ser quando o animal realiza a maior parte de sua atividade.

A luz que deve ser emitida pela lâmpada noturna precisa imitar a da lua. Ou seja, a iluminação deve ser fraca e fria. Assim, a lagartixa vai se sentir confortável no terrário.

A temperatura ideal do terrário é de 28 graus, mas pode variar entre 24 e 32 graus sem problemas. Ou seja, a lagartixa suporta bem essa amplitude térmica.

O ideal é colocar a fonte de calor em um lado do terrário para criar duas áreas com temperaturas diferentes. Assim, o próprio animal escolherá o ponto exato de que precisa a cada momento.

Conclusão

Com essas dicas, a lagartixa-leopardo terá uma vida plena. Sobretudo, é importante que o ambiente seja tranquilo, pois os répteis odeiam sustos.

Assim, você vai poder aproveitar a companhia de um animal bonito e interessante que não emitirá um único ruído.

  • Tienda animal. David Briz. Cuidados y mantenimiento del gecko leopardo. Sacado de: tiendanimal.es/articulos/cuidados-y-mantenimiento-del-gecko-leopardo/
  • Web consultas. Salud y reproducción del gecko leopardo. Diana Oliver. 2016. Sacado de webconsultas.com/mascotas/animales-exoticos/salud-y-reproduccion-del-gecko-leopardo
  • Kiwoko Mundo animal. Aprende todo lo que necesitas saber para cuidar del Gecko leopardo. 2010. Sacado de: kiwoko.com/blogmundoanimal/gecko-leopardo-una-lagarto-peculiar/