O que fazer quando uma cadela grávida se recusa a comer?

· março 31, 2019
Talvez mudar a dieta ou adotar uma alimentação mais leve, juntamente com um pouco de exercício, resolva a falta de apetite de uma cadela durante a gravidez. Em último caso, pode ser necessário ir ao veterinário.

Se o nosso cão não tem apetite, nos preocupamos, o que é normal. Entretanto se a nossa cadela grávida não comer, a preocupação aumenta ainda mais. Afinal, isso não só coloca em risco a vida do nosso animal de estimação, mas também a dos futuros filhotes. Você quer saber o que fazer nesta situação? Vamos ver neste artigo.

Por que minha cadela grávida se recusa a comer?

Como sempre dizemos, antes de tentar resolver um problema, devemos descobrir a causa dele. Neste caso, é essencial saber quais são as razões que levam ao nosso cão não querer comer.

A primeira coisa a entender é que, embora ela seja uma cadela, sua gravidez não difere muito da do ser humano. Portanto, seus hormônios variam drasticamente, náuseas aparecem, peso, calor e muitos outros fatores influenciam seu humor e apetite.

cadela Labradora prenha

Assim, devido a estas razões, é muito provável que uma cadela grávida não queira comer por algumas horas ou mesmo por alguns dias.

Isso não deve nos alarmar mais do que a conta. Náuseas, especialmente, são uma das principais razões pelas quais nosso animal de estimação recusaria alimentos.

Naturalmente, esses sintomas serão normais desde que apareçam após a terceira semana de gravidez. Se isso acontecer antes, é melhor que você vá ao veterinário, porque a causa pode ser mais grave.

Outra razão pode ser que, à medida que a atividade física diminui, suas porções de comida também diminuem. Quando você olha para a sua tigela, verá que ela está comendo menos do que o normal.

Entretanto, isso não significa um problema maior. Também pode ser que, devido a mudanças no corpo, ela não goste do sabor da comida ofertada.

Você também pode se interessar pela leitura: Como prevenir parasitas em cães e gatos?

O que eu faço se minha cadela grávida não quiser comer?

Uma vez que identificamos algumas das causas mais conhecidas pelas quais uma cadela grávida não come, é hora de agir para resolver o problema.

Embora algumas das causas não sejam de grande preocupação, é verdade que, depois de um tempo, isso se torna um perigo para mães e bebês, então é hora de agir.

Aqui estão algumas dicas que você pode seguir se sua cadela grávida não comer:

Coloque porções menores

Você já sabe que as mulheres grávidas às vezes ficam enjoadas, por assim dizer, com a comida. É possível que, se a sua cadela passar por um momento como este e vir muita comida em seu prato, ela fique enjoada e não queira nem chegar perto dele. Você pode tentar colocar pequenas porções em vários momentos do dia.

Mude a ração

Se você acha que sua cadela não está gostando da ração, tente encontrar outra com um sabor diferente. Se o que você tem é frango, mude para vitela ou peixe. Pergunte em uma loja veterinária se existe uma ração especializada para cadelas grávidas.

Adote uma dieta mais suave

Se mesmo depois de mudar a ração, sua cadela grávida não comer, experimente a dieta BARF. Talvez uma mudança seja o que você precisa.

Leia também: Método clicker de adestramento

Limpe uma vez por dia as vasilhas de comida e água

Tanto o alimentador quanto o bebedor devem estar limpos e sempre ter comida e água fresca. As cadelas grávidas tornam-se mais delicadas com a questão da limpeza.

Tente fazer com que sua cadela grávida se exercite

Se você acha que a falta de apetite da sua cadela pode ser devido à falta de exercício, tente mudar a rotina e adicionar mais exercícios a ela.

Andar a pé não é ruim para cadelas grávidas, pelo contrário. Faça caminhadas longas e lentas com ela e veja se isso aumenta seu apetite.

Leve para o veterinário

scanner em medicina veterinária

Se depois de tentar todas estas medidas você não obtiver resultados, leve seu cão ao veterinário, especialmente se já se passaram 24 horas desde a última refeição. Caso ela esteja se recusando a beber água,  leve-a antes que esse tempo passe, porque ela pode ficar desidratada.

Portanto, fique tranquilo. Com um pouco de esforço você pode fazer com que sua cadela volte a comer adequadamente.

Caso não, sempre há veterinários especializados em qualquer tipo de problema que ela possa apresentar. Basta anotar as dicas dadas nesse artigo e tudo não passará de um susto.