Um mundo sem tartarugas: você sabe o que aconteceria?

julho 13, 2019
Você já pensou no impacto que o desaparecimento total das tartarugas teria em nosso planeta? As previsões são surpreendentes e desanimadoras.

Nós não somos verdadeiramente conscientes da importância que todos os animais desempenham na manutenção dos ecossistemas. Como seria um mundo sem tartarugas?

A verdade é que, infelizmente, podemos estar perto de ver isso: 61% das espécies de tartarugas estão extintas ou ameaçadas de extinção.

O que são tartarugas?

As tartarugas, também chamadas de quelônios, são um grupo de répteis de corpo largo protegidos por uma carapaça da qual emergem seus membros, cabeça e cauda.

Estes animais têm parte do seu esqueleto soldado na carapaça, e são incapazes de respirar pelo movimento da caixa torácica. Nas tartarugas, os músculos abdominais agem como um diafragma improvisado.

Estes animais não têm dentes, no entanto, sua mandíbula é semelhante a um bico. Eles são animais de sangue frio, então precisam de calor para acelerar seu metabolismo. Como outros répteis, trocam a pele e a carapaça, embora muito mais lentamente.

Pessoa alimentando tartaruga

Um mundo sem tartarugas

As tartarugas são animais muito antigos que viviam com os dinossaurosA mais antiga tartaruga conhecida viveu na Ásia há 220 milhões de anos. Ela recebeu o nome de Odontochelys semitestacea.

Infelizmente, ela não pôde sobreviver à presença do homem. Das 356 espécies de tartarugas que existem, mais da metade foram extintas ou estão ameaçadas.

Estas tartarugas são uma parte indispensável de muitos ecossistemas, de modo que muitos se perguntam o que iria acontecer em um mundo sem tartarugas.

Como seria se este grupo de animais fosse extinto por ameaças como o aquecimento global, doenças, a destruição do habitat e sua popularidade crescente como animal de estimação?

Os efeitos de um mundo sem tartarugas foram analisados ​​por uma universidade americana, e seus resultados destacaram a sua enorme importância em diversas redes ecológicas, ou mesmo na dispersão de sementes e criação de habitats.

Os efeitos da ausência desses animais podem até afetar os seres humanos, embora até hoje isso não pareça tão óbvio.

O trabalho alerta para a enorme importância desses animais para muitos ecossistemas que muitas vezes não se relacionam com as tartarugas, como os desertos e as zonas úmidas. Naturalmente, as tartarugas marinhas também desempenham um papel vital nos oceanos.

Para que servem as tartarugas?

Tartaruga terrestre

Tenha em mente que as tartarugas são um grupo de animais com uma dieta variada, por isso, enquanto algumas comem vegetais e dispersam suas sementes, outras são carnívoras e desempenham um papel importante no controle de certos animais.

Um exemplo claro é o da água-viva. Enquanto proporcionamos melhores condições para sua proliferação, estamos extinguindo as tartarugas marinhas, que consomem centenas desses animais.

Muitas dessas tartarugas cavam tocas que muitos mamíferos e até insetos reutilizam, como acontece com várias tartarugas do deserto nos Estados Unidos. A dependência ecológica de certos ecossistemas, como os de água doce, ainda é desconhecida, e poderíamos estar falando de espécies-chave pouco estudadas.

Naturalmente, as tartarugas fazem parte da cadeia trófica e são a comida de muitos animais durante suas longas rotas migratórias, como as praticadas pela tartaruga cabeçuda.

O que aconteceria com um mundo sem tartarugas?A resposta parece complicada, mas certamente notaríamos sua ausência.

Jeffrey E Lovich et al. “Where Have All the Turtles Gone, and Why Does It Matter?” BioScience (12 de septiembre de 2018)