Por que os pássaros voam?

Na infância, você já brincou de agitar os braços como se fosse decolar? Talvez você tenha se perguntado por que as aves voam. Esse mecanismo adaptativo fascina os humanos há milênios.
Por que os pássaros voam?

Última atualização: 27 Maio, 2021

Voar pelos céus é um sonho humano quase desde os seus primórdios. Perguntar-se por que as aves voam deu origem a grandes invenções, que agora facilitam nossas vidas. Ainda assim, nenhuma pessoa foi capaz de voar como um pássaro.

Qual é o segredo? Claramente, algo diferencia as aves voadoras dos outros animais e permite que elas fiquem longe do solo. Aprenda aqui como funciona esse poder.

O que é necessário para voar?

A resposta mais óbvia para essa pergunta é a presença de asas e penas no corpo desses animais, mas elas não explicam por si só a habilidade de voar. As seguintes adaptações anatômicas ajudarão você a entender por que as aves voam.

Redução de peso

Existem dois fatores principais quando se trata de modificações corporais: os sacos de ar e os ossos pneumatizados. Os primeiros são cavidades dentro do corpo da ave que se enchem de ar quando ela respira, proporcionando leveza. O ar também circula dentro dos ossos para torná-los menos pesados, por isso são chamados de pneumatizados, por serem ocos.

As aves também perderam partes do corpo ao longo da evolução para reduzir seu peso, como os dentes e o nariz. Elas não têm bexiga e, além disso, desenvolvem órgãos reprodutivos apenas durante a época de acasalamento. Se não vão usá-los a não ser na primavera, por que carregá-los o ano todo?

As fêmeas da maioria das aves desenvolvem apenas um ovário, para minimizar ainda mais seu peso geral.

 

Por que as aves voam?

Modificações musculares e ósseas

O centro de gravidade das aves foi deslocado em direção ao ponto localizado entre as duas asas e a cabeça. Ao concentrar todo o peso em uma parte do corpo, elas podem levantar seu peso com mais eficiência.

Para tanto, apresentam modificações ósseas e musculares, de modo que seus maiores e mais fortes músculos são os peitos, responsáveis por bater as asas. Os peitos estão ancorados ao esterno graças à crista óssea desenvolvida, a quilha. Escápulas, clavículas e coracoides também foram modificados para favorecer o bater das asas.

Seu sistema respiratório também é uma resposta à pergunta “Por que as aves voam?”

Os pulmões das aves são pequenos e achatados, pois o ar circula por todo o corpo através de bolsas de ar e ossos ocos. Apesar disso, são incrivelmente eficientes, já que esses animais precisam que o oxigênio seja distribuído pelo corpo em alta velocidade enquanto batem suas asas. Voar exige um gasto enorme de energia.

Por que as aves voam?

Você deve estar se perguntando o que asas e penas têm a ver com a equação depois de tudo isso. Ora, se o corpo foi modificado para poder voar, as asas e as penas são as últimas peças de que as aves precisam para decolar. Graças a elas, o animal consegue vencer a gravidade, pois lhes permitem controlar as correntes de ar para se distanciar do solo.

Na decolagem, o formato das asas permite a propulsão, através do ar que é direcionado para o chão. Uma vez em voo, o pássaro só precisa ajustar a posição das asas para planar ou continuar batendo-as para continuar subindo. Isso não funcionaria se as penas não oferecessem resistência ao ar.

Imagine que você segura uma pena na mão. Se você sacudir usando a parte plana, vai mover o ar, como se estivesse se abanando. Mas se você cortar o ar na vertical, o ar quase não se moverá.

O movimento das asas, quando observado em câmera lenta, é semelhante a remar ou nadar. Por isso, os pássaros não batem as asas para cima e para baixo, pois assim não conseguiriam criar uma corrente sob o corpo que os mantém no ar.

 

Alguns pássaros voam pelos galhos.

As aves, aquelas criaturas feitas de ar e música, continuarão a povoar a imaginação humana por muitos anos. O que para elas é sobrevivência e seleção natural, para nós é um dos sonhos mais inatingíveis. Trabalhemos juntos para que as aves continuem a voar alto pelos céus por muitos mais milênios.

Pode interessar a você...
O avestruz enterra a cabeça no chão? Verdade ou mito
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
O avestruz enterra a cabeça no chão? Verdade ou mito

Pode-se afirmar, sem dúvida, que o avestruz não enterra a cabeça no chão para se defender. Esse é um mito, embora muito popular.



  • ¿Por qué vuelan las aves? (2016, 1 abril). SEO Birdlife. https://seo.org/2016/04/01/vuelan-las-aves/
  • Cano, F. G. (2010). Anatomía específica de aves: aspectos funcionales y clínicos. Facultad de veterinaria, Universidad de Murcia,[En línea]. Available: https://www. um. es/anatvet/interactividad/aaves/anatomia-aves-10. pdf.
  • Cruz, J. (1989). Fijación externa del húmero en aves rapaces. Dipòsit Digital de Documents de la UAB. https://ddd.uab.cat/record/69558
  • Manzanares, M. A. (2007). Adaptaciones musculares relacionadas a áreas corporales que participan activamente en el vuelo de Anhima cornuta (Aves: Anseriformes, Anhimidae). Revista Peruana de Biología. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-99332007000200025