Picadas de cobra: como agir?

As picadas de cobra podem variar de um susto a um evento clínico fatal. Dependendo do tipo de toxinas do animal, é necessário atuar com maior ou menor urgência.
Picadas de cobra: como agir?

Última atualização: 24 Maio, 2021

As cobras que os tutores de animais exóticos costumam manter em casa não possuem veneno ou, pelo menos, nenhum composto de toxinas que causam danos a outras pessoas ou animais. As picadas de cobra são muito mais comuns em países onde existem cobras venenosas que, excepcionalmente, entram nas casas.

Embora a toxicidade potencial do veneno após uma picada de cobra não identificada seja desconhecida, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) produziu um folheto informativo com as medidas a serem tomadas caso uma pessoa ou animal de estimação seja picado por uma cobra, venenosa ou não. Aqui nós vamos descrever esse protocolo.

Primeiros socorros para picadas de cobra

Antes de saber como lidar com as picadas de cobra, você deve saber o que fazer se uma detectar um animal desse tipo em casa. Se a cobra for um animal de estimação, com certeza o tutor terá tomado todas as medidas possíveis e também conhecerá a espécie em questão.

No entanto, se a cobra for selvagem e não um animal de estimação, antes de tentar se aproximar ou capturá-la, você deve acionar o serviço de controle de animais. Enquanto eles estão a caminho, você nunca deve tentar pegar o animal ou encurralá-lo, mas vale a pena tentar monitorá-lo de uma distância segura, para ver se ele se move ou se esconde.

Caso a cobra não tenha sido detectada previamente e pique uma pessoa, a primeira coisa a fazer é tentar lembrar a cor e o formato do réptil. Isso pode ajudar no tratamento posterior.

Se a picada ocorrer, mantenha a pessoa picada quieta e o mais calma possível, pois o aumento da frequência cardíaca pode fazer com que o veneno se espalhe mais rapidamente. Em seguida, ligue para os serviços de emergência o mais rápido possível e explique a situação com calma.

Enquanto os serviços de emergência estão a caminho, os seguintes primeiros socorros podem ser aplicados ao paciente:

  1. Sente ou deite a pessoa de modo que a picada fique abaixo da altura do coração.
  2. Tente acalmar a pessoa.
  3. Lave a ferida com água e sabão.
  4. Cubra a picada com um curativo limpo e seco.

Após essas etapas, basta aguardar com calma a chegada dos serviços de emergência. Demora um pouco para que as picadas de cobra comecem a comprometer os órgãos vitais do corpo, então você não pode fazer mais nada além de esperar.

Como saber se a cobra é venenosa ou não?

A menos que você seja um herpetologista profissional, é muito difícil saber com certeza se uma cobra é ou não venenosa a olho nu. Na verdade, muitas pessoas consideram como verdadeiros alguns mitos sobre cobras venenosas, como o de que elas têm uma cabeça triangular, possuem algum padrão de cor ou balançam a cauda.

No entanto, existem algumas características que podem definir uma cobra como venenosa. A questão é que é necessário se aproximar muito do animal para observá-lo. Como você pode imaginar, encurtar distâncias com um réptil potencialmente perigoso nunca é uma boa ideia.

Por exemplo, os olhos das cobras venenosas têm pupilas elípticas, enquanto aquelas que não são venenosas têm pupilas circulares. No entanto, a cobra coral – família Elapidae – tem pupilas arredondadas e é altamente venenosa. Além disso, as venenosos têm uma diferença abrupta entre a largura da cabeça – que é muito maior – e o pescoço.

A presença de um guizo no final da cauda indica que o réptil é perigoso, pois não existem cascavéis não venenosas. Fora essas, poucas características são exclusivas das cobras venenosas: somente se a pessoa conhecer cada uma das diferentes espécies é que ela será capaz de identificá-las.

O que fazer se uma cobra picar seu animal de estimação?

Se, infelizmente, uma cobra picar o animal, os passos a serem seguidos não são diferentes daqueles já mencionados para pessoas. No entanto, a situação pode ser um pouco mais urgente, pois o baixo peso corporal dos animais domésticos – em comparação com o de um ser humano adulto – complica a situação.

Nesses casos, você não pode esperar a chegada do veterinário: é preciso levar o animal ao centro veterinário mais próximo. No entanto, o primeiro passo de tentar se lembrar da cobra que o picou continua sendo importante.

Sem perder a calma, segure o animal no colo de forma que a picada fique abaixo do nível do coração. Uma vez bem segurado, você deve se deslocar com urgência ao centro veterinário mais próximo.

O que não fazer em relação às picadas de cobra?

Como regra geral, quer a cobra pique uma pessoa ou um animal de estimação, há uma série de ações que nunca devem ser realizadas. Estes são os seguintes:

  1. Nunca se deve tentar capturar a cobra.
  2. Não se deve aplicar torniquete sobre a região danificada.
  3. Não se deve cortar o ferimento com uma faca para tentar extrair o veneno.
  4. Sob nenhuma circunstância você deve tentar sugar o veneno com a boca.
  5. Não aplique gelo ou calor na ferida.
  6. Você não pode tomar nenhum tipo de analgésico – nem bebidas energéticas.

 

Prevenção de picadas de cobra

A melhor forma de agir contra as picadas de cobra é evitando-as. Começar por não ter cobras venenosas em casa é um grande passo, embora pareça óbvio. Além disso, elas são proibidas na grande maioria dos países.

Por outro lado, quando ocorrem inundações em regiões adjacentes a núcleos urbanos – ou seja, na época de reprodução desses animais – é melhor não caminhar em locais de vegetação densa e outras áreas naturalizadas. As cobras costumam forragear em áreas densas, onde se sentem protegidas.

Evitar pegar ou tocar em uma cobra durante uma caminhada no campo também é uma boa ideia para evitar ser tomar uma picada. É verdade que sempre podem ocorrer situações que não podem ser controladas e uma pessoa ou animal de estimação acabar com uma lesão grave, mas não é o caso mais comum.

A grande maioria das picadas de cobra pode ser evitada ao tratar esses animais com o devido respeito.

Pode interessar a você...
Curiosidades sobre as cobras de duas cabeças
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Curiosidades sobre as cobras de duas cabeças

As cobras de duas cabeças são tão raras quanto fascinantes. Elas geralmente não são viáveis na natureza, pois sofrem de vários problemas.