Por que meu gato ronrona quando está comigo?
Revisado e aprovado por a psicóloga Sara González Juárez
Os gatos vivem com os humanos há mais de 10.000 anos. Durante esse tempo, eles evoluíram para serem capazes de se comunicar com as pessoas através de suas vocalizações. Dessa forma, eles podem expressar suas necessidades ou emoções. Ainda assim, você provavelmente está se perguntando: “Por que meu gato ronrona quando está comigo?”
Esse gesto nem sempre é um sinal de alerta. Pelo contrário, pode ser natural e positivo para o seu animal de estimação. Se você sempre teve essa dúvida ou está preocupado que seu felino faça isso demais, não deixe de ler este artigo. Contaremos como os gatos ronronam, o significado desse ato estando perto de você e quais são as dicas para detectar o que está acontecendo com eles.
O ronronar dos gatos
O gato doméstico (Felis silvestris catus) possui um extenso sistema de vocalização. Não só utiliza ronronados como possui um repertório vocal maior e mais complexo que seu parente selvagem, Felis silvestris lybica. Assim, ele consegue emitir mais de 12 tipos diferentes de sons, como miados, rosnados e gemidos. Alguns estudos indicam que existem até 17 sinais vocais.
Desde cedo o ronronar é produzido com a boca fechada e caracterizado pelo tom baixo. Diante disso, percebemos mais sua vibração do que seu som. Ocorre devido à contração dos músculos da laringe quando o ar entra e sai. Sua duração varia de menos de um segundo a alguns minutos. Além disso, o gato o combina com outros sons.
Devido à proximidade entre o felino e o receptor, não é necessário que a sua intensidade seja maior. Isso permite que o gato transmita mensagens sem ser detectado por outras pessoas. Além disso, sabe-se que, produzido durante o repouso, a frequência cardíaca do animal aumenta. Da mesma forma, pode funcionar como terapia para as pessoas. Sabia?
Razões pelas quais seu gato ronrona quando está com você
Existem muitas razões pelas quais os gatos emitem esse tipo de som. Eles podem fazer isso com pessoas, com outros gatos ou com filhotes. Por sua vez, eles podem alterar seu ronronar para mostrar emoções diferentes. Portanto, a entonação, juntamente com o seu comportamento, podem determinar o que está acontecendo com o animal de estimação.
Ao ronronar, o gato pode informar que ele não é uma ameaça.
Além disso, enquanto o felino amamenta, é usado como mensagem de que a situação está sob controle. Porém, estando próximo do seu tutor podem existir outras motivações. Nesse sentido, existem vários motivos pelos quais o gato ronrona quando está com você, que veremos a seguir.
1. Felicidade
O principal motivo é que serve como expressão de que o animal está feliz. Assim, o significado do ronronar pode ser um reconhecimento e demonstração de uma situação agradável. Nesse sentido, pode ocorrer quando o gato está em contato com você ou quando você o acaricia. Além disso, está relacionado a um baixo nível de excitação.
Dessa forma, ele mostra que ama você e que gosta de estar ao seu lado.
Apesar disso, é possível que ele não ronrone nessas ocasiões, mas não se preocupe com isso. Como indicamos, os gatos podem utilizar outras vocalizações e comportamentos físicos para mostrar o que sentem.
2. Fome
Outro significado do ronronar é que o gato está com fome. Como indicamos anteriormente, os gatos não miam apenas quando precisam. Dessa forma, com o ronronar, também podem estar pedindo comida. Por isso, é comum ouvir essa vocalização, de forma mais sonora, na hora da alimentação.
3. Separação
Em outras ocasiões, seu gato ronrona quando está com você porque você o deixou sozinho por um tempo. Conforme indicado em um artigo da PLoS ONE, os gatos lidam bem com o fato de serem deixados sozinhos por alguns minutos ou várias horas. Porém, é normal que necessitem de atenção e contato social no momento do encontro.
Nesse sentido, podem expressar diferenças em seu comportamento, como esfregar-se entre as suas pernas ou até mesmo acompanhá-lo ao banheiro, e o aumento do ronronar é uma delas. Eles também tendem a se esticar e interagir mais. Isso indica que você é importante para seu animal de estimação e que faz parte de seu ambiente social.
4. Dor ou estresse
Da mesma forma, o ronronar pode significar que ele sofre de alguma doença. Portanto, é normal que ele faça esse murmúrio caso se sinta mal ou esteja estressado.
O ronronar pode gerar vibrações com frequências entre 25 e 50 Hz que afetam positivamente o seu corpo. É até possível que tenha efeitos curativos, embora ainda estejam em análise. De qualquer forma, os gatos costumam utilizá-lo para se sentirem melhor ou se confortarem diante de alguma doença ou enfermidade.
Porém, nessas ocasiões, o ronronar é provavelmente acompanhado de outros comportamentos, como fraqueza ou sintomas físicos. Neste caso, é importante levar o felino a um centro veterinário para que seja examinado.
