O que as vespas comem?

As vespas são conhecidas por sua picada irritante, mas sua fisiologia e ciclo de vida são muito mais surpreendentes do que sua agressividade. Você quer saber do que eles se alimentam?
O que as vespas comem?

Última atualização: 06 Outubro, 2021

Esses himenópteros são tão temidos por alguns quanto fascinantes para outros. Distingui-los de outros invertebrados voadores, como as abelhas, pode ser difícil à primeira vista (ou em pleno voo), mas uma das grandes diferenças reside no que as vespas comem em comparação com outras espécies.

Neste artigo você encontrará as características gerais e os tipos de vespas mais conhecidos, com ênfase especial à sua dieta. Como costuma acontecer com esse tipo de inseto, conhecê-los melhor significa ter menos medo. Se você é uma pessoa que gosta de ver vespas pairando sobre sua comida, aqui estão mais razões para amá-las.

Características das vespas

As vespas são insetos pertencentes à ordem Hymenoptera e à subordem Apocrita. Seu corpo é dividido em 3 seções: cabeça, tórax e abdômen. No final desse último tagma, elas possuem um ferrão que inocula o veneno neurotóxico e causa uma rápida resposta imunológica.

Esses insetos podem picar mais de uma vez e seu veneno contém um feromônio que atrai outras vespas. Seu mecanismo de picada é diferencial em relação às abelhas, pois estas perdem parte do corpo com a picada e morrem após o ataque. Em vez disso, as vespas podem retornar com segurança ao seu ninho.

A distribuição dos insetos da família Vespidae cobre quase o mundo todo, tanto em áreas naturais como nas cidades. Elas tendem a preferir ambientes quentes e temperados, pois com a chegada da estação fria morrem ou hibernam.

Muitas das espécies de vespas são eussociais, ou seja, vivem em ninhos nos quais as tarefas são distribuídas e uma rainha se encarrega da reprodução. Outras são populações solitárias e desintegradas, constituídas por fêmeas férteis que podem se reproduzir sem criar colônias, como a vespa-do-papel-europeia (Polistes dominula).

Os ninhos das vespas são feitos de celulose, ao contrário dos ninhos das abelhas, que são de cera. É por isso que é incorreto dizer “colmeias de vespas”.

Uma vespa em um fundo branco.

Tipos de vespas

Existem muitas espécies de vespas em todo o mundo. No entanto, as mais numerosas e fáceis de ver em ambientes ocupados por humanos são as seguintes:

  • Vespa-comum (Vespula vulgaris): essa espécie é facilmente distinguida pelo seu corpo preto com manchas amarelas. Vive em árvores e arbustos, mas em ambientes urbanos prefere paredes e cantos de casas. É eussocial e cria ninhos.
  • Vespa-asiática (Vespa velutina): é grande e pode atingir 3,5 centímetros de comprimento. Seu corpo é preto no abdômen, mas as pernas são amarelas. Foi introduzida em vários países europeus como espécie invasora e sua picada é perigosa devido à grande quantidade de veneno que injeta.
  • Vespa-do-papel-europeia (Polistes dominula): é facilmente reconhecível por suas longas patas traseiras, que pendem quando voa. É solitária e faz ninhos de celulose nos quais bota seus ovos, daí seu nome.
  • Vespa-germânica (Vespula germanica): apesar do nome, é uma espécie nativa da África que se espalhou pelo resto do mundo. É totalmente preta, exceto pelo abdômen e pelas patas, que são amarelos.
  • Vespa-europeia (Vespa crabro): é uma espécie de grande porte, pois as operárias podem atingir 25 milímetros de comprimento. São vespas de cor mais alaranjada e suas asas são avermelhadas. Apesar de sua aparência intimidante, elas são mais pacíficas do que espécies menores e só atacam para defender o ninho ou a si mesmas.

Agora que você as conhece melhor, pode descobrir o que as vespas comem. Embora seja fácil vê-las rondando as frutas caídas das árvores e roubando a cena em piqueniques, é um assunto um pouco mais complexo do que parece. Confira, a seguir, com mais detalhes.

O que as vespas comem?

A espécie e o estágio vital são 2 aspectos a serem levados em consideração quando se trata de saber o que as vespas comem. Os espécimes adultos são geralmente onívoros e se alimentam de frutas caídas, outros insetos e até mesmo carniça. As vespas solitárias que precisam alimentar as larvas tendem a ter um comportamento mais predatório, pois caçam pequenos insetos para seus descendentes.

Em outras palavras, as larvas de vespa precisam de material proteico para crescer e se desenvolver, pois no futuro precisam virar pupas para se tornarem adultos funcionais. Por isso, é normal ver espécimes alados cortando pedaços de carne ou insetos mortos e levando-os para o ninho. Por sua natureza predatória, são excelentes controladores de pragas.

Por outro lado, existem espécies de vespas parasitoides que colocam seus ovos dentro de outros insetos, para que as larvas possam se alimentar deles quando eclodem. Um caso curioso desse estilo de reprodução é a vespa-esmeralda (Ampulex compressa), que ” zombifica” as baratas com seu veneno para guiá-las a um local seguro para que as larvas se alimentem delas quando eclodirem.

Muitas espécies do gênero Vespula têm valor inestimável para o ecossistema, pois também se alimentam de néctar. Quando pousam em flores para se alimentar, estão cumprindo uma função de polinização. Em todo caso, seu trabalho é menor que o das abelhas, já que ter um corpo menos “peludo” dificulta a adesão do pólen à sua superfície.

As vespas parasitoides são consideradas uma forma sofisticada de controlar as pragas de vermes e outros insetos folívoros nas plantações.

Uma vespa em um copo de cristal.

As picadas de vespa são, no cenário mais positivo, irritantes e dolorosas. Portanto, a melhor forma de evitar aborrecimentos sem ter que matá-las (dado seu papel no meio ambiente) é se proteger com repelentes e preparar sua casa para que elas não possam se aninhar. Felizmente, para conhecer as características fascinantes desses himenópteros, você não precisa ficar perto deles.

Pode interessar a você...
As vespas morrem quando picam?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
As vespas morrem quando picam?

As vespas morrem quando picam um intruso que se aproxima de sua colmeia? Aqui nós traremos a resposta com bases científicas.



  • Hunt, J. H., Brown, P. A., Sago, K. M., & Kerker, J. A. (1991). Vespid wasps eat pollen (Hymenoptera: Vespidae). Journal of the Kansas Entomological Society, 127-130.
  • Pérez-Lachaud, G., Batchelor, T. P., & Hardy, I. C. (2004). Wasp eat wasp: facultative hyperparasitism and intra-guild predation by bethylid wasps. Biological Control, 30(2), 149-155.
  • Wasp, Y. J. Do Wasps Make Honey? 5 Interesting Ways Wasps Eat.
  • Piek, T., Visser, J. H., & Veenendaal, R. L. (1984). Change in behaviour of the cockroach, Periplaneta americana, after being stung by the sphecid wasp Ampulex compressa. Entomologia Experimentalis et Applicata35(2), 195-203.
  • Castro, L. (1997). Familia Vespidae: subfamilia Eumeninae. Catalogus de la entomofauna aragonesa, (16), 3-8.