Os 5 animais mais peculiares do mundo

dezembro 26, 2018
Estas espécies destacam-se das outras por sua aparência marcante. Existem alguns animais que parecem ter vindo de outro planeta.

Todas as espécies têm algo que nos chama a atenção, porque são muito diferentes para os seres humanos. No entanto, os animais mais peculiares do mundo são aqueles que não podemos acreditar que existam. Nós garantimos que não é ficção!

Quais são os animais mais peculiares?

Eles parecem ter sido tirados de um filme ou de uma história de Jules Verne, mas a verdade é que essas espécies raras existem. Conheça alguns dos animais mais peculiares do mundo… eles são únicos!

  1. Társio-espectro

Começamos a lista com um pequeno mamífero endêmico da Indonésia que prefere florestas, manguezais e áreas tropicais com mais de mil metros de altura.

társio-espectro (imagem que abre este artigo) tem a capacidade de subir e de se segurar verticalmente em árvores de até dois metros de altura.

O curioso é que é um animal pequeno, que não excede 30 centímetros, com olhos grandes e corpo marrom. Além disso, seus dedos são “abertos” como os de um sapo.

  1. Panaque

Não é apenas uma espécie, mas uma família inteira de peixes nativos da América do Sul (como do rio Amazonas), conhecidos pela “habilidade” de comer madeira.

Sua boca em forma de ventosa e com dentes para cima e para baixo, permite que ele se agarre a pedras ou troncos submersos e passe horas ou, até mesmo, dias neles.

Peixe panaque

Os panaques têm corpos robustos e são protegidos por placas rígidas de pele, pois não possuem escamas. Este tipo de armadura é usado como defesa contra ataques de predadores.

  1. Verme-lula

Este é outro dos animais mais peculiares que vive no mar, pertencente à família dos anelídeos, como as minhocas. Pode ser encontrado nas Filipinas e na Indonésia e se alimenta de plâncton.

Verme-lula

Até agora, tudo parece bastante ‘normal’, exceto que o verme-lula é provido de 25 pares de remos nas laterais do corpo e 10 tentáculos que crescem a partir da cabeça. 

Isso lhe dá uma aparência de lula. Outro fato interessante é que os espécimes jovens são transparentes. À medida que crescem, o corpo escurece e fica coberto por uma estrutura gelatinosa.

  1. Toupeira nariz de estrela

Poderíamos dizer que é um dos animais estranhos mais conhecidos da lista. Este mamífero da família Talpidae é nativo da América do Norte e, como o nome sugere, tem um nariz com ‘pontas’ como se fosse uma estrela.

Toupeira nariz de estrela

A toupeira nariz de estrela é cega e vive no subsolo a maior parte do tempo. Graças ao seu estranho focinho com tentáculos cor-de-rosa, ela pode capturar seus alimentos, principalmente vermes, crustáceos e insetos.

Além disso, as pernas da frente são voltadas para trás e são muito fortes, permitindo-lhe escavar e se locomover.

  1. Dragão marinho folhado

Finalmente, esta espécie de cavalo-marinho é um dos animais mais peculiares que podemos encontrar sob o mar. É um peixe com corpo de cavalo-marinho (embora seja maior) no qual ‘cresce’ uma folhagem por todo o corpo.

Os referidos prolongamentos na forma de folhas destinam-se a camuflagem e a proteção, para não serem devorados.

Dragão marinho folhado

O dragão marinho folhado pode se mover através da água como se fosse uma alga flutuante e, também, mudar de cor dependendo da ocasião.

Ele é um mestre da camuflagem! Se ele precisar se mover mais rápido ou em outra direção, usa barbatanas transparentes que lhe fazem parecer ainda mais uma alga.

Sem dúvida, os animais são a coisa mais maravilhosa que existe, e todos os dias eles nos surpreendem com seus hábitos, suas evoluções e suas habilidades.

Todos são peculiares ou nos chamam a atenção por algum motivo, embora alguns deles sejam realmente incríveis.