O que são percevejos e como se livrar deles?

Os percevejos são seres vivos fascinantes do ponto de vista biológico, mas representam um problema sério quando se instalam em casa. Aqui vamos contar tudo sobre eles.
O que são percevejos e como se livrar deles?

Última atualização: 02 Dezembro, 2021

Todas as coisas vivas são fascinantes à sua maneira e merecem respeito dos humanos, mas às vezes a coexistência é impossível. É o caso dos percevejos, pequenos insetos parasitas que se alimentam do sangue das pessoas e provocam picadas, coceira, ansiedade e dificuldade para dormir.

A maioria das páginas informativas tem como foco ensinar a eliminar esses animais, mas aqui vamos ver como é interessante explorá-los em termos biológicos antes de oferecer soluções. Portanto, aqui vamos contar tudo o que você precisa saber sobre percevejos antes de decidir erradicá-los. Por mais irritantes que eles sejam, você notará que seu ciclo biológico é interessante.

O que são os percevejos?

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que o termo percevejo se refere a uma série de espécies do gênero Cimex. Por sua vez, esse táxon está incluído na família Cimicidae, composta por insetos hemípteros parasitas que se alimentam exclusivamente de sangue de outros animais. Essa família registra cerca de 100 espécies diferentes.

Todos os percevejos desse tipo são ovais e achatados, embora se tornem mais volumosos quando incham com o sangue do hospedeiro. Eles não têm asas e, portanto, não voam, mas têm um par de bases de asas sem função específica (talvez um traço vestigial). A característica mais marcante de sua morfologia é o seu aparelho oral de agulha ou estilete, ideal para perfurar a pele.

As espécies que afetam os humanos no ambiente doméstico são Cimex lectulariusCimex hemipterus. Ambos são acastanhados, achatados e têm no máximo 4-5 milímetros de comprimento na fase adulta, embora possam ser vistos a olho nu. Eles se alimentam apenas do sangue de seu hospedeiro e são capazes de ficar sem comida por até 70 dias.

Curiosamente, as espécies da família Cimicidae não permanecem na superfície do mamífero ou da ave que parasitam ao longo do dia. A maioria suga sangue a cada 3-7 dias, mas depois retorna a um ambiente seguro para digerir e se desenvolver. Por isso, requerem hospedeiros com hábitos rotineiros (que voltam ao ninho ou que sempre voltam para a mesma toca).

Os percevejos são parasitas especializados em sugar o sangue de humanos de forma intermitente.

Um percevejo do gênero Cimex.

Ciclo de vida

Os percevejos não deixam de ser insetos hemípteros, então eles precisam fazer uma série de mudas sucessivas na pele para se desenvolverem até o estágio adulto. A seguir, apresentamos as características fisiológicas das espécies que estamos abordando:

  1. Todos os estágios juvenis de Cimex lectularius e hemipterus requerem a ingestão de sangue para crescer. Embora o hospedeiro principal seja o ser humano, eles também podem “pular” para outros mamíferos e aves na ausência da nossa espécie.
  2. O método de reprodução entre adultos é muito estranho, pois consiste em uma inseminação traumática. O homem introduz seu pênis ou aedéago no seio paragenital da fêmea, localizado em seu quinto segmento corporal. O esperma atravessa as paredes dos ovidutos, fertilizando os óvulos.
  3. Uma fêmea adulta inseminada pode colocar de 1 a 10 ovos por dia, o que significa cerca de 200-500 ao longo de seu ciclo de vida.
  4. Cada percevejo tem 5 estágios ninfais e 1 período adulto. Ele deve consumir sangue pelo menos uma vez entre cada um desses momentos para ser capaz de fazer a muda de exoesqueleto que o permite crescer.

Os ovos eclodem em 4 a 12 dias após a oviposição e, com as temperaturas adequadas, as ninfas atingem a fase adulta em pouco mais de 30 dias. Espécimes maduros podem ficar até 70 dias sem comida, e sua expectativa de vida normal é de 1 ano.

O ciclo de vida do Cimex hemipterus é um pouco mais lento do que o do C. lectularius.

Como eliminar percevejos de casa?

Todas essas informações podem ser muito interessantes, porém os percevejos deixam de nos fascinar quando começam a picar e causar ferimentos no corpo. Embora os sintomas que causam sejam extremamente incômodos, é importante notar que não foi registrada uma clara capacidade como vetor. Esses insetos são capazes de transportar 28 patógenos que afetam os humanos, mas não parecem transmiti-los.

Siga as etapas abaixo para eliminar com segurança esses visitantes indesejados:

  1. Identifique as áreas infestadas: é necessário encontrar os espécimes adultos antes que comecem a se reproduzir (você tem aproximadamente 1 mês para isso). Olhe no chão perto da cama, nos móveis do seu quarto, embaixo de pinturas e pôsteres e nos lençóis ou almofadas usados para dormir.
  2. Contenha a infestação: assim que detectar a origem do problema, use o aspirador de pó para matar todos os percevejos que encontrar. Isole o conteúdo aspirado, congele-o e jogue-o fora.
  3. Deixe a área totalmente desprotegida: antes de iniciar o tratamento como tal, retire todos os móveis, pinturas, livros e decorações que puder do ambiente. Assim, os insetos não conseguirão se esconder.
  4. Elimine os percevejos: esses insetos morrem quando expostos a temperaturas mais altas que 46° C ou abaixo de 0° C. Lavar todos os objetos usados durante o sono em altas temperaturas ou congelá-los será a única opção que garantirá a eliminação desses parasitas.

Se você tem medo de que os parasitas reapareçam após o tratamento, coloque capas específicas que os impeçam de entrar nos lençóis e limpe o chão e os cantos dos cômodos com inseticidas. As piretrinas e os piretróides são os compostos mais usados para matar percevejos, mas algumas populações se tornaram resistentes a eles.

Se nada disso funcionar, chame um profissional do controle de pragas. Não deixe a situação piorar.

Um percevejo com zoom.

Os percevejos são invertebrados fascinantes do ponto de vista biológico, mas podem causar sérios problemas se se reproduzirem livremente. Se você detectar lesões relacionadas ao seu momento de descanso, não hesite em buscar ajuda profissional. A melhor maneira de acabar com a infestação é detectá-la antes de sua fase de crescimento exponencial.

Pode interessar a você...
6 animais encontrados na caverna de Movile
Meus Animais
Leia em Meus Animais
6 animais encontrados na caverna de Movile

A caverna de Movile é um ecossistema único no planeta. Apesar de suas condições extremas, é o lar de uma grande quantidade de vida adaptada.