Martim-pescador: em quantos grupos essas aves estão divididas?

O martim-pescador mergulha na água em alta velocidade para pegar o seu principal alimento: o peixe.
Martim-pescador: em quantos grupos essas aves estão divididas?

Última atualização: 18 janeiro, 2020

Você pode conhecê-los pelo seu nome ‘popular’ de pescadores, mas eles são oficialmente chamados de martim-pescador. Estes pássaros coloridos de tamanho pequeno ou médio vivem quase em todo o mundo e são divididos em vários grupos. A seguir, vamos explicar quais são esses grupos.

Características gerais do martim-pescador

Também chamados de alcedines, guarda-rios ou martim-pescador, são pássaros de cabeça grande, bicos longos e pontudos, caudas largas e pernas muito curtas. Na maioria dos casos, o martim-pescador tem penas coloridas e impressionantes, e quase não há diferença entre os sexos.

Nem mesmo as espécies ‘gigantes’ excedem meio quilo de peso ou 50 centímetros de comprimento. Eles também têm olhos escuros que permitem que enxerguem muito bem, mesmo com movimentos restritos.

Para poder ver os lados, eles precisam mover a cabeça, mas isso é compensado pela capacidade de conhecer de relance a profundidade das águas e por ter uma membrana ou placa óssea especial que os protege da água quando o impacto ocorre em alta velocidade.

O martim-pescador geralmente habita áreas tropicais e florestas. Alimenta-se principalmente de peixes, que ele caça mergulhando em alta velocidade.

Características gerais do martim-pescador

Para montar o seu ninho, o martim-pescador cava túneis em encostas arenosas nas margens de lagos ou rios. Além disso, eles são conhecidos por serem monogâmicos e muito territoriais. Os ovos são brancos e brilhantes, e uma gravidez comum produz entre três e seis ovos, que são incubados pelo pai e pela mãe.

Embora sejam pássaros um pouco esquivos com os seres humanos, eles são muito presentes em diversas culturas, principalmente devido às suas penas e comportamentos impressionantes. Em algumas tribos nativas o martim-pescador é um pássaro sagrado, protetor do mar e das ondas.

Quantos grupos de martim-pescador existem?

Até os anos 90, dizia-se que os alcedines formavam uma única família. No entanto, as 90 espécies foram divididas em três grupos diferentes: alcedinídeos, halídeos e cerilídeos. As principais características de cada um são:

1. Alcedinídeos

Os membros desta família estão localizados em toda a África, Leste e Sul da Ásia (de onde, supostamente, vieram), Austrália e Europa. São pássaros compactos, com cabeças grandes, bicos longos ‘chatos’ e pontudos e muito coloridos, predominando a cor azul.

Quantos grupos de martim-pescador existem?

Alimentam-se de aranhas, insetos, girinos, sapos, lagartos e invertebrados aquáticos. Eles podem mergulhar na água em queda livre depois de passarem um tempo empoleirados em um galho, esperando o momento certo para conseguir a comida.

Alguns dos representantes dos alcedinídeos são: o martim-pescador comum , martim-pescador de Blyth, alcedo cyanopectus, ceyx erithaca, Martim-pescador do rei Tomé e Martim-pescador-príncipe.

2. Halídeos

É o grupo mais numeroso dentro dos alcedinos, pois é composto por quase 60 espécies. Surgiram na Indochina e de lá se espalharam para outras partes do planeta, principalmente Ásia e Austrália. Eles preferem florestas tropicais e bosques como habitats.

Halídeos

Embora sejam chamados de ‘pescadores’, na verdade não são especialistas nessa técnica de caça. Seu procedimento para conseguir comida é a perseguição. A dieta dos halídeos consiste em invertebrados, minhocas, insetos, aranhas e pequenos vertebrados.

Nesse grupo, podemos destacar o martim-pescador-pequeno, o picopala, o martim-pescador Celebes e o martim-pescador anzol.

3. Cerilídeos

O último dos grupos ou famílias de alcedines consiste apenas em nove espécies (seis delas americanas). São eles: o guarda-rios da África, com crista, com cinto, grande,  arlequim, da Amazônia, verde, mata e anão.

Cerilídeos: martim-pescador

Eles são especialistas na captura de peixes, ao contrário dos outros martins e, embora os primeiros espécimes tenham surgido na África, foi na América que eles puderam se estabelecer e se desenvolver.

Cada um dos três grupos de Alcedines tem características interessantes. No entanto, eles são muito semelhantes em termos de costumes, tamanho e comida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Biswas, J. K., & Rahman, M. M. (2012). Status, Habitats and Threats of Kingfishers in Chitttagong University Campus. Bangladesh J. Environ. Sci.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.