O que os lagartos comem?

Embora os insetos constituam quase toda a dieta dos lagartos, você deve ter cuidado e compreender que nem todas as espécies de lagartos comem os mesmos insetos.
O que os lagartos comem?

Última atualização: 18 Abril, 2021

“Lagarto” é um termo que inclui mais de 3800 espécies de répteis, quase todas pertencentes às famílias Lacertidae e Gekkonidae. Como acontece com qualquer outro animal, cada espécie tem características e necessidades diferentes, mas quando falamos sobre o que os lagartos comem, a maioria tem a mesma base alimentar.

Esses répteis são insetívoros e preferem que sua comida esteja viva quando consumida. Eles não sentem atração por animais mortos, porque em seu habitat natural não são necrófagos. São répteis presentes na maioria dos ecossistemas, principalmente nos tropicais, mas também vivem em áreas áridas e secas.

Como os lagartos devem ser alimentados?

A natureza dos lagartos é predatória e, portanto, sua atividade favorita deve ser sempre incentivada: a caça. No caso de ter um desses répteis como animal de estimação, é importante encorajar seus instintos de caça com um alimento que está vivo.

Essa atividade irá ajudá-los a manter a forma e não ficar acima do peso. A obesidade em répteis domésticos é fácil de identificar, pois seu abdômen aumenta além do tamanho normal – e é então que você deve reduzir as porções de comida. Além disso, você deve tentar colocar pequenas presas espalhadas em seu terrário a cada 3 ou 4 dias.

Os principais predadores de lagartos são as aves e, em alguns casos, outros répteis maiores.

Lembre-se que limpar o espaço onde o réptil vive é outro aspecto essencial para o seu bem-estar. É necessário retirar as presas mortas que não foram consumidas e limpar a água constantemente para evitar o surgimento de fungos ou bactérias. Da mesma forma, é importante ter em mente que nem todos os lagartos comem as mesmas coisas e nas mesmas quantidades.

O que os lagartos comem?

Quais alimentos os lagartos comem?

Em primeiro lugar, é essencial saber qual é a espécie exata de seu lagarto. Nem todos consomem os mesmos insetos e alguns têm predileção por alguns específicos, principalmente formigas. No entanto, também é importante conhecer a espécie do réptil para o caso de o animal apresentar complicações em seu estado de saúde. Um profissional da área pode ajudar você a identificá-la.

A expectativa de vida de um lagarto é estimada entre 6 e 10 anos em seu ambiente natural.

Em segundo lugar, é importante esclarecer que a alimentação desses animais é proporcional ao tamanho de seu corpo. Isso significa que quanto menor o lagarto, menor deve ser sua presa. Dessa forma, evita-se que o animal engasgue, independentemente da idade ou do tamanho.

A partir desses 2 fatores, verifica-se que entre os insetos preferidos por esses animais estão moscas, cupins, vermes, baratas, aranhas e gafanhotos, entre outros. Foi observado que eles têm uma predileção por invertebrados voadores, já que sua caça estimula ainda mais seus instintos predatórios e sua atividade física.

Como discutido acima, é importante manter as presas vivas para que o lagarto não rejeite a comida e não acabe morrendo por inanição. Para o alívio de qualquer tutor, atualmente essas presas podem ser encontradas em lojas de animais. Um inseto de rua nunca deve ser oferecido como alimento a um réptil, pois pode estar infectado por produtos químicos nocivos.

Dicas para criar lagartos em casa

Em geral, esses animais não são agressivos e são muito esquivos. Se você quer um animal de estimação para acariciar e brincar, deve sempre descartar um réptil. Apesar disso, com o cuidado e a atenção necessários, muitos lacertídeos podem ser uma companhia por um longo período de tempo. Aqui estão algumas dicas para o seu cuidado:

  • Se o seu lagarto viver em um ambiente livre, é aconselhável deixar a comida em um recipiente plano em uma área abrigada. O animal vai procurar a comida quando achar necessário.
Um lagarto ocelado abrindo a boca.

Como você pode ver, os lagartos são animais inofensivos que não exigem grandes esforços para sua manutenção. Depois de identificar o que os lagartos sob seus cuidados comem, basta higienizar o ambiente do cativeiro para que fique sempre limpo. Lembre-se de que a regulação da umidade e da temperatura para cada espécie também são fatores importantes.

Pode interessar a você...
Os répteis têm fungos?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os répteis têm fungos?

Os répteis têm fungos e desenvolvem micose. E, embora seu diagnóstico não seja fácil, há cada vez mais informações a respeito.



  • Santamaría, S., Enoksen, C. A., Olesen, J. M., Tavecchia, G., Rotger, A., Igual, J. M., & Traveset, A. (2020). Diet composition of the lizard Podarcis lilfordi (Lacertidae) on 2 small islands: an individual-resource network approach. Current Zoology, 66(1), 39-49.
  • Valido, A., Nogales, M., & Medina, F. M. (2003). Fleshy fruits in the diet of Canarian lizards Gallotia galloti (Lacertidae) in a xeric habitat of the island of Tenerife. Journal of Herpetology, 37(4), 741-747.
  • Mateo, J. A., & López-Jurado, L. F. (1997). Dental ontogeny in Lacerta lepida (Sauria, Lacertidae) and its relationship to diet. Copeia, 1997(2), 461-463.