O percevejo-da-tília: habitat, características e reprodução

Este percevejo é inconfundível graças ao seu padrão vermelho e preto, mas você realmente o conhece? Aqui nós te ajudamos com isso.
O percevejo-da-tília: habitat, características e reprodução
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 10 maio, 2023

Você já deve ter ouvido o percevejo-da-tília ser chamado de várias maneiras, incluindo percevejo-do-fogo ou firebug. No entanto, é possível que você não saiba muito sobre ele, pois não costuma despertar mais curiosidade do que aquela despertada ao ver um inseto correndo entre as plantas.

Neste espaço, vamos resolver isso. Vale a pena conhecer as peculiaridades desse inseto, bem como o seu papel no ecossistema, por isso não perca o que vem a seguir, porque todos os animais guardam seus segredos.

Taxonomia e características físicas

Inseto vermelho de repolho no pico
Pyrrhocoris apterus.

Esse inseto, que responde pelo nome científico de Pyrrhocoris apterus, é um hemíptero e pertence à família dos Pyrrhocoridae. A sua coloração, vermelha com padrões de formas geométricas pretas, é facilmente reconhecível. Além disso, é o maior inseto de sua família taxonômica, com mais de um centímetro de comprimento.

À medida que a ninfa (totalmente vermelha) passa pelos diferentes estágios, seu padrão preto vai se completando.

O percevejo-da-tília é um inseto voador. No entanto, dependendo da população, existem espécimes com asas totalmente desenvolvidas, subdesenvolvidas ou mesmo inexistentes.

Habitat do inseto

Esse inseto tem uma distribuição paleártica muito extensa, desde o sul da Europa até a China e a Índia, e até mesmo nos Estados Unidos. Também chegou às Ilhas Britânicas, onde está se espalhando facilmente. Adapta-se tanto a climas frios como temperados, embora tenha preferência por este último.

Deve-se notar que é um inseto antropofílico, que se instala perto de humanos e até se comporta como um comensal. Por isso é fácil vê-lo em pomares e jardins, onde pode se alimentar sem muita presença de predadores.

Alimentação

O percevejo-da-tília é um inseto folívoro que se alimenta principalmente de malva-rosa. A sua espécie preferida é a malva-arbórea (Lavatera arborea), mas alimenta-se também de outros exemplares desta família e, no caso de sua escassez, passa para outras espécies. O malvavisco, o hibisco e até couves como repolho podem ser usados como alimento.

Dada a escassez de alimentos, pode consumir outros insetos ou canibalizar seus companheiros, mas isso é muito raro.

Não consome a própria folha (como faria uma lagarta ou um caracol, por exemplo), mas suga a seiva graças ao estilete que carrega na boca. Com ele, o inseto perfura a folha e acessa o líquido vital da planta. Também consome sementes de malva.

Comportamento do percevejo-da-tília

Pouco se sabe sobre o comportamento do percevejo-da-tília, exceto que ele tem hábitos diurnos e é altamente gregário. Na verdade, é raro encontrar apenas um, pois são formados grandes grupos que consomem planta por planta e a usam como refúgio durante a noite.

Dentro de um mesmo grupo, é possível encontrar indivíduos em todos os estados vitais: ovo, ninfa e imago. Mais de uma centena de indivíduos podem ser facilmente encontrados, principalmente em áreas de compostagem quando querem fazer ninho.

Reprodução

O ciclo de vida do percevejo-da-tília cobre um período de cerca de 2 a 3 meses. Começa na primavera, então esses insetos atingem a idade adulta no verão. Os ovos, que mudam de branco para amarelo, eclodem aproximadamente uma semana após a oviposição.

A idade da fêmea e a temperatura ambiente afetam o tamanho do ovo, deixando-o menor conforme as condições se tornam desfavoráveis.

Depois de nascerem, seguem um processo de metamorfose hemimetabólica, ou seja, passam por vários estágios ninfais sem realmente ter um período de inatividade na forma de pupa, como as borboletas. No caso desses insetos, a ninfa passa por 5 estágios que duram mais de 3 semanas.

Quando adultos, eles se dedicam a comer e acasalar para quando chegue a primavera seguinte. Nessa época, eles já terão desenvolvido a característica pigmentação preta no dorso.

Valor ecológico e estado de conservação do percevejo-da-tília

Bug do repolho roxo na planta
Pyrrhocoris apterus.

Embora muitas pessoas vejam o percevejo-da-tília como uma praga, ele raramente se alimenta de repolho e outros cultivos de couves se houver malva-rosa em seu ambiente. Além disso, é um controlador populacional de outros insetos menores, já que consomem tanto adultos quanto ovos.

Felizmente, esse inseto não é escasso em sua ampla área de distribuição. Em algumas zonas específicas, como na Península Ibérica, tem-se notado a sua escassez em determinadas épocas, bem como a sua transferência para habitats incomuns devido à escassez de alimentos. No entanto, é capaz de se reproduzir a grande velocidade nas condições adequadas, sendo um dos casos mais favoráveis em termos de conservação. Resta torcer para que isso não mude e continuemos a ver aquelas manchas vermelhas e pretas em nossos jardins.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.