Por que os pássaros voam?
Voar pelos céus é um sonho humano quase desde os seus primórdios. Perguntar-se por que as aves voam deu origem a grandes invenções, que agora facilitam nossas vidas. Ainda assim, nenhuma pessoa foi capaz de voar como um pássaro.
Qual é o segredo? Claramente, algo diferencia as aves voadoras dos outros animais e permite que elas fiquem longe do solo. Aprenda aqui como funciona esse poder.
O que é necessário para voar?
A resposta mais óbvia para essa pergunta é a presença de asas e penas no corpo desses animais, mas elas não explicam por si só a habilidade de voar. As seguintes adaptações anatômicas ajudarão você a entender por que as aves voam.
Redução de peso
Existem dois fatores principais quando se trata de modificações corporais: os sacos de ar e os ossos pneumatizados. Os primeiros são cavidades dentro do corpo da ave que se enchem de ar quando ela respira, proporcionando leveza. O ar também circula dentro dos ossos para torná-los menos pesados, por isso são chamados de pneumatizados, por serem ocos.
As aves também perderam partes do corpo ao longo da evolução para reduzir seu peso, como os dentes e o nariz. Elas não têm bexiga e, além disso, desenvolvem órgãos reprodutivos apenas durante a época de acasalamento. Se não vão usá-los a não ser na primavera, por que carregá-los o ano todo?
As fêmeas da maioria das aves desenvolvem apenas um ovário, para minimizar ainda mais seu peso geral.
Modificações musculares e ósseas
O centro de gravidade das aves foi deslocado em direção ao ponto localizado entre as duas asas e a cabeça. Ao concentrar todo o peso em uma parte do corpo, elas podem levantar seu peso com mais eficiência.
Para tanto, apresentam modificações ósseas e musculares, de modo que seus maiores e mais fortes músculos são os peitos, responsáveis por bater as asas. Os peitos estão ancorados ao esterno graças à crista óssea desenvolvida, a quilha. Escápulas, clavículas e coracoides também foram modificados para favorecer o bater das asas.
Seu sistema respiratório também é uma resposta à pergunta “Por que as aves voam?”
Os pulmões das aves são pequenos e achatados, pois o ar circula por todo o corpo através de bolsas de ar e ossos ocos. Apesar disso, são incrivelmente eficientes, já que esses animais precisam que o oxigênio seja distribuído pelo corpo em alta velocidade enquanto batem suas asas. Voar exige um gasto enorme de energia.
Por que as aves voam?
Você deve estar se perguntando o que asas e penas têm a ver com a equação depois de tudo isso. Ora, se o corpo foi modificado para poder voar, as asas e as penas são as últimas peças de que as aves precisam para decolar. Graças a elas, o animal consegue vencer a gravidade, pois lhes permitem controlar as correntes de ar para se distanciar do solo.
Na decolagem, o formato das asas permite a propulsão, através do ar que é direcionado para o chão. Uma vez em voo, o pássaro só precisa ajustar a posição das asas para planar ou continuar batendo-as para continuar subindo. Isso não funcionaria se as penas não oferecessem resistência ao ar.
Imagine que você segura uma pena na mão. Se você sacudir usando a parte plana, vai mover o ar, como se estivesse se abanando. Mas se você cortar o ar na vertical, o ar quase não se moverá.
O movimento das asas, quando observado em câmera lenta, é semelhante a remar ou nadar. Por isso, os pássaros não batem as asas para cima e para baixo, pois assim não conseguiriam criar uma corrente sob o corpo que os mantém no ar.
As aves, aquelas criaturas feitas de ar e música, continuarão a povoar a imaginação humana por muitos anos. O que para elas é sobrevivência e seleção natural, para nós é um dos sonhos mais inatingíveis. Trabalhemos juntos para que as aves continuem a voar alto pelos céus por muitos mais milênios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- ¿Por qué vuelan las aves? (2016, 1 abril). SEO Birdlife. https://seo.org/2016/04/01/vuelan-las-aves/
- Cano, F. G. (2010). Anatomía específica de aves: aspectos funcionales y clínicos. Facultad de veterinaria, Universidad de Murcia,[En línea]. Available: https://www. um. es/anatvet/interactividad/aaves/anatomia-aves-10. pdf.
- Cruz, J. (1989). Fijación externa del húmero en aves rapaces. Dipòsit Digital de Documents de la UAB. https://ddd.uab.cat/record/69558
- Manzanares, M. A. (2007). Adaptaciones musculares relacionadas a áreas corporales que participan activamente en el vuelo de Anhima cornuta (Aves: Anseriformes, Anhimidae). Revista Peruana de Biología. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-99332007000200025
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.