Por que os canários cantam?

Os canários cantam por várias razões, mas estas estão envolvidas em um mecanismo de seleção sexual. A testosterona e a morfologia do seu cérebro permitem o surgimento de cantos complexos.
Por que os canários cantam?

Última atualização: 11 Janeiro, 2021

Os canários (Serinus canaria domestica) são o grupo mais abundante de aves domésticas criadas como animais de companhia no mundo, competindo pelo primeiro lugar com apenas uma espécie: o periquito-australiano (Melopsittacus undulatus).

Essas aves carismáticas e cheias de energia acompanham o homem desde o século XVII, momento em que foram exportadas das Ilhas Canárias e levadas para a Europa por marinheiros espanhóis. Seus preços eram proibitivos e, portanto, a sua presença em qualquer corte era um símbolo de riqueza e poder.

Muitos tutores escolhem essa ave ao adquirir um pássaro porque o seu canto característico alegra qualquer casa. Contudo, você saberia explicar por que os canários cantam? Vamos dar a resposta aqui.

O canto dos canários

Em primeiro lugar, é necessário conhecer as principais características que definem o canto dos canários. Essa ave emite gorjeios – sons agudos e prolongados, com rápidas mudanças ascendentes e descendentes – com o bico fechado, inflando a garganta de uma forma muito peculiar.

Por outro lado, os canários abrem o bico para emitir determinados sons com tom “metálico”, que variam em estridência de acordo com cada indivíduo. Essa é a parte mais audível do canto, com a qual todos nós estamos familiarizados.

A sofisticação dos tons desse pequeno animal tem favorecido o surgimento de diversas associações, que organizam concursos de canto com regras muito específicas. De acordo com o tipo de tom, é possível distinguir diferentes variações de canário:

  • Choppers: cantam de maneira estridente, com tons entrecortados e bico bem aberto. Geralmente são selecionados por causa de suas características físicas – tamanho, cor e porte – mais do que pelos seus atributos sonoros.
  • Rollers: produzem vocalizações mais suaves caracterizadas pela presença de gorjeios, pois geralmente não abrem muito o bico para cantar. São canários de canto em sentido estrito, pois as suas vocalizações são muito agradáveis ​​aos ouvidos. Costuma ser a variedade representada em concursos e competições.
  • Warblers: executam várias combinações de sons durante o canto.

Conforme vimos nessas linhas, o mundo do canto dos canários contém muito mais sofisticação do que se poderia pensar à primeira vista. Porém, qual é o significado evolutivo de tais vocalizações estridentes?

Os canários cantam

Qual é o motivo do canto?

Em primeiro lugar, é necessário observar que as fêmeas de canário também emitem vocalizações, mas elas não são consideradas cantoras porque produzem apenas gorjeios entrecortados, nunca de forma sustentada ou com mudanças de estrofe.

Portanto, podemos afirmar que apenas os machos emitem o canto ao qual estamos tão acostumados. Do ponto de vista evolutivo, esse fator é um dimorfismo sexual comportamental, uma vez que apenas um dos dois sexos apresenta a característica descrita.

Assim, podemos intuir que os canários machos cantam para buscar fêmeas e delimitar territórios. Essa postulação é claramente demonstrável, uma vez que muitos canários machos diminuem drasticamente a frequência do canto quando uma fêmea é introduzida em seu viveiro.

Além disso, experimentos descobriram que a administração do hormônio testosterona – essencial para as características masculinas – em fêmeas de canário fez com que elas cantassem da mesma forma que um macho.

Isso pode ser explicado pelo fato de que os núcleos cerebrais do controle do canto crescem até 90% nas fêmeas com a administração do hormônio. Esses dados promovem ainda mais a teoria de que as vocalizações têm uma função reprodutiva, uma vez que a testosterona codifica a capacidade cerebral de canto do canário de acordo com o seu sexo.

95% das fêmeas de canário não emitem quase nenhum tipo de som, e aquelas que emitem baseiam as suas vocalizações em gorjeios entrecortados.

Os canários cantam

Uma questão de hormônios

Portanto, à pergunta de por que os canários cantam, podemos dar uma resposta clara: os hormônios sexuais permitem o desenvolvimento de diversos núcleos cerebrais, que permitem a emissão de vocalizações para atrair as fêmeas.

Contudo, isso não significa que todos os canários machos cantem continuamente. Essas aves param de emitir vocalizações durante a época de mudança das penas, devido ao estresse, por causa de doenças parasitárias e por muitos outros motivos. O canto é uma característica a mais desse lindo animal, mas, certamente, não é a única.

Pode interessar a você...
Gavião-real: o maior gavião da América do Sul
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Gavião-real: o maior gavião da América do Sul

O gavião-real é a maior ave de rapina que vive na floresta amazônica. Devido ao seu tamanho, precisa de vastas áreas. Leia mais sobre ele!



  • Nottebohm, F. (1980). Testosterone triggers growth of brain vocal control nuclei in adult female canaries. Brain research189(2), 429-436.