Os melhores nadadores do reino animal

agosto 3, 2019
Há animais que vivem a maior parte do tempo na água ou até mesmo nascem embaixo dela. Conheça alguns dos melhores nadadores do reino animal.

A lista de melhores nadadores do reino animal não contém apenas os peixes. Muitos animais terrestres também têm um bom desempenho na água, embora alguns gostem mais dela do que outros.

Os animais surgiram a partir de um ancestral aquático comum: alguns evoluíram para o ambiente terrestre, enquanto outros retornaram à água. A seguir, conheça alguns dos animais que passam mais tempo na água.

1. Os golfinhos, os melhores nadadores do reino animal

O formato do corpo dos cetáceos marinhos, como os golfinhos – na foto que abre este artigo – faz com que eles sejam nadadores perfeitos.

A seleção natural favoreceu um corpo hidrodinâmico, semelhante ao dos peixes, que reduz a resistência da água ao movimento. Ele não tem pelos, tem o pescoço encurtado e barbatanas ao invés de pernas ou patas.

Seus pulmões acumulam uma grande quantidade de oxigênio, de forma que eles precisam vir à superfície por pouco tempo para respirar. Eles também têm mecanismos termorregulatórios que os adaptam às temperaturas do mar, como uma espessa camada de gordura que mantém o calor.

Os golfinhos são os nadadores mais rápidos. De fato, muitos atletas profissionais tentam imitar o movimento dos golfinhos para ganhar velocidade.

Trata-se de um movimento ondulatório que aumenta à medida que vai avançando em direção à nadadeira caudal, semelhante a um chute. A força dos golfinhos é aproximadamente cinco vezes maior do que a de um nadador olímpico.

2. Focas, morsas e leões marinhos

Estes animais também podem se deslocar pela terra, mas de uma forma muito mais desajeitada do que na água. Eles têm barbatanas dianteiras e traseiras e uma grande camada de gordura que funciona como um isolante térmico.

Os melhores nadadores do reino animal

Os leões marinhos são capazes de nadar a velocidades de até 40 km/h, o que faz com que eles estejam entre os melhores nadadores do reino animal.

3. Urso polar, outro dos melhores nadadores do reino animal

Os ursos polares podem nadar centenas de quilômetros sem parar e, infelizmente, isso está se tornando cada vez mais comum. O degelo está forçando os ursos a percorrerem grandes distâncias para conseguir alimento ou encontrar uma placa de gelo.

O urso polar é um dos melhores nadadores do reino animal

4. Pinguins

Esta é uma das aves que não voam, mas a sua habilidade para nadar compensa este fato.

As penas dos pinguins são a chave para a sua velocidade: elas são distribuídas em uma camada uniforme e possuem microfilamentos nos quais o ar fica retido, sendo depois liberado na forma de microbolhas que formam uma camada lubrificante na superfície da pena.

Desta forma, parece que o pinguim desliza sobre a água, como se fosse um torpedo.

A habilidade para nadar do pinguim

5. Os hipopótamos

Os hipopótamos passam grande parte de suas vidas na água. Eles passam cerca de 16 horas submersos por dia, e podem prender a respiração por até cinco minutos seguidos. Os olhos e as narinas ficam acima da superfície da água, permitindo que eles passem muitas horas nadando.

Os hipopótamos são bons nadadores

6. Os elefantes

Embora possa parecer estranho devido ao seu enorme tamanho, os elefantes adoram a água e são bons nadadores. Seu ponto forte é a resistência. Eles podem nadar até 50 quilômetros usando a tromba como se fosse um tubo de snorkel.

Os elefantes adoram nadar

7. A onça também está entre os melhores nadadores do reino animal

Poucos felinos podem ser vistos apreciando tanto a água quanto as onças. Este é o maior felino da América e geralmente vive em áreas próximas a uma massa de água.

A onça está entre os melhores nadadores do reino animal

Não só são boas nadadoras, mas também são boas pescadoras, uma das principais razões que as levam a nadar.

8. Os castores, arquitetos do ecossistema fluvial

A vida dos castores está intimamente ligada à água. Eles constroem as suas tocas nas margens de lagos e rios e transformam o habitat com a construção de seus diques peculiares.

Os castores nadam muito bem

Este roedor é desajeitado fora da água, mas habilidoso dentro dela. Suas patas traseiras terminam em grandes pés espalmados e sua cauda funciona como um leme na água.

Eles são capazes de nadar a até 8 km/h e de ficar 15 minutos submersos. Suas pálpebras são transparentes e por isso eles conseguem enxergar perfeitamente enquanto estão nadando.

Como você pode ver, existem muitos animais que se alimentam, se reproduzem ou se relacionam com a água. A nossa influência ancestral pode ser a razão pela qual continuamos tão ligados ao ambiente aquático.

Porém, o que precisamos saber é que a sobrevivência de muitos desses animais nadadores está sendo afetada pela destruição dos seus habitats. Temos que protegê-los para que possamos continuar a apreciá-los.

  • Aquae Fundación. Mamíferos adaptados a la vida marina
  • National Geographic. ¿Por qué los delfines son tan veloces?
  • Glenn Hodges. National Geographic. Escape Velocity
  • National Geographic. Hipopótamos.
  • Nicholas Pilfold et al. Migratory response of polar bears to sea ice loss: to swim or not to swim. Ecography. 2016
  • National Geographic. Castor.