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O que é um mascote corporativo?

4 minutos
O mascote corporativo ajuda o público a se identificar com a filosofia de uma marca, de modo que ela seja entendida como parte da sua maneira de ser, e não simplesmente como algo comercial.
O que é um mascote corporativo?
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Faz muitos anos que grandes marcas internacionais optaram por expressar a sua essência através de um personagem que cative o público. Os resultados explicam por que um dos conceitos de marketing mais atrativos e eficazes é o do mascote corporativo.

Com a tecnologia disponível hoje em dia, é possível criar personagens muito mais atraentes, todos com movimentos e expressões mais reais que conseguem interagir com o público.

Não devemos nos esquecer de que, em um mercado digital cada vez mais competitivo, conquistar a confiança e a empatia do público é uma vantagem muito importante.

O que é um mascote corporativo?

Os mascotes corporativos, também conhecidos como mascotes publicitários, são personagens especialmente projetados para representar determinadas marcas.

Através deles, as empresas conseguem construir uma personalidade que é transmitida ao público em suas campanhas publicitárias, e que geralmente falam com as suas emoções e senso de humor.

Um mascote corporativo não é usado apenas para vender produtos ou promover serviços. Sua principal função é a de interagir com o público para comunicar a proposta de valor de uma marca.

A ideia é mostrar aquele ‘algo a mais’ que ela tem a oferecer e que contribui com um valor ou um benefício para o dia a dia dos seus clientes.

Desta forma, quando são projetados e usados de forma inteligente, esses personagens podem se tornar o emblema das marcas.

Na verdade, alguns mascotes corporativos são tão bem-sucedidas que se tornam mais representativos do que o logotipo, e tão importantes quanto o nome de uma empresa.

Exemplos de mascotes corporativos

Para analisar como um bom mascote corporativo pode ser emblemático e à prova do tempo, selecionamos quatro personagens que conseguiram se tornar a cara e a alma das marcas que representam. Vejamos a seguir os mascotes publicitários mais famosos dos últimos anos:

1. Mickey Mouse, o emblema da Disney

Talvez Mickey tenha sido originalmente pensado como o personagem principal das primeiras histórias de Walt Disney. No entanto, a sua maneira de se expressar e o carisma que despertou no público rapidamente o transformaram no mascote corporativo da Disney.

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Mickey fez a sua primeira aparição na década de 20 no curta-metragem O Vapor Willie. Após mais de 90 anos de sua criação, o ratinho carismático ainda está presente na mente do público e é, sem dúvida, o emblema de sua marca.

2. O coelho incansável da Duracell

Após a sua primeira aparição na televisão durante a década de 1970, o coelhinho da Duracell conseguiu captar a atenção do público quase instantaneamente.

Com uma aparência meiga e comportamento cheio de energia, este personagem foi cativando o público de todas as idades, fazendo um sucesso especial entre as crianças. Devemos nos lembrar de que os coelhos são animais de estimação muito populares entre elas.

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Através do seu coelhinho rosa, a Duracell foi capaz de transmitir que oferece não apenas pilhas, mas uma energia inesgotável. Quem de nós nunca quis se sentir mais vivo e ter mais energia para enfrentar os compromissos diários?

3. Tigre Tony, o mascote corporativo da Kellogs

Se voltarmos algumas décadas no tempo, veremos que o hábito de comer cereais açucarados é relativamente novo na nossa cultura. Na verdade, poderíamos considerá-lo como um dos exemplos da globalização do American Way of Life.

Some figure

O tigre Tony foi criado para gerar simpatia nas crianças, que costumam ser o público mais fiel deste produto.

A sua compleição física e comportamento aventureiro são projetados para transmitir a ideia de que os seus cereais têm mais do que açúcar e carboidratos: eles são uma fonte de energia e força. Apesar de esses dados serem discutíveis, o sucesso do Tigre Tony não é.

4. Ronald McDonald

Sem dúvida, não poderíamos deixar Ronald McDonald de fora da nossa lista. Esta também é a oportunidade perfeita para esclarecer que nem sempre um mascote corporativo precisa ser um animal.

De fato, o palhaço mais famoso de todos os tempos conseguiu comunicar, através de muitas décadas, que o McDonald’s é sinônimo de felicidade.

Posteriormente, também foi usado para despertar o senso de solidariedade dos consumidores, através das campanhas para beneficiar a Fundação Ronald McDonald, por exemplo.

Mais uma vez, embora os efeitos deste tipo de alimento sobre a saúde sejam controversos, certamente o uso do seu mascote corporativo em sua estratégia de marketing é inesquecível. 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Es.scribd.com/document. 2005. Mascota, identidad organizacional. Extraído de:https://es.scribd.com/document/163706791/La-mascota-representacion-grafica-de-la-identidad-organizacional-pdf
  • Universidad de Londres. Diseño de la identidad corporativa. Extraído de: https://nuqleo.files.wordpress.com/2011/11/diseno_identidad_corporativa_londres.pdf

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