Por que seu cachorro lambe a boca?

05 Dezembro, 2020
Lambidas curtas e lentas indicam a satisfação total do animal

Quando um cachorro lambe a boca, esse comportamento tende a estar associado com a comida, quer ele já tenha comido ou esteja salivando olhando para algo. No entanto, esse comportamento também pode ser realizado na ausência de alimentos e por muitos outros motivos.

Alguns veterinários e especialistas em comportamento animal defendem que existem diferentes tipos de lambidas. Por um lado, existem aquelas relacionadas ao apetite, que envolvem grandes movimentos laterais da língua em relação à boca. Por outro lado, existem os movimentos mais simples e mais curtos que basicamente se concentram na salivação.

Causas mais comuns

  • Desidratação. Depois do fator comida, o excesso de calor, os exercícios ou a necessidade de beber água são os motivos mais frequentes para o cachorro lamber a boca. Se depois de descansar e se refrescar o animal continuar a se lamber, pode se tratar de uma desidratação mais severa. Alguns dos sintomas que indicam maior gravidade são a presença de gengivas opacas, olhos fundos e perda de elasticidade da pele. Além disso, as lambidas podem ser acompanhadas de vômitos, letargia e diarreia.
  • Medo e ansiedade. Quando os cães sentem medo de uma situação com a qual não conseguem lidar, eles tendem a realizar esse comportamento. Portanto, quando são ameaçados na frente de outro animal ou pessoa, eles salivam como um gesto de submissão e apaziguamento, mas isso também pode se tornar um hábito nervoso.
Causas mais comuns

Outras causas comuns

  • Desconforto oral. Quando um cão lambe a boca continuamente, também pode ser um sintoma de cárie dentária, doença periodontal ou outra condição bucal. Embora seja apropriado ir a um veterinário em caso de salivação excessiva, os tutores podem verificar previamente se há inflamação das glândulas salivares. Para fazer isso, você deve verificar a condição da parte inferior da mandíbula e abaixo da língua.
  • NáuseaA vontade de vomitar após comer um alimento, ou outro tipo de substância rejeitada pelo estômago, pode causar lambidas e deglutição constante. Isso porque há uma maior produção de saliva que precisa ser engolida para evitar o acúmulo. Normalmente, o cão tentará comer uma planta que o ajude a expelir o que seu corpo não conseguiu digerir. Contudo, você também pode levá-lo ao veterinário caso a situação persista.
  • Prazer. Esse tipo de lambida é muito característico por se limitar a movimentos lentos e suaves. Às vezes, quando um cão está muito relaxado, devido a um carinho ou a um sono profundo, ele lambe a boca ou até baba. Esse comportamento indica a satisfação plena do animal.
O prazer associado a lambidas

Outras razões pelas quais seu cachorro lambe a boca

Embora menos frequentes, existem outros motivos que podem levar um cão à salivação excessiva.

  • Por ter lambido um sapo ou outra espécie venenosaExistem sapos, salamandras e até certos tipos de plantas cujas toxinas podem causar excesso de saliva, gengivas inchadas ou vômitos. O melhor nesses casos é agir rápido, lavar a boca do animal e ir ao veterinário.
  • Ingestão de gramíneas. Plantas em forma de espinhos podem ser engolidas acidentalmente e causar um sufocamento incômodo. Diante de um incômodo desvio para os pulmões, os cães reagem espirrando, salivando e se lambendo para forçar a expulsão. Se os sintomas persistirem, é recomendável consultar o especialista que, em alguns casos, pode recorrer à sedação para retirar a planta.
  • Chamar a atenção. Às vezes, o cão pode associar que toda vez que ele lambe a boca recebe a atenção que deseja. Portanto, toda vez que ele quiser brincar, comer, ou quando simplesmente quiser chamar a sua atenção, ele vai repetir esse comportamento.

Embora haja muitos fatores que podem levar um cão a lamber excessivamente a boca, o apetite ainda é a razão principal. No entanto, é sempre aconselhável passar alguns minutos tentando entender as possíveis necessidades do animal para interpretá-lo da melhor maneira possível.

  • Farricelli, A. J. (2019). PetHelpful. Why Does My Dog Keep Licking His Lips Excessively? Recuperado de https://pethelpful.com/dogs/-Why-Dogs-Sometimes-Lick-their-Lips-Excessively
  • Vecsi, E. (2019). Dogster. Why Do Dogs Lick Their Lips? Recuperado de https://www.dogster.com/dog-health-care/why-do-dogs-lick-their-lips