O urso panda na China, símbolo de cultura e tradição

· março 12, 2018

O urso panda, ou panda-gigante, além de ser um animal adorável que nos traz um sorriso quando o vemos, é um símbolo muito importante na China e significa muito mais do que imaginamos. É parte da cultura, da história e da tradição do país, e por isso são mais do que bem cuidados por lá. Hoje, vamos lhe contar por que é um animal tão especial para o país asiático.

Simbologia do urso panda na China

Esse animal ganhou um nome que, traduzido do chinês, significa “urso-gato-grande”. Com a força de um urso, mas a ternura de um gato e suas manchas fofas no rosto, esse animal maravilhoso nos desperta muita ternura.

O urso panda simboliza a fragilidade, a extinção, a terra frágil, a ruptura com antepassados, a ruptura familiar, potencial para o autismo, pensamento lateral e vegetarianismo inteligente. Tudo nesse animal é simbólico na tradição e cultura chinesa.

Por exemplo, suas cores branco e preto significam o yin/yang e o yang, ou seja, a importância do equilíbrio entre energias. Apesar de sua doçura aparente, eles têm uma força imensa, outra de suas virtudes. Um presente com a forma desse animal, quem sabe um colar, lhe ajudará a ter mais equilíbrio na vida.

ursos panda

A China também é conhecida por suas relações diplomáticas com outros países, e geralmente simboliza isso dando um panda de presente ao país que a visita. Demonstra, assim, pelo exotismo que a espécie representa, que a China é um país aberto a outras culturas, interessada em manter boas relações com outros países, assim como em conhecer seus lugares mais exóticos.

Mais simbolismos do urso panda

Apesar de seu aspecto tranquilo, o urso panda sobe em árvores com muita habilidade e é um animal muito inteligente, que simboliza o aproveitamento do conhecimento superior. Quem dispõe de um urso panda como totem pode fomentar sua inteligência e se tornar um grande aprendiz do desenvolvimento da alma.

Outro fator relacionado ao simbolismo deste animal é que, por maior que seja, sempre mantém sua ternura e aparência doce. É portanto um símbolo da juventude eterna, algo que todas as pessoas do mundo buscam.

Como vemos, ter um amuleto, estátua, colar ou qualquer outro objeto que represente um urso panda será uma fonte de êxito tanto na vida, como no trabalho, na mente, na alma e até na saúde, pois permite conservar a juventude eterna. Com certeza há muitos céticos sobre isso, mas, o que se tem a perder ao experimentar? Não é na Ásia que estão as pessoas mais saudáveis física e mentalmente da história? Quem sabe…

Curiosidades sobre o urso panda

Além do que o urso panda significa na China, esses animais são adoráveis e cheios de encanto. Queremos compartilhar com você algumas das curiosidades que lhes tornam especiais:

urso panda

  • São onívoros, mas comem bambu. É curioso pensar que o alimento preferido de um carnívoro enorme como este seja o bambu. Na verdade, ele come cerca de doze quilos por dia desta planta, o que lhe permite se manter muito forte.
  • Nascem cegos. Ao nascer, não apenas não veem, mas também nascem completamente brancos. As manchas só aparecem depois.
  • São solitários. Com certeza você gostaria de ter um em casa e estar a seu lado o tempo todo, mas infelizmente temos que dizer que ele não deixaria. O urso panda é solitário, e assim como um monge do Tibet, caminha sozinho a vida inteira buscando comida e lugares para “meditar”.
  • Não hibernam. Ao contrário de outros ursos, o panda não hiberna, já que sua principal fonte de alimento – o bambu – não lhes permite acumular reservas de gordura para poder dormir durante meses.
  • Aumentam rapidamente de peso. Quando nascem, pesam cerca de 30 gramas, enquanto que em pouco mais de um ano tornam-se animais de mais de 50 quilos.

Você gostou de saber mais sobre esse urso exótico? A natureza nunca deixa de nos surpreender e ensinar mais sobre o mundo animal.

Fonte da imagem principal: George Lu