Como identificar se algo está errado com seu gato?
Como mencionamos, existem diferentes razões pelas quais seu gato ronrona quando está com você. A primeira coisa que você deve fazer é avaliar a situação para poder reconhecer a causa de sua vocalização. Além disso, você deve levar em consideração os seguintes aspectos do seu ronronar:
- Intensidade
- Frequência
- Presença de outros sons ou comportamentos
Por um lado, se o gato está no seu colo, você lhe dá carinho ou oferece seu petisco preferido e ele começa a ronronar, o significado do ronronar é que ele está feliz. Quando feliz, o ronronar costuma ser agradável. Portanto, nada de ruim está acontecendo com ele, que só está demonstrando apreço pelo seu carinho.
Se for a hora da refeição dele, é muito provável que ele queira chamar sua atenção para que você o alimente. O ronronar solicitante costuma ser mais urgente e menos agradável. Pode até ser acompanhado por um som com frequência semelhante ao choro de um bebê, conforme indicado em artigo publicado na revista Animal Cognition.
Por outro lado, se o ronronar ocorre porque você se foi ou o animal quer algo de você, como carinho, é normal que seja acompanhado de outros tipos de linguagem corporal e verbal. Por exemplo, alongar-se, miar ou esfregar entre as pernas. Além disso, a vibração geralmente tem volume e frequência mais elevados.
Por fim, se você notar que o ronronar vem acompanhado dos seguintes sintomas, é fundamental que você leve o animal ao veterinário:
- Babando
- Fraqueza
- Menos mobilidade
- Mudanças de apetite e humor
O gato pode estar sentindo algum desconforto e usar o ronronar como uma forma de se sentir melhor.
Alguns gatos ronronam mais que outros
Enquanto alguns tutores se perguntam “Por que meu gato ronrona quando está comigo?”, outros se preocupam se isso não acontecer. Caso você ouça poucas vocalizações desse tipo em seu gato, lembre-se de que cada animal é diferente. Na verdade, o número de vocalizações pode variar dependendo de diversos fatores. Entre eles, a idade. Por exemplo, os gatos mais velhos tendem a vocalizar menos que os mais jovens.
Portanto, se o seu gato não ronrona quando está com você, não se preocupe. É normal que ele se comunique de outras formas, como lambendo ou miando. Porém, deve ser um sinal de alerta quando o animal faz isso com insistência ou deixa de fazê-lo repentinamente. Nesses casos, é melhor ir ao veterinário.
Existem muitas razões pelas quais os gatos ronronam
Depois de ler estas linhas, você já conhece os quatro motivos que respondem à sua pergunta: “Por que meu gato ronrona quando está comigo?” Sem dúvida, a razão mais comum pela qual o seu gatinho ronrona quando está perto de você é a felicidade.
Nesse sentido, costuma ser uma forma de expressar que ele se sente confortável com suas carícias, ou com o fato de deitar no seu colo. Além disso, ele pode ficar feliz em ver você depois que você o tiver deixado sozinho.
Embora essas sejam as causas mais comuns, também existem situações em que o ronronar indica que o gato quer algo de você. Por exemplo, comida ou atenção. Por último, mas não menos importante, pode estar relacionado ao desconforto. Nesse caso, se notar que isso ocorre de forma intensa ou acompanhada de outros sintomas, o melhor a fazer é levar o animal ao veterinário.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Eriksson, M., Keeling, L., & Rehn, T. (2017). Cats and owners interact more with each other after a longer duration of separation. PLoS ONE, 12(10). https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0185599
- Fermo, J., Schnaider, M., Silva, A., & Molento, C. (2019). Only When It Feels Good: Specific Cat Vocalizations Other Than Meowing. Animals, 9(11), 878. https://www.mdpi.com/2076-2615/9/11/878
- Tavernier, C., Ahmed, S., Houpt, K. A., & Yeon, S. C. (2020). Feline vocal communication. Journal of Veterinary Science, 21(1), e18. https://vetsci.org/DOIx.php?id=10.4142/jvs.2020.21.e18
- Urrutia, A., Martínez-Byer, S., Szenczi, P., Hudson, R., & Bánszegi, O. (2019). Stable individual differences in vocalisation and motor activity during acute stress in the domestic cat. Behavioural Processes, 165, 58-65. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S037663571830487X
- Vitale Shreve, K. R., & Udell, M. A. (2015). What’s inside your cat’s head? A review of cat (Felis silvestris catus) cognition research past, present and future. Animal Cognition, 18(6),1195-206. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26154131/
- Von Muggenthaler, E. (2001). The felid purr: A healing mechanism? The Journal of the Acoustical Society of America, 110(5), 2666. https://pubs.aip.org/asa/jasa/article/110/5_Supplement/2666/550913/The-felid-purr-A-healing-mechanism
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.