Logo image
Logo image

Por que os cangurus atacam?

5 minutos
Embora os ataques de canguru a humanos sejam raros, não estamos isentos de sermos atacados por esses animais. Apresentamos as causas pelas quais eles atacam.
Por que os cangurus atacam?
Georgelin Espinoza Medina

Escrito e verificado por a bióloga Georgelin Espinoza Medina

Última atualização: 02 abril, 2023

Os cangurus são animais muito comuns na Austrália. No entanto, eles são bem conhecidos por pessoas de todo o mundo, que os apreciam em zoológicos ou através de vídeos ou programas. Mas o quanto sabemos sobre eles e seu comportamento social? São mamíferos agressivos? Por que os cangurus atacam?

Eles estão incluídos na família Macropodidae, juntamente com wallabies e outras espécies relacionadas. É comum que os maiores animais desse grupo sejam considerados cangurus, mas o termo, como tal, não é taxonômico.

Em geral, são animais que não são agressivos. No entanto, em certas circunstâncias, brigas são observadas entre eles. Eles também podem atacar humanos. Dessa forma, detalhamos a seguir os aspectos marcantes das características e comportamento desses organismos, com ênfase nas causas pelas quais podem atacar.

Características dos cangurus

Some figure

Como já esclarecemos, a principal característica dos organismos conhecidos como cangurus é seu grande tamanho. Eles excedem um metro e meio de altura e 90 quilos de peso. É por isso que são os maiores animais do grupo dos macrópodes e até dos marsupiais.

Em relação à sua aparência, destacam-se suas pernas poderosas e alongadas que lhes dão a capacidade de dar saltos incríveis, além de sua grande cauda. Eles também têm uma pelagem uniforme, com coloração cinza ou marrom.

Apesar de seu grande tamanho e corpo forte e musculoso, são organismos herbívoros, com uma dieta baseada em gramíneas e outras plantas. Para isso, eles têm dentes afiados que permitem cortar facilmente esses tipos de vegetais. Além disso, são exemplares de atividades noturnas e crepusculares, que gostam de viver em pequenos grupos.

Os cangurus são animais marsupiais, o que significa que possuem uma bolsa ou marsúpio na qual seus filhotes se desenvolvem.

Os cangurus são agressivos?

Em geral, esses marsupiais são seres calmos. No entanto, os comportamentos agonísticos ou agressivos que eles exercem em algumas circunstâncias estão bem documentados. Assim, dentre esses comportamentos, temos as brigas entre machos. Essas brigas que podem ocorrer durante a estação reprodutiva, em uma luta para acasalar com as fêmeas ou para manter o domínio.

Da mesma forma, se os cangurus se sentirem ameaçados, eles podem atacar outros animais.

Como os cangurus atacam?

Os machos se enfrentam erguidos, batendo uns nos outros com as patas dianteiras. Eles miram o tronco, os ombros e a cabeça. Também chutam com os membros posteriores, enquanto se sustentam com a cauda. Além disso, eles podem arranhar com suas garras. Em geral, esse comportamento é realizado até que um dos dois protagonistas desista e fuja.

Por que os cangurus são perigosos?

Esses animais são bastante intimidadores, basta olhar para o tamanho deles. Além disso, sua constituição é forte e musculosa, incluindo sua cauda longa, que os ajuda a se equilibrar. Da mesma forma, não podemos deixar de mencionar suas poderosas patas traseiras que têm uma força incrível e lhes permitem dar grandes saltos.

Segundo dados da Animal Diversity Web, a espécie de canguru-vermelho (Macropus rufus) pode atingir velocidades de corrida de 64 quilômetros por hora. Da mesma forma, consegue dar saltos impressionantes de até 3 metros de altura, números que demonstram o poder dessas criaturas.

As características dos cangurus e o fato de serem animais selvagens nos fazem respeitá-los, pois podem ser perigosos em algumas circunstâncias.

Razões pelas quais os cangurus atacam

Dessa forma, vemos que esses animais possuem armas poderosas com as quais podem machucar se quiserem. Assim, existem várias razões pelas quais os cangurus podem atacar. Estas são as seguintes:

  • Atacam outros cangurus pelo domínio e pelas fêmeas.
  • Podem atacar outros animais se se sentirem ameaçados pela predação. Entre essas ameaças, também estão os cachorros.
  • Atacarão o ser humano se se sentirem ameaçados. Se perceberem que os humanos podem se tornar um rival em potencial ou talvez um predador, não hesitarão em atacar e se defender. Especialmente se lhes parecer que não têm outra opção ou rota de fuga.
  • Nos casos em que os cangurus são mantidos como animais de estimação exóticos, os machos podem se comportar de forma agressiva com o tutor, como uma prática para quando tiverem que lutar corpo a corpo com outro indivíduo de sua espécie. À medida que envelhecem, esses ataques de treinamento ficam mais fortes, tornando-os também mais perigosos.

É importante mencionar que os cangurus são animais silvestres que não foram domesticados. Portanto, não devem ser criados como animais de estimação. Embora pareçam fofos quando pequenos, eles crescem e se tornam uma arma poderosa que atacará se sentir que está em perigo.

Ataques de canguru a humanos

Some figure

Embora raramente ocorram ataques de canguru a humanos, não estamos isentos deles. A postura ereta do ser humano pode ser percebida como uma posição de ameaça pelos machos, que atacam quando intimidados.

Na verdade, os incidentes são tão raros que ocorrem em número inferior a 5 por ano em Nova Gales do Sul, um estado australiano. A ABC News noticiou em setembro de 2022, um ataque fatal de canguru a um homem de 77 anos perto de Albany, no estado de Great Southern. Segundo a fonte, a vítima mantinha o exemplar como animal de estimação. Da mesma forma, menciona-se que não há ataques fatais na Austrália desde 1936.

Como você pode ver, existem diferentes razões pelas quais os cangurus atacam. Embora pareçam inofensivos, a verdade é que são animais selvagens dos quais você não deve se aproximar muito, pois eles têm um corpo forte e musculoso que não hesitarão em usar para atacar se se sentirem ameaçados. É melhor não confiar em excesso e curtir essas criaturas incríveis mantendo uma distância prudente para garantir a segurança.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Dewey, T., & Yue, M. (2001). Macropus rufus. Animal Diversity Web. Revisado el 25 de febrero de 2023, disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Macropus_rufus/
  • Fiore, B., Bennet, M., & Couch, A. (2022). Kangaroo attack leaves 77-year-old alpaca breeder dead near Albany in WA’s Great Southern. ABC News. Revisado el 27 de febrero de 2023, disponible en: https://www.abc.net.au/news/2022-09-13/suspected-kangaroo-attack-leaves-man-dead-near-albany-in-wa/101432566
  • Fundación Botánica y Zoológica de Barranquilla. Macrópodos. La familia de los canguros. Planeta Zoo, 2(6), 14-15. Disponible en: http://www.zoobaq.org/planetazoo/pdf/Planeta%20Zoo-06.pdf
  • Office of Environment & Heritage NSW. (2011). Living with kangaroos. Revisado el 26 de febrero de 2023, disponible en: https://www.environment.nsw.gov.au/-/media/OEH/Corporate-Site/Documents/Animals-and-plants/Native-animals/living-with-kangaroos-100968.pdf
  • Russell, E. (1974). The biology of kangaroos (Marsupialia-Macropodidae). Mammal Review,  4(1-2), 1-59. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2907.1974.tb00347.x

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.