Logo image
Logo image

O orangotango de Sumatra: características físicas

3 minutos
O orangotango de Sumatra é muito semelhante aos humanos, porque anda ereto, usa ferramentas e tem uma vida social intensa. Por ser tão pacífico e ter seu habitat destruído, está em perigo crítico de extinção.
O orangotango de Sumatra: características físicas
Última atualização: 13 abril, 2019

Costuma-se dizer que este é o primata mais parecido com o homem devido ao seu tamanho, sua postura ereta e certos comportamentos. Neste artigo contaremos tudo o que você precisa saber sobre o orangotango de Sumatra, uma das subespécies desse gênero.

Características físicas do orangotango de Sumatra

Seu nome científico é Pongo abelii e é uma das três subespécies da família dos orangotangos. No caso dessa espécie, só habita o norte da ilha de Sumatra e é bastante difícil encontrá-lo.

Pode-se perceber um certo dimorfismo sexual no orangotango de Sumatra – como na maioria dos primatas – porque os machos são maiores e mais pesados: cerca de 140 centímetros de altura e 90 quilos de peso contra 90 centímetros e 45 quilos das fêmeas).

Se compararmos o orangotango de Sumatra com as outras duas subespécies, ele é mais magro e sua face é mais alongada. Além disso, a cor da pele é de um tom avermelhado mais claro.

Some figure

Comportamento e alimentação

O nome comum da espécie (orangotango) é baseado em duas palavras locais: orang, que significa pessoa, e hutan, que significa floresta. Portanto, ele é a ‘pessoa da floresta’. Isto se deve a certos comportamentos.

Já foram observados exemplares desta espécie usando ferramentas. Por exemplo, retirar um galho de árvore, remover os pequenos ramos e rasgar uma de suas extremidades para usá-lo como se fosse uma pá para encontrar cupins “escondidos”.

Eles também podem usar o mesmo bastão para afastar as abelhas de um favo de mel e alcançar o mel (como se fosse uma colher). Eles já foram vistos formando recipientes com folhas ou outros materiais para coletar água da chuva e beber mais tarde.

Outro curioso comportamento do orangotango de Sumatra está relacionado ao seu deslocamento pelas árvores. Ele usa os ramos para ir de uma árvore a outra e se proteger do seu predador principal (o tigre de Sumatra), usando movimentos lentos e oscilantes.

Some figure

Esta espécie é principalmente frugífera e prefere frutas grandes e carnudas. Complementa sua dieta com insetos como cupins ou formigas, folhas e cascas.

Muito ocasionalmente, os orangotangos de Sumatra podem consumir carne, mas não demonstram uma “necessidade” ou um instinto para caçar outros mamíferos. É uma adaptação e uma alternativa à escassez sazonal de frutas. Quando isso acontece, uma fêmea pode matar um lóris adulto ou idoso e comê-lo, dividindo com seus filhotes.

Estado atual do orangotango de Sumatra

Esta espécie se encontra em estado crítico de extinção devido à derrubada da mata nativa, à conversão de florestas em lavouras ou plantações de palmeiras – para a indústria alimentícia – e, é claro, à caça ilegal (o mercado ilegal de animais de estimação e animais silvestres).

Isso significa que a população de orangotangos de Sumatra deve estar confinada ao extremo norte da ilha, na província de Aceh. Felizmente, foram criados um santuário e um parque nacional (Gunung Leuser) para proteger esse primata.

O trabalho de reabilitação e reintrodução de exemplares cativos ou deslocados e a proteção do habitat da floresta estão dando resultados, embora um pouco lentos. Acredita-se que dentro de aproximadamente 20 anos as espécies não estarão mais em perigo crítico de extinção e passarão para a lista de ‘vulneráveis’.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Wich, S. A., Utami-Atmoko, S. S., Mitra Setia, T., Rijksen, H. D., Schürmann, C., van Hooff, J. A. R. A. M., & van Schaik, C. P. (2004). Life history of wild Sumatran orangutans (Pongo abelii). Journal of Human Evolution. https://doi.org/10.1016/j.jhevol.2004.08.006

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